Encaminhamento metodológico:
* Iniciar a aula contando aos alunos a origem do termo Fração:
* A história pode ser contada usando um barbante para demostrar a divisão de partes iguais;
* Após a história ser contada, explicar aos alunos que em nosso cotidiano usamos a fração em diversas situações como receitas de culinária por exemplo;
* Entregar aos alunos folhas de jornais para juntos criem algumas situações como:
- João foi ao supermercado e comprou 4 pães ( orientar que dobrem o jornal em quatro partes, representando a quantidade de pães) e dos quatro que comprou, comeu apenas dois (orientar que pintem a parte que corresponde a quantidade de pão que João comeu). Então significa que João comeu 2/4 do pão.
- Colocar situações conforme a realidade dos alunos.
* Explicar que o denominador é o que denomina, dá nome e o numerador o que numera, diz a quantidade;
* Explicar também que para algo ser fracionado precisa ser dividido em partes iguais;
* Mostrar em papelão as seguintes figuras:
* Inventar com os alunos o que seriam as figuras ( Pizza, janela, chocolate, etc) pedindo que oralmente digam a que fração correspondem;
* Passar aos alunos as seguintes atividades:
1) A que fração corresponde o número de meninos, considerando o total de sua turma?
2) A que fração corresponde o número de meninas considerando o total de sua turma?
3) Luana foi à feira e comprou 10 laranjas, mas apenas 6 estavam maduras. A que fração corresponde?
4) Pinte
a) 7/8 de uma barra de chocolate:
b) 3/6 de balões:
c) 8/10 de bolinhas:
Nenhum comentário:
Postar um comentário