quinta-feira, 16 de junho de 2016

DESENVOLVIMENTO DO ALUNO NA ESCRITA

Professor, essa aula tem como objetivo verificar o nível de conhecimento que o aluno tem das letras e de seu som inicial.

Duração aproximada: 2 horas

Sugerimos as seguintes etapas:

Preparando...
Você poderá escolher uma fábula contada na sua região e fazer as adaptações necessárias. Providenciar uma cópia da fábula para cada aluno e cartolinas ou saquinhos de pão. Antes de começar esta atividade, faça com os alunos fantoches e cenários com as figuras da última página. O
trabalho pode ser feito cortando e colando as figuras em cartolina ou em saquinhos de pão.Quando forem colados em cartolina, cole um palito de picolé no verso para que o aluno possa segurar os fantoches.
Providencie 26 caixas de sapato ou saquinhos de plástico transparentes, um para cada letra do alfabeto. Cole nas caixas ou nos saquinhos cada uma das letras (incluindo o K, o W e o Y).  Deixe as caixas ou os saquinhos, em ordem alfabética, em um canto ou mural. Este material deve estar ao
alcance das crianças e é chamado de ALFABETO CONCRETO.

Motivando os alunos...
Entregue uma cópia da fábula pra cada criança. Peça que elas acompanhem a sua leitura. Os alunos devem estar segurando seus fantoches e cenários feitos anteriormente (ver preparando). Explique
que, enquanto Você lê a história, eles devem estar atentos. Quando Você falar o nome da personagem ou do objeto que eles seguram, eles devem levantá-lo e mostrá-lo para todos. Outra sugestão para trabalhar a oralidade é pedir aos alunos que contem a fábula com suas palavras, mostrando os fantoches (leão, ratinho, caçadores) e objetos (cenários: árvore, rede, cordas).

Iniciando...
Após a leitura da fábula, converse com os alunos sobre o alfabeto. Mostre as caixas (ou saquinhos) com as letras. Fale para eles que todas as palavras iniciam por uma letra do alfabeto. Convide-os para colocar as figuras dos personagens e objetos da fábula (leão, ratinho, árvore, caçadores, rede, cordas) dentro da caixa (ou saquinho), de acordo com a letra que começa. Chame um aluno de cada vez; faça a atividade pedindo a colaboração de todos. Cada vez que a turma descobrir a letra, coloque a figura dentro da caixa.

Desenvolvendo...
Distribua outros objetos ou figuras de materiais conhecidos pelos alunos para colocar no alfabeto concreto também. Sugestões: materiais escolares (lápis, borracha, régua etc); brinquedos (bola, avião etc) e outros (moeda, chave etc).

Terminando...
Essa atividade não precisa começar e terminar em uma aula. O trabalho com o alfabeto concreto pode ser feito durante todo o ano. O professor pode sortear duas letras por semana e pedir que os alunos tragam objetos de casa para colocar dentro das caixas (ou saquinhos).

Avaliando...
Observe e anote as letras que os alunos têm mais dificuldade de reconhecer. Assim, pode-se planejar melhor outras aulas para trabalhar as letras não reconhecidas.

Ampliando...
Os objetos trazidos pelos alunos ou colocados dentro das caixas podem servir para fazer listas, escrever histórias e trabalhar formando palavras com o alfabeto individual.

Adaptando...
Em classes mais avançadas, peça para que o aluno ou grupo de alunos escolha uma caixa (ou saquinho) e pegue todos os objetos começados com aquela letra para formar frases ou fazer uma história;
Para trabalhar a oralidade e/ou a escrita, peça para o aluno descrever o objeto ou fazer propaganda dele; Pode-se trabalhar letras iniciais e finais de cada objeto trazido;
Ao ler livros e outras histórias, os alunos podem desenhar personagens ou objetos pertencentes ao texto lido e colocar as ilustrações no alfabeto concreto.




Todos os direitos reservados ao Ministério da Educação - MEC.
Qualquer parte desta obra pode ser reproduzida desde que citada a fonte.
PROGRAMA DE APOIO A LEITURA E ESCRITA PRALER
ATIVIDADES DE APOIO À APRENDIZAGEM 1
A DESCOBERTA
DA LEITURA E DA ESCRITA
BRASÍLIA
2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário