Conteúdos: Números naturais. Números e operações. Grandezas e medidas.
Objetivos:
Construir o significado dos números naturais em
situações de contagem quantificação, medição, ordenação e codificação em
diferentes contextos percebendo o princípio aditivo do Sistema de Numeração
Decimal (SND).
• Resolver e elaborar problemas que envolvam
situações aditivas.
Encaminhamento
metodológico:
Apresentar o vídeo “” do canal do YouTube “De onde vem?”, onde Kika quer saber de onde vem o avião.
Kika descobre para que servem os aviões, como funcionam as turbinas dos aviões
e também quem foi Santos Dumont.
https://www.youtube.com/watch?v=qhZAx7q_45Q
Relembrar com os
estudantes as informações do vídeo. Para o ciclo II pedir que apresentem as
respostas formando os números.
Entregar uma tira de papel
com números para que os estudantes recortem.
0 |
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
6 |
7 |
8 |
9 |
10 |
0 |
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
6 |
7 |
8 |
9 |
10 |
Em que ano Santos Dumond
criou o avião? Em 1906
A que distância voou o
14Bis pela primeira vez? A 100 metros.
A que altura ele voou? A 2 metros do chão.
Quando foi a primeira vez que um avião deu a volta
ao mundo? 1924.
Em que ano foi inventada a turbina do avião? 1937.
Em quantas horas um avião a jato pode voar de São
Paulo a Salvador? 2hs.
Em torno de quantas peças tem um avião jumbo? 132.000 peças.
Quanto pesa um avião jumbo? 300.000 quilos.
O peso do jumbo equivale a quantos elefantes? 50.
O peso do avião jumbo equivale a quantas vacas? 400.
Ciclo I
1º ano
Complete
o avião seguindo a ordem dos números.
1º e 2º ano
Veja a palavra :
A V I Ã O |
|||||
1ª LETRA |
ÚLTIMA LETRA |
NÚMERO DE VOGAIS |
NÚMERO DE
CONSOANTES |
NÚMERO DE SÍLABAS |
TOTAL DE LETRAS |
|
|
|
|
|
|
Ciclo II
O Boeing 777 acomoda 365 passageiros, enquanto o Boeing 717 acomoda 99 passageiros.
Quantos passageiros o Boeing 777 acomoda a mais do que o Boeing 717?
Mude os aviões de caixa,
de modo que cada caixa continue com 3 aviões e a soma em cada caixa seja 15.
(Entregar recortado).
Analise os números dos aviões
e descubra o valor de cada linha.
Recursos:
·
Figuras
do jogo impressas.
Critérios de ensino e
aprendizagem:
·
Identifica a ordem alfabética das palavras.
·
Reconhece a
função social dos números em situações cotidianas: contagem, ordem, medição,
quantificação, código de localização, código de identificação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário