domingo, 19 de junho de 2016

PESOS E MEDIDAS

Objetivo
- Reconhecer a importância das medidas no mundo do comércio e na vida cotidiana.
- Pesquisar e refletir sobre a presença do Sistema Internacional de Medidas no contexto sócio-cultural brasileiro.

Aula 1
Pesos e medidas

Pensar os nossos direitos enquanto consumidores é uma prática social que vem crescendo na sociedade brasileira nos últimos anos.
 Leia o texto abaixo e reflita sobre a necessidade de uma educação para o consumo.

Consumidor prefere comprar pão francês por peso
São Paulo, 30/05/06
No dia 20 de maio, a consulta pública realizada pelo Inmetro com relação ao pão francês chegou ao fim, e o resultado mostra que o consumidor prefere comprar o pão por peso, em vez de por unidades. Segundo o órgão, cerca de mil pessoas deram sua opinião sobre a nova Portaria que prevê a venda do produto por peso, e 70,34% são favoráveis à mudança.
O Inmetro vai elaborar agora o texto da Portaria que irá determinar, como critério único, a comercialização, em todo o país, do pão francês por peso. A partir de então, os estabelecimentos terão um prazo determinado para se adequar ao novo regulamento, uma vez que nem todos têm o número de balanças apropriadas ao fluxo de venda.
Segundo o Diretor de Metrologia Legal do Inmetro, a Portaria deverá ficar pronta aproximadamente 20 dias, para entrar em vigor a partir da data de publicação no Diário Oficial da União.
Para o Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-sp), órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania e delegado do Inmetro para a execução de fiscalização com base nas Portarias, o consumidor agora deverá estar atento às balanças e ao desconto da embalagem.
As principais dicas para o consumidor, após o novo regulamento, são estas:
• A balança deve estar sempre à vista do consumidor.
• A balança deve estar zerada antes da pesagem.
• A embalagem deve ser descontada na pesagem.
• A balança deve estar lacrada e deve apresentar o selo de verificação datado até 2006 ou 2007.

Fonte: http://www.ipem.sp.gov.br

Atividade 1

a) Discuta com colegas, professores e familiares sobre os termos “Portaria” e “Diário Oficial da União”, que aparecem no texto.

b) Você sabe o que é Inmetro? Faça uma pesquisa sobre o tema e descubra as suas funções e a sua importância para a sociedade brasileira.

c) O que é Metrologia Legal do Inmetro? Faça uma pesquisa sobre o assunto e descubra como o trabalho desse setor pode influenciar o seu consumo e o da sua família.

d) Descubra se na sua cidade existe algum órgão que regulamente e fiscalize medidas e pesos, presentes a todo instante nas relações comerciais.

Atividade 2

a) O texto apresenta várias informações em linguagem matemática. Identifique no texto essas passagens.

b) No texto, temos a seguinte afirmação: “Segundo o órgão, cerca de mil pessoas deram sua opinião sobre a nova Portaria que prevê a venda do produto por peso, e 70,34% são favoráveis à mudança”. Tendo como base essa informação, responda: 70,34% foram favoráveis à mudança. Quantos por cento foram desfavoráveis?

c) A informação expressa em porcentagem nos fornece uma idéia sobre o número de pessoas, contudo não expressa o número de pessoas. Quantas pessoas, aproximadamente, foram favoráveis? E quantas foram desfavoráveis?

Atividade 3
O texto usa a expressão “Pesos e Medidas” se referindo especificamente ao problema do pão francês. O que você conhece a respeito? Faça uma pesquisa e busque informações sobre:

a) Pesos e Medidas no Sistema Métrico.

b) Unidades lineares, unidades de superfície, unidades de volume e unidades de massa.



QUALQUER PARTE DESTA OBRA PODE SER REPRODUZIDA DESDE QUE CITADA A FONTE.
Todos os direitos reservados ao Ministério da Educação - MEC.
A exatidão das informações e os conceitos e opiniões emitidos são de exclusiva responsabilidade do autor.
PROGRAMA GESTÃO DA
APRENDIZAGEM ESCOLAR
GESTAR II
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS
ANOS/SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário