segunda-feira, 6 de julho de 2020

Singular e plural

 Professor, o objetivo dessa aula é fazer com que os alunos reconheçam a concordância entre as palavras, façam o uso do singular e do plural corretamente, e relacionem os nomes e as características dos animais.

Duração aproximada: 90 minutos 
Sugerimos as seguintes etapas: 

Preparando... Cada aluno precisará: de uma caixa de lápis de cor, quatro folhas de atividades, lápis e borracha. Motivando os alunos... Faça uma lista de animais com sugestões dadas pelas crianças. Peça que falem nomes de animais pequenos, grandes, selvagens, domésticos, rápidos, preguiçosos, feios, bonitos... Escreva a lista no quadro ou em um cartaz. Depois, cada criança escolhe um dos animais.
 Em uma folha de papel ofício, o aluno desenha e escreve o nome e as características deste animal. Os trabalhos devem ficar expostos em um local que todos possam ver. Cada aluno deve fazer a mímica de um dos animais (feito por ele ou por outro colega). Os outros alunos vão tentar adivinhar de que animal se trata. Quem adivinhar primeiro é o próximo a fazer a mímica. Iniciando... Leia o texto com os alunos. Uma boa estratégia é que cada um leia uma linha. Depois, os alunos pintam as palavras (questões 1 e 2). Converse com os alunos sobre as características (rápido, lento, pequeno, grande etc.). Você pode também fazer uma brincadeira, falando uma das características. O primeiro aluno que falar o animal do texto que tem esta característica, ganha um ponto. O importante é que eles façam a relação do animal com a sua respectiva característica citada no texto. Outro aspecto importante é ter certeza de que os alunos sabem o que é um basset e um poodle. Pode ser que eles não saibam que são nomes de raças de cachorro. No livro, a figura demonstra quais são os animais. Procure figuras desses animais em revistas ou consiga o livro para mostrar aos alunos.Pode ser que um aluno seu tenha uma foto desses animais. 

Desenvolvendo... Leia e dê exemplos do que é singular e plural. Um bom exercício é pedir que um aluno faça uma frase. Você então a anota no quadro. Com a ajuda de todos, Você passa a frase para o plural. Na questão 3, leia todas as palavras do quadro. Os alunos devem perceber que elas estão no plural. De acordo com o texto, eles completarão as linhas, escrevendo os nomes dos animais no plural de acordo com as características. Ex. Sou rápido como os gafanhotos. 

Terminando... Deixe que os alunos leiam e façam sozinhos as questões 4 e 5. Depois, corrija oralmente, pedindo que leiam suas respostas em voz alta. Na questão 5, questione-os sobre quais palavras que mudaram no plural. Será que eles perceberam que existe concordância? Isto é, que se mudamos a palavra sou para somos, também mudamos a palavra rápido para rápidos.

Avaliando... Observe se seus alunos estão flexionando as palavras em número, tanto oralmente como na escrita. Há uma tendência oral de se passar para o plural somente uma palavra, deixando as outras no singular. Exemplo: Peguei os gafanhoto. 

Adaptando... Aproveite o texto para: - Escrever os nomes dos animais e pedir que eles façam frases no singular e no plural; - Escrever as características e pedir que eles escrevam frases no singular e no plural. - Escreva em várias fichas as frases dos alunos no singular. Com os alunos em círculo, brinque de batata-quente. Quem ficar com a batata, pega uma ficha e passa a frase, oralmente, para o plural. - Procure outros textos e peça que os alunos identifiquem palavras no singular e no plural.




Todos os direitos reservados ao Ministério da Educação - MEC.
Qualquer parte desta obra pode ser reproduzida desde que citada a fonte.
PROGRAMA DE APOIO A LEITURA E ESCRITA PRALER
ATIVIDADES DE APOIO À APRENDIZAGEM 3
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO
2007


Nenhum comentário:

Postar um comentário