domingo, 5 de junho de 2016

Sequência Didática: Extra- Extra- Educação Infantil

Área do conhecimento: Oralidade, Leitura e Escrita

Duração: 7 Etapas

Objetivos: 
- Desenvolver gradativamente a linguagem oral em diferentes situações de interação.  
- Compreender progressivamente a função da escrita em diferentes contextos.
- Fazer uso da escrita de acordo com suas hipóteses.
- Vivenciar situações da leitura de diferentes gêneros textuais.

DESENVOLVIMENTO

1ª Etapa:
Conversar com as crianças sobre o jornal impresso, o que sabem, se os familiares leem em casa. Entregar jornais para que as crianças manuseiem e explorem livremente.

2ª Etapa:
Com um jornal impresso em mãos, explicar que o material esta organizado em cadernos e que cada caderno fala de um assunto diferente, exemplo:  Notícias , Economia, Esporte, Ciência e Tecnologia ,Cultura (Cinema, Música, Teatro, Televisão) , Turismo, Informática,  Automobilismo, Moda, etc.
Propor à turma a realização de um jornal da escola e construir uma lista sobre os cadernos que deverão conter e escolher o nome do jornal.

3ª Etapa:
Construir o caderno de Notícias. Verificar os acontecimentos importantes da escola, realizar entrevistas, podendo ser a professora a escriba, conforme as perguntas das crianças.

4ª Etapa:
Construir o caderno de Esportes. Verificar os esportes de preferencia dos estudantes da escola e realizar pesquisa sobre seus benefícios para a saúde.

5ª Etapa: Construir o caderno de Cultura: Levar as crianças para entrevista com a diretora da escola, interrogando sobre os momentos culturais que ocorrerão no decorrer do ano, festas e outros eventos.  Registrar por meio de desenhos.

6ª Etapa:
 Construir o caderno Turismo. Verificar os pontos turísticos da cidade e quais já foram visitados pela escola. Pesquisar sobre os lugares onde as crianças ainda desconhecem e realizar registros sobre ele.

7ª Etapa:
Reunir os cadernos elaborados pelas crianças e confeccionar o jornal da escola. Deixar o jornal em exposição.



Nenhum comentário:

Postar um comentário