* Consoante e vogal;
* Separação em sílabas;
* Uso da letra R
Objetivos:
* Escrever o nome com autonomia;
* Compreender que as palavras são compostas por consoantes e vogais;
* Entender como as palavras são separadas em sílabas;
* Compreender o uso da letra R;
* Utilizar sistema gráfico da língua de forma adequada, reconhecendo sua organização alfabética- silábica e as possíveis relações grafônicas.
Atividades
1- LEIA O TEXTO.
2- VOCÊ GOSTA DO SEU NOME?
3- QUEM ESCOLHEU SEU NOME?
4- NO POEMA EXISTE ALGUÉM SE QUEIXANDO DO PRÓPRIO NOME. QUAIS NOMES ELE ACHA BONITO E GOSTARIA DE TER?
_________________
_________________
_________________
_________________
5- AGORA COLOQUE ESSES NOMES EM ORDEM ALFABÉTICA.
_________________
_________________
_________________
_________________
6- SEPARE OS NOMES EM SÍLABAS.
7- ESCREVA O NOME DO COLEGA QUE SENTA AO SEU LADO.
8- SEPARE EM SÍLABAS O NOME DE SEU COLEGA
9- ESCREVA O SEU NOME COMPLETO.
10- SEPARE O SEU NOME EM SÍLABAS.
11- VOCÊ LEU UM TRECHO DO POEMA "NOME ESQUISITO". CADA LINHA DO POEMA CHAMA-SE VERSO, CADA LINHA DO VERSO CHAMA-SE ESTROFE E AS ESTROFES SÃO SEPARADAS POR ESPAÇOS.
A) QUANTAS ESTROFES TEM O TRECHO DESSE POEMA?
B) E QUANTOS VERSOS ELE TEM?
12- SUBSTITUA OS NOMES QUE APARECEM NO POEMA POR NOMES QUE VOCÊ ACHA BONITO:
POR QUE NÃO ME CHAMO_________________,
_________________, ______________ OU _____________?
OS MEU PAIS ME DERAM UM NOME QUE SÓ ELES ACHAM BELO.
13- FAÇA UMA LISTA DE NOMES DE PESSOAS DA SUA FAMÍLIA.
14- NO POEMA A PESSOA DIZ QUE SEU NOME É:
( ) BONITO ( ) ESQUISITO
15- O POEMA CITA OS NOMES LUCAS, BRUNO, PEDRO E MARCELO. ESCREVA OS NOME QUE VOCÊ CONHECE E QUE INICIAM COM AS MESMAS LETRAS DOS NOMES CITADOS:
L:______________________________________________________________________
B:______________________________________________________________________
P:______________________________________________________________________
M:______________________________________________________________________
16- AS LETRAS DO ALFABETO SÃO DIVIDIDAS EM CONSOANTES E VOGAIS.
PINTE NO ALFABETO AS VOGAIS DE VERMELHO E AS CONSOANTES DE AZUIS.
17- O SEU NOME COMEÇA COM:
( )VOGAL ( ) CONSOANTE
18- A ÚLTIMA LETRA DO SEU NOME É:
( ) VOGAL ( ) CONSOANTE
18- LEIA A TIRINHA.
20- O QUE MAGALI PEDIU PARA A SUA MÃE LER?
( ) CONTOS DE FADA ( ) LIVRO DE RECEITA
21- CONTE AOS SEUS COLEGAR PORQUE MAGALI QUIS OUVIR ESSE TIPO DE TEXTO.
22- RELEIA O ÚLTIMO BALÃO E COMPLETE O TEXTO COM UMA RECEITA DE SUA PREFERÊNCIA.
( ) CONSOANTE ( ) VOGAL
24- TROQUE AS CONSOANTES EM DESTAQUE E FORME OUTRAS PALAVRAS.
25-MAGALI PEDIU PARA A SUA MÃE LER O LIVRO DE RECEITAS. LEIA A SEGUIR UMA RECEITA DE SALADA DE FRUTAS.
INGREDIENTES
- 1 MAMÃO
- 1 LARANJA
- 10 AMEIXAS
- 5 BANANAS
- 1 ABACATE
- 2 GOIABAS
- 5 MORANGOS
- UVAS
MODO DE PREPARO
PIQUE TODOS OS INGREDIENTES , MISTURE E LEVE A GELADEIRA.
A) ESCREVA QUAIS DESSAS FRUTAS COMEÇAM COM:
CONSOANTE:_____________________________________
VOGAL:__________________________________________
26- ESCREVA O NOME DAS FRUTAS:
MARACUJÁ MORANGO TANGERINA
PERA ROMÃ
29- CONTORNE NAS PALAVRAS AS CONSOANTES.
LARANJA MAÇÃ ABACAXI AMORA UVA
JABUTICABA
30- PINTE NAS PALAVRAS AS VOGAIS.
LIMÃO MAMÃO ABACATE KIWI PÊSSEGO
AMEIXA
31- LEIA A RECEITA DA BRUXA DOROTÉIA.
32- SUBLINHE NA RECEITA O NOME DOS ANIMAIS.
33- RESPONDA ORALMENTE:
A) NESSAS PALAVRAS A LETRA R TEM O MESMO SOM?
B) EM QUAIS NOMES DE ANIMAIS A LETRA R TEM O SOM FORTE?
C) QUAIS TEM O SOM BRANDO?
34- COPIE AS PALAVRAS EM DOIS GRUPOS:
R NO INÍCIO R ENTRE AS VOGAIS
35- FAÇA UMA LISTA COM AS PALAVRAS QUE VOCÊ CONHECE E QUE TENHAM A LETRA R
Nenhum comentário:
Postar um comentário