Conteúdo: Oralidade e Leitura; Produção escrita.
Objetivos: Compreender o sistema de escrita
alfabética, estabelecendo as relações entre fonemas e grafemas.
Desenvolvimento:
1- ANTECIPAÇÃO
DE LEITURA
(Peça que as crianças falem sobre a imagem e que tentem descobrir qual a cantiga popular trabalharão em sala de aula)
(Peça que as crianças falem sobre a imagem e que tentem descobrir qual a cantiga popular trabalharão em sala de aula)
2-
APRESENTAÇÃO
DA CANTIGA
(
Apresente a cantiga escrita em um cartaz)
a) Qual
o animal mencionado na cantiga?
b) Qual
é o Título?
c) Vamos contar quantas palavras tem a 1ª estrofe da cantiga?
c) Vamos contar quantas palavras tem a 1ª estrofe da cantiga?
3- COMPLETE COM AS LETRAS QUE FALTAM:
4- MONTE O QUEBRA CABEÇA E LEIA A PALAVRA QUE IRÁ SE FORMAR:
5- QUANTAS LETRAS TEM A PALAVRA PEIXE?
6- QUAL A SÍLABA INICIAL DA PALAVRA?
7- QUAL A SÍLABA FINAL?
8- ENCONTRE EM REVISTAS OUTRAS PALAVRAS QUE COMECEM COM A MESMA LETRA DE:
PEIXE:.................................................................
ÁGUA:.................................................................
VIVO:..................................................................
FRIA:...................................................................
9- ENCONTRE EM REVISTAS OUTRAS PALAVRAS QUE COMECEM COM A MESMA SÍLABA DE:
PASTORES:........................................................
FORA:.................................................................
COMO:................................................................
FAZEM:...............................................................
10- DESENHE AS FIGURAS DE ACORDO COM AS PALAVRAS:
10- DESENHE AS FIGURAS DE ACORDO COM AS PALAVRAS:
PANELA
|
PEIXE
|
PIRULITO
|
PAPEL
|
PORCO
|
PULGA
|
11- ENCONTRE E CONTORNE A PALAVRA PEIXE :
PELO -
MEXE - BAIXO
-
PENA -
PEIXE - BEIJO
12- REPRESENTE A CANTIGA ATRAVÉS DE
DESENHO:
7
maravilhosas as atividades.
ResponderExcluirquantas palavras tem a 1 estrofe da cantiga?
ResponderExcluir