Professor, o objetivo dessa atividade é desenvolver a habilidade
de fazer relações de sentido entre as palavras.
Duração aproximada: 90 minutos
Sugerimos as seguintes etapas:
Preparando...
Cada aluno precisará:
• de uma caixa de lápis de cor
• uma folha de atividades
• lápis e borracha.
Professor, providencie uma manga (de camisa) e uma manga
(fruta) para levar para a sala de aula.
Motivando os alunos...
Inicie uma conversa com os alunos, perguntando se eles conhecem
alguma palavra que possui vários significados diferentes. Dê
o exemplo da palavra manga.
Leve para sala uma manga (fruta) e
uma manga de camisa.
Escreva no quadro, com a ajuda dos alunos,
os significados para a palavra manga. Numere os significados,
como é feito no dicionário. Exemplo:
1. Parte da roupa que cobre o braço.
2. Fruto da mangueira.
3. Peça tubular de candeeiro (lampião).
Divida a sala em grupos e faça uma competição. Entregue para
os alunos folhas de papel e peça para que, durante o recreio, eles
façam uma pesquisa, com outros alunos e funcionários da escola,
de outras palavras que possuem vários significados. O grupo que
conseguir trazer mais palavras para a sala, após o recreio, ganha um
recreio extra durante a semana ou escolhe o lugar para sentar na
sala durante um mês ou outro prêmio, que não precisa ser material,
mas que incentive os alunos.
Iniciando...
Separe as carteiras dos alunos, formando duplas. Peça que eles
leiam o texto “A boca”, ou leia com eles. Pode-se fazer uma leitura
jogralizada, cada um lendo um verso. Lembre-se de sempre comentar
livremente o que as crianças entenderam do texto. Chame
atenção para os versos e rimas.
Agora, lance o desafio para os alunos (exercício número 1 da folha
de atividades). Peça para que cada dupla escreva, na sua folha,
os significados para a palavra boca e façam desenhos. Depois, cada
dupla apresenta para os colegas os significados encontrados.
Desenvolvendo...
Deixe que os alunos continuem trabalhando em duplas, pois estarão
interagindo de forma a enriquecer os conhecimentos um do
outro. Escreva no quadro, ou em um cartaz, o diagrama da palavra
escola (exercício 2). Explique o que é um diagrama. Diagrama é
um exemplo de esquema em que podemos organizar as palavras.
Converse com eles sobre a cruzadinha (exemplo de diagrama encontrado
em jornais e em revistas). Explique a atividade, sempre
estimulando os alunos a observar as palavras e a relação de significado entre elas. Uma boa forma de trabalhar o diagrama é pedir
que identifiquem a palavra escola, colorindo-a com a cor vermelha
e, depois, que cada palavra seja colorida de uma cor: biblioteca,
aluno, sala. Assim, os alunos perceberão que algumas letras fazem
parte de duas palavras. Não esqueça de falar que as palavras biblioteca,
aluno e sala fazem parte do ambiente “escola”.
Se possível, elogie sempre o trabalho de todas as duplas.
Terminando...
Agora, deixe que cada dupla faça o diagrama com a palavra boca.
Ao final, todos colocam os seus trabalhos no mural, escrevendo o
nome da dupla em destaque.
Avaliando...
Estimule a competição entre as duplas. No entanto, cuidado! Estabeleça
as regras e explique que o prêmio é o aprendizado. Deixe
que ao final de cada atividade os alunos apresentem seus resultados
para a turma. Passe pelas carteiras e elogie o esforço dos alunos.
Combine com os alunos para não saírem do lugar, pois assim
poderão atrapalhar uns aos outros. Peça que eles levantem a mão
quando precisarem de ajuda. Fique o tempo inteiro andando pela
sala, observando o trabalho. Apoie os alunos sempre que surgirem
dúvidas em relação à grafia das palavras durante a atividade.
Adaptando a atividade…
- Utilize as palavras da pesquisa feita pelos alunos no “Motivando”
para que eles escrevam outros diagramas.
- Peça que os alunos escrevam uma pequena história com as palavras
do diagrama.
- Incentive a turma a fazer adivinhas, utilizando as palavras do
diagrama, para que os colegas descubram qual palavra originou o
diagrama. Exemplo:
Tem muitos livros mas não é biblioteca, tem sala mas não é casa.
Resposta: escola.
Todos os direitos reservados ao Ministério da Educação - MEC.
Qualquer parte desta obra pode ser reproduzida desde que citada a fonte.
PROGRAMA DE APOIO A LEITURA E ESCRITA PRALER
ATIVIDADES DE APOIO À APRENDIZAGEM 4
ESCREVER CADA VEZ MELHOR
2007
Nenhum comentário:
Postar um comentário