segunda-feira, 6 de junho de 2016

Sequência Didática: Peixe Vivo


      Conteúdo: Oralidade e Leitura;  Produção escrita.
  Objetivos: Compreender o sistema de escrita alfabética, estabelecendo as relações             entre fonemas        e grafemas.

  Desenvolvimento:


     1- ANTECIPAÇÃO DE LEITURA
   (Peça que as crianças falem sobre a imagem e que tentem descobrir qual a cantiga popular  trabalharão em sala de aula)


   2-    APRESENTAÇÃO DA CANTIGA
( Apresente a cantiga escrita em um cartaz)
a)     Qual o animal mencionado na cantiga?
b)   Qual é o Título?
c)  Vamos contar quantas palavras tem a 1ª estrofe da cantiga?

  3-  COMPLETE COM AS LETRAS QUE FALTAM:

 4- MONTE O QUEBRA CABEÇA  E LEIA A PALAVRA QUE IRÁ SE FORMAR:

5-  QUANTAS LETRAS TEM A PALAVRA PEIXE?

6- QUAL A SÍLABA INICIAL DA PALAVRA?

 7- QUAL A SÍLABA FINAL?

8- ENCONTRE EM REVISTAS OUTRAS PALAVRAS QUE COMECEM COM A                 MESMA LETRA DE:
PEIXE:.................................................................
ÁGUA:.................................................................
VIVO:..................................................................
FRIA:...................................................................
       
9- ENCONTRE EM REVISTAS OUTRAS PALAVRAS QUE COMECEM COM A MESMA SÍLABA DE:
PASTORES:........................................................
FORA:.................................................................
COMO:................................................................
FAZEM:...............................................................

10- DESENHE AS FIGURAS DE ACORDO COM AS PALAVRAS:
PANELA
PEIXE
PIRULITO







PAPEL
PORCO
PULGA








11-   ENCONTRE   E CONTORNE  A PALAVRA PEIXE :

PELO -  MEXE   -  BAIXO  -
PENA -   PEIXE  -   BEIJO

12- REPRESENTE A CANTIGA ATRAVÉS DE DESENHO:
 


7

Nenhum comentário:

Postar um comentário