quinta-feira, 18 de abril de 2013

Sequencia didática 1º ano- matemática



Objetivos: Apresentar os números, relacionando-os com brincadeiras do cotidiano das crianças.
Conteúdos:
·         Sucessor e antecessor;
·         Sequencia numérica.


BRINCADEIRAS

ATIVIDADE 1
Leia o fragmento do poema de Sandra Ferreira Barbosa “Brincadeira é alegria”.

BRINCADEIRA É ALEGRIA
BRINCADEIRA É ALEGRIA
É UM DIREITO DA CRIANÇA.
O SORRISO E A FANTASIA
FAZEM PARTE DA INFÂNCIA.

PIQUE- ESCONDE E CARRINHO,
JOGAR BOLA E PETECA,
RODA, RODA, AMARELINHA,
PASSA ANEL, PIÃO BONECA.

(Converse com os alunos sobre as brincadeiras mencionadas no poema.)

QUAL SUA BRINCADEIRA PREFERIDA?
...................................................................................................................................................................

(Faça uma votação sobre as brincadeiras preferidas da turma e registre no quadro as 5 brincadeiras mais votadas e ao lado, coloque uma cor correspondente.)

REGISTRE A QUANTIDADE DE VOTOS QUE CADA BRINCADEIRA RECEBEU, ESCREVENDO O NÚMERO AO LADO DA COR CORRESPONDENTE:












ATIVIDADE 2

(Retome com as crianças as brincadeiras mais votadas pela turma).

CONSTRUA UM GRÁFICO PARA AS BRINCADEIRAS MAIS VOTADAS, PARA ISSO, PINTE COM A COR CORRESPONDENTE, A QUANTIDADE DE QUADRINHOS DE ACORDO COM O NÚMERO DE VOTOS QUE CADA UM RECEBEU:





















ATIVIDADE 3

(Comente com as crianças que existe uma brincadeira chamada amarelinha e essa brincadeira também é mencionada no poema, explique para as crianças como se joga, e mostre como é uma amarelinha).

COLOQUE OS NÚMEROS NA AMARELINHA, DE 1 A 10.



















QUANTAS CASAS HÁ NA AMARELINHA?
...............................................................................................................................
QUAL DESSES NÚMEROS É O MAIOR?
...............................................................................................................................
QUE NÚMEROS SÃO MAIORES QUE 3 E MENORES QUE 7?
...............................................................................................................................
QUE NÚMEROS ESTÃO ENTRE O 5 E O 9?
...............................................................................................................................

ATIVIDADE 4

AMARELINHA SE JOGA COM UMA PEDRINHA. DESENHE ESSA QUANTIDADE:


COMPLETE COM DESENHOS PARA FICAR COM 10 PEDRINHAS:



ATIVIDADE 5
(Desenhe a amarelinha no quadro  novamente)

QUANTOS SALTOS VOCÊ PRECISA DAR PARA IR ATÉ O CÉU E VOLTAR AO COMEÇO DA AMARELINHA? REGISTRE SUA RESPOSTA COMO SOUBER:
...............................................................................................................................

IMAGINE QUE SE A BRINCADEIRA FOSSE REALIZADA POR ORDEM DE TAMANHO, COMEÇANDO PELA CRIANÇA MENOR. QUEM SERIA O 1º COLEGA A JOGAR?
...............................................................................................................................

E SE O JOGO COMEÇASSE PELO ALUNO MAIOR, QUEM SERIA O PRIMEIRO JOGADOR?
...............................................................................................................................

ATIVIDADE 6

COM AS FIGURAS QUE SUA PROFESSORA IRÁ ENTREGAR, ORDENE-AS DA MENOR PARA A MAIOR, E COLE-AS NO CADERNO:




AGORA ORDENE AS FIGURAS DA MAIOR PARA A MENOR E COLE-AS NO CADERNO.





ATIVIDADE 7

(Apresente para os alunos a  parlenda abaixo, em um cartaz, nesse momento ainda não há necessidade das crianças tê-la no caderno)

VOCÊ CONHECE ESSA PARLENDA?

1, 2, FEIJÃO COM ARROZ,
3, 4, FEIJÃO NO PRATO,
5, 6, FALAR INGLÊS,
7, 8, COMER BISCOITO,
9, 10, COMER PASTÉIS.

(Depois que as crianças  aprenderem a parlenda, proponha a seguinte atividade, colando-a no caderno do aluno)

COMPLETE A PARLENDA COM OS NÚMEROS QUE ESTÃO FALTANDO:

1, ___, FEIJÃO COM ARROZ,
___, 4, FEIJÃO NO PRATO,
5,___, FALAR INGLÊS,
___, 8, COMER BISCOITO,
9,____, COMER PASTÉIS.

ATIVIDADE 8

RELACIONE OS NÚMEROS COM A QUANTIDADE DE FIGURAS:


OBSERVE O QUADRO NUMÉRICO E RESPONDA:
QUE NÚMERO VEM ANTES DO 10?

........................................................................................................................................


QUE NÚMERO VEM DEPOIS DO 10?

........................................................................................................................................


AGORA FAÇA UM DESENHO DE SEUS BRINQUEDOS FAVORITOS E REGISTRE A QUANTIDADE:






Um comentário:

  1. gostei muito da sua sequência didatica com certeza vai me ajudar muito.

    ResponderExcluir