Professor, o objetivo dessa atividade é incentivar a produção de poesias,
a partir de palavras significativas e correlacionadas.
Duração aproximada: 120 minutos
Sugerimos as seguintes etapas:
Preparando...
Cada aluno precisará de:
• uma caixa de lápis de cor
• uma folha de atividades
• lápis e borracha
• ¼ de folha de cartolina
• massinha de modelar ou argila.
Professor, providencie som e música clássica, barbante, folhas em
branco e prendedores de roupa.
Motivando os alunos...
Dê para cada aluno ¼ de cartolina e massinha de modelar. Caso a
escola não tenha massinha colorida, use argila. Professor, não deixe que
a falta de material impeça-o de fazer a atividade. Peça ajuda à comunidade,
aos pais ou aos artesãos da cidade e providencie o material. Se
não conseguir, substitua-o por lápis de cor e material para desenho.
Se possível, coloque uma música calma e suave.
Converse com eles antes sobre o amor.
O que é amor?
Quando eles
sentem amor?
Quais os objetos que lembram o amor?
Peça para que
eles, ao ouvirem a música, fiquem concentrados e em silêncio. Com
a massinha, eles devem formar figura, na cartolina ou uma escultura,
quer dizer, modelar a massinha do jeito que eles quiserem, representando
o AMOR.
Não esqueça de escrever o nome dos alunos nas cartolinas. Guarde
os trabalhos em um canto da sala para, ao final da atividade, fazer
uma exposição.
Iniciando...
Leia o poema “Amor” para os alunos. Pergunte a eles o que os autores
pensam sobre o amor. Qual é a forma do amor para os autores? E
o cheiro do amor? E as coisas que representam o amor.
Façam um cartaz coletivo, incluindo as idéias do poema e dos alunos,
completando as frases:
• o amor é...
• o amor tem cheiro de...
• o amor tem gosto de...
• o amor parece com...
Aproveite para estudar a estrutura do poema: os versos, as estrofes,
as rimas. Explique que verso é cada linha do poema; estrofe é cada
conjunto de versos.
Quantos versos o poema tem? Quantas estrofes?
Pinte as rimas.
Desenvolvendo...
Professor, escreva a lista abaixo no quadro de giz. Se quiser, acrescente
outras palavras. Outra opção é pedir a opinião dos alunos para
acrescentar mais palavras ao quadro. Elas servirão de base para o trabalho
a seguir.
Palavras: felicidade-amizade-alegria-sonho-tristeza-natureza-abraçosaúde-beleza-carinho-liberdade-parque-brinquedo-bola-boneca.
Separe a turma em grupos de quatro e distribua as palavras. O trabalho
do grupo é escrever 10 palavras que se relacionam com a palavra
do grupo. Exemplo da folha:
Depois, as listas de todos os grupos devem ser colocadas em lugar
visível (no mural ou no quadro)
Terminando...
Agora, os alunos farão a sua poesia para o varal de poesia. Cada um
escolhe uma palavra e consulta a lista de palavras feita pelos grupos
anteriormente. Com idéias e criatividade, eles preenchem o quadro
ao lado, com a palavra escolhida e conforme o sentimento que ela
tem para eles.
Apóie os alunos sempre que surgirem dúvidas em relação à grafia
das palavras durante a realização da atividade.
Ao final do trabalho, você corrige cada poesia e os alunos passam
para a folha, fazendo a ilustração. Professor, faça uma poesia também.
Pendure o barbante de um lado a outro na sala, como um varal. Peça
para cada aluno pendurar a sua poesia no “Varal de Poesia” da sala.
Convide outras turmas, o diretor, a coordenadora para visitar
o varal.
Avaliando...
Oriente os alunos na produção final do texto. Ajude-os a separar
os versos, pois, nesta fase, a separação ainda é difícil. Incentive-os a
colocar o título de acordo com a sua poesia e a caprichar no trabalho
final, fazendo uma letra bonita e sem rasuras.
Adaptando a atividade...
Se você ainda não tiver trabalhado com poesia antes, faça primeiro
um varal com poesias de autores famosos: Cecília Meireles, Carlos
Drummond de Andrade, José Paulo Paes, Ana Maria Machado, Sérgio
Caparelli. Tire cópia dos poemas e pendure-os no varal. Leia um
por dia para os alunos. Faça perguntas sobre os versos, as estrofes e
o sentido do poema. Incentive-os a entender o poema. O que o autor
quis dizer ou transmitir ao escrever o poema? Ele contou uma
história? Ele descreveu um objeto? Falou dos seus sentimentos? Observe
a disposição dos versos.
- Peça aos alunos para copiarem poesias e trazerem para o varal.
- Recorte poesias de jornais e revistas e pendure no varal.
- Escreva as poesias com toda a turma, com três ou quatro palavras
da lista.
Todos os direitos reservados ao Ministério da Educação - MEC.
Qualquer parte desta obra pode ser reproduzida desde que citada a fonte.
PROGRAMA DE APOIO A LEITURA E ESCRITA PRALER
ATIVIDADES DE APOIO À APRENDIZAGEM 4
ESCREVER CADA VEZ MELHOR
2007
Nenhum comentário:
Postar um comentário