quarta-feira, 13 de julho de 2016

Contos de fadas - Trabalhando com um texto pequeno

Professor, o objetivo dessa atividade é preparar a turma para a leitura de um texto pequeno e desenvolver a escrita.

Duração aproximada: 90 minutos

Sugerimos as seguintes etapas:

Preparando...
Cada grupo de alunos (sete grupos) precisará de:
• uma caixa de lápis de cor
• uma folha de cartolina
• lápis e borracha
• uma folha pautada
Cada aluno precisará de uma folha de atividades, lápis e borracha. Preparar fichas para o Jogo Verdadeiro-Falso. Escreva em pequenos papéis orações verdadeiras e falsas. Tente escrever orações sobre os contos tradicionais que você já tenha lido para os alunos ou que eles já conheçam. Coloque as fichas dentro de um saco ou uma caixa.

Motivando os alunos...
Sente com os alunos em círculo. Passe a caixinha ou saquinho para o aluno ao seu lado. Ele tira uma das fichas e lê em voz alta. Ao final, todos perguntam: Verdadeiro ou falso? Ele responde e explica a sua resposta. Se acertar, todos batem palmas, se errar, paga uma prenda.
Exemplos de orações (História dos três porquinhos)
O lobo soprou a casa dos carneirinhos.
(falso, a casa era dos porquinhos)
O porquinho da casinha de palha fugiu para a casa do seu irmão.
(verdadeiro, pois a casinha dele foi destruída)
A menina ajudou os porquinhos a despistar o lobo.
(falso, pois não havia menina na história)
Dependendo da turma, o grau de complexidade das orações pode ser maior ou menor.

Iniciando...
Divida a turma em sete grupos. Dê para cada grupo uma cartolina branca grande e os materiais sugeridos acima (preparando...).

Escreva o nome das histórias abaixo em pedacinhos de papel e sorteie uma para cada grupo.
1. Alice no País das Maravilhas
2. Branca de Neve e os Sete Anões
3. Cinderela
4. Chapeuzinho Vermelho
5. O Gato de Botas
6. A Bela Adormecida
7. João e Maria
O grupo deve desenhar e escrever a história, da forma que quiser, contando a história e ilustrando-a. Deixe o grupo desenvolver a forma que desejar (em quadrinhos, com desenhos e textos embaixo,
só desenhos e o texto separado, desenhos e explicações...). O importante é que eles façam em grupo e que todos participem. Se ninguém conhecer a história, sente e conte para eles. Se possível, leia todas as histórias para a turma antes dessa atividade.
Cada grupo apresentará, oralmente, o seu cartaz para a turma, contando a história com auxílio do cartaz. Incentive a participação de todos.

Desenvolvendo...
Entregue para cada aluno a folha de atividades.
Diga para fazerem a leitura silenciosa do texto. Comente o texto.
• Por que o título da história é “Uma história atrapalhada”?

• Quantos personagens aparecem na história?

• Peça que eles circulem ou pintem o nome das personagens. Eles já conhecem as personagens?

• O que aconteceu na história?

• Onde as personagens estavam?

Terminando...
Leia as perguntas 1, 2, 3 e 4 para os alunos. Eles devem responder as perguntas individualmente. Depois, cada um lê a sua resposta para a turma. A última pergunta pode ser feita em duplas.

Adaptando...
Reserve um momento da aula para a leitura dos contos de fadas.
Separe vários livros de contos de fadas para a turma.
Pode-se preparar uma sala com várias atividades, deixando que cada aluno escolha uma atividade diferente. Exemplos:
1. cantinho de fantoches para recontar os contos de fadas;
2. mesa com papéis divididos em quadrinhos para que as crianças recontem os contos de fadas em história em quadrinhos;
3. mesa de criação de outras histórias com os personagens dos contos de fadas tradicionais (Escreva o nome de vários contos de fadas e deixe exposto na mesa);
4. mesa de criação de novos contos de fadas, com personagens inventados pelos alunos.







Todos os direitos reservados ao Ministério da Educação - MEC.
Qualquer parte desta obra pode ser reproduzida desde que citada a fonte.
PROGRAMA DE APOIO A LEITURA E ESCRITA PRALER
ATIVIDADES DE APOIO À APRENDIZAGEM 5
A ALEGRIA DE LER E APRENDER
2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário