Objetivos: * Desenvolver gradativamente a linguagem oral em diferentes situações de interação;
* Conhecer a diversidade dos ambientes.
1ª Etapa
Conversar com as crianças sobre os ambientes onde vivem os animais e insetos. Em roda de conversa, verificar o que sabem sobre o assunto.
Comentar que os ambientes podem ser diferentes de uma animal para outro.
Ler o livro "Casinha de Bichos".
Após a leitura do livro, estimular a turma para que respondam sobre onde mora cada bichinho mencionado.
Comentar sobre a casinha do passarinho (ninho).
Realizar a dobradura do passarinho e colocar dentro do ninho:
1- Utilizar uma folha de papel no formato quadrado.
2- Dobrar ao meio.
3- Dobrar novamente deixando um pequeno espaço triangular
representando o bico do pássaro.
4- Pintar o
passarinho como quiser e colocá-lo no ninho.
2ª Etapa
O livro "Casinha de bichos narra sobre a aranha que mora na teia.
Questionar sobre:
* Vocês já viram como é a teia da aranha?
* Comentar que a aranha constrói a teia com a fiandeira, uma parte de seu corpo que fica no abdômem, onde há um monte de tubinhos dos quais sai uma substância líquida. Ao entrar em contato com o ar, essa substância endurece e se transforma em fio de seda.
Realizar a seguinte atividade:
* Entregar um pratinho de papelão ou um circulo com os furos já prontos, para que com o barbante as crianças transpassem representando a teia da aranha. Antes solicitar que a criança desenhe a aranha ou carimbe com as mãos e tinta guache.
3ª Etapa
Retomar o livro "Casinha de bichos", pedindo que digam quais casinhas já fizeram em sala.
Questionar se lembram qual é a casa do macaco.
Propor um desenho de interferência:
* Colar a figura de um macaco em determinada parte de uma folha e as crianças devem completar o desenho com o lugar onde o macaco mora.
4ª Etapa
Lembrar com as crianças como
é a casa do sapo de acordo com o livro “Casinhas de bichos”.
Sugerir que completem a
figura do sapo de forma simétrica desenhando a casa onde o animalzinho mora.
5ª Etapa
Para encerrar a sequência, converse sobre sobre a casa de cada um, e que toda criança tem direito a um lar.
Proponha a dobradura de casinha.
1- Com um papel retangular dobre a folha ao meio para demarcar, em seguida abra o papel e dobre somente a parte superior da folha, de forma que se pareça com um telhado.
2- Permitir que cada criança decore a sua casinha como quiser.
Proponha a dobradura de casinha.
1- Com um papel retangular dobre a folha ao meio para demarcar, em seguida abra o papel e dobre somente a parte superior da folha, de forma que se pareça com um telhado.
Muito criativo, ótimo para desenvolver faculdades intelectivas.
ResponderExcluir