segunda-feira, 16 de setembro de 2024

De onde vem o avião? Conteúdos: Números naturais. Números e operações. Grandezas e medidas.

 

Conteúdos:  Números naturais. Números e operações. Grandezas e medidas.

 

Objetivos:

Construir o significado dos números naturais em situações de contagem quantificação, medição, ordenação e codificação em diferentes contextos percebendo o princípio aditivo do Sistema de Numeração Decimal (SND).

• Resolver e elaborar problemas que envolvam situações aditivas.

 

Encaminhamento metodológico:

Apresentar o vídeo “” do canal do YouTube “De onde vem?”, onde Kika quer saber de onde vem o avião. Kika descobre para que servem os aviões, como funcionam as turbinas dos aviões e também quem foi Santos Dumont.




https://www.youtube.com/watch?v=qhZAx7q_45Q


Relembrar com os estudantes as informações do vídeo. Para o ciclo II pedir que apresentem as respostas formando os números.

Entregar uma tira de papel com números para que os estudantes recortem.

0

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

0

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10



Em que ano Santos Dumond criou o avião? Em 1906

A que distância voou o 14Bis pela primeira vez?  A 100 metros.

A que altura ele voou? A 2 metros do chão.

Quando foi a primeira vez que um avião deu a volta ao mundo? 1924.

Em que ano foi inventada  a turbina do avião? 1937.

Em quantas horas um avião a jato pode voar de São Paulo a Salvador? 2hs.

Em torno de quantas peças tem um avião jumbo? 132.000 peças.

Quanto pesa um avião jumbo? 300.000 quilos.

O peso do jumbo equivale a quantos elefantes? 50.

O peso do avião jumbo equivale a quantas vacas? 400.

 

Ciclo I

1º ano

 

Complete o avião seguindo a ordem dos números.

1º e 2º ano

 

 

Veja a palavra :

 

A V I Ã O

1ª LETRA

ÚLTIMA LETRA

NÚMERO DE VOGAIS

NÚMERO DE CONSOANTES

NÚMERO DE SÍLABAS

TOTAL DE LETRAS

 

 

 

 

 

 

 

 

Ciclo II

 

O Boeing 777 acomoda 365 passageiros, enquanto o Boeing 717 acomoda 99 passageiros. Quantos passageiros o Boeing 777 acomoda a mais do que o Boeing 717?

 

 

Mude os aviões de caixa, de modo que cada caixa continue com 3 aviões e a soma em cada caixa seja 15. (Entregar recortado).



Analise os números dos aviões e descubra o valor de cada linha.


Recursos:

·         Figuras do jogo impressas.

 

Critérios de ensino e aprendizagem:

 

·         Identifica a ordem alfabética das palavras.

·          Reconhece a função social dos números em situações cotidianas: contagem, ordem, medição, quantificação, código de localização, código de identificação.










Nenhum comentário:

Postar um comentário