sexta-feira, 3 de junho de 2011

JOGOS DE IMAGINAÇÃO

PROPOSTA
( Brincar de feitiçaria)
- Este aqui é meu caldeirão e eu vou virar vocês ao contrário, mas quando eu tocar no guizo a feitiçaria termina.


"Mudo tudo, viro tudo
Mudo e torno a mudar
Gente pequena eu faço grande
Pela sala a andar".

- Vocês são grandes, muito grandes, de repente eu faço a porta ficar pequena.
Vocês grandes, grandes, precisam sair pela porta pequena.


- Vocês são crianças não são?

"Mudo tudo, viro tudo
Mudo e torno a mudar
De vocês eu faço móveis
Prontinhos para usar".

O orientador anda pela sala, abrindo gavetas e sentando em sofás imaginários.

Vocês são crianças não são?

"Mudo tudo, viro tudo
Mudo e torno a mudar
De vocês eu faço bruxos
Numa vassoura a voar".

Agora são bruxos muito gordos, pesados, muito pesados.

- Vocês nadam na água do mar, que água gostosa!

"Mudo tudo, viro tudo
Mudo e torno a mudar
E faço bem fria ficar
A água onde estão a nadar".

- Vocês brincam na floresta. É dia, o sol brilha!

"Mudo tudo, viro tudo
Mudo e torno a mudar
Na floresta ponho a noite
E vocês não podem brincar".

(LOPES, Aladyr Santos. Jogos dramáticos, editora: Fundo de cultura. Rio de Janeiro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário