Aluno visual
Alunos visuais aprendem através
da visão. Aprendem através de leitura de texto, imagens, gráficos, diagramas,
etc. Para um aluno visual você deve fornecer material de leitura, usar a
linguagem corporal ao ensinar, e instruí-lo sobre como tomar notas. Use
instruções escritas, ao invés de orais, e mantenha os ruídos de fundo
reduzidos. Lembre-se que eles memorizam usando pistas visuais, portanto podem
preferir escrever algo mesmo em tarefas orais. Alunos visuais tendem a recordar
melhor as informações se eles as leem silenciosamente para si mesmos antes de
lerem em voz alta ou discutirem. Pode ser benéfico fornecer ao aluno visual um
resumo geral do material que será abrangido numa discussão ou leitura. Usar
mapas conceituais também ajuda a criar conexões sobre o material.
Aluno auditivo
Essas são crianças que irão se
beneficiar lendo um texto em voz alta, ouvindo uma história gravada em áudio,
ou participando de uma discussão. Para o seu aluno auditivo você deve
considerar usar histórias online com áudio gravado, audiobooks, ou fazer um
revezamento nas leituras em voz alta. Alunos auditivos funcionam bem com música
instrumental tocando ao fundo enquanto estudam. Pode ser proveitoso para o seu
aluno auditivo usar o dedo ou algo para apontar durante a leitura, a fim de
evitar pular linhas. O aluno auditivo também se beneficia repetindo as
instruções recebidas, realizando avaliações orais, e usando associação de
palavras para relembrar um conteúdo.
Aluno sinestésico
Alunos sinestésicos aprendem
melhor através de uma abordagem “mão na massa”. Eles aprendem movendo, tocando
e fazendo. Se seu aluno é sinestésico, você deve considerar aulas de campo,
experimentos de laboratório, e usar técnicas de memorização que envolvam
gestos. Alunos sinestésicos precisam trabalhar em curtos períodos de tempo e
fazer pausas frequentes enquanto estiverem estudando. Eles tendem a precisar de
espaço para ler ou escrever, como deitar no chão ou na cama, ao invés de se
sentar em uma mesa. Alunos sinestésicos tendem a preferir livros que tragam
orientações de ações/tarefas. Para encorajar seu aluno sinestésico, permita o
uso de modelos, projetos, ou demonstrações, ao invés do tradicional relatório
escrito.
ESTRATÉGIAS NA SALA DE AULA PARA CRIANÇAS COM PROBLEMAS DE ATENÇÃO:
- Sentar a criança numa área silenciosa.
- Sentar a criança perto de alguém que seja um bom modelo
a seguir.
- Sentar a criança próxima de alguém que seja um bom
modelo de aprendizagem.
- Orientar a atenção da criança para a tarefa que será
iniciada. É importante ajuda-la a descobrir e selecionar a informação mais
importante, organizá-la e sistematiza-la.
- É necessário dar a ela regras consistentes sobre o
que deve fazer, as instruções devem ser parceladas. Em alguns casos é
conveniente enumerar as instruções para que seja mais fácil para elas
segui-las.
- As rotinas de trabalho devem ser claras. Devem ser
evitadas na medida do possível, variações imprevistas.
- Não é conveniente fazer atividades com limites de
tempo. Isto pode favorecer condutas impulsivas.
- Permitir um tempo extra para completar seus
trabalhos.
- Encurtar períodos de trabalho de modo a coincidirem
com seus períodos de atenção.
- Dividir os trabalhos que lhes sejam dados em partes
menores de modo que elas possam completá-los .
- Dar assistência à criança para que ela se coloque
metas a curto prazo.
- Entregar os trabalhos, um de cada vez.
- Exigir delas menos respostas corretas que do
restante da turma.
- Reduzir a quantidade de deveres de casa.
- Dar instruções tanto orais como escritas.
- Dar instruções claras e concisas.
- Tentar envolver as crianças na apresentação dos
tema.
- Estabelecer sinais secretos entre a criança e o
professor para poder fazê-lo notar quando está começando a se distrair.
ESTRATÉGIAS NA SALA DE AULA PARA CRIANÇAS
IMPULSIVAS:
- Tentar ignorar comportamentos inapropriados menores.
- Incrementar a imediata correlação entre prêmios e
consequências.
- Quando se comporta inadequadamente na sala de
aula, recomenda-se que se dê um tempo para meditar sobre o que fez.
- Aconselha-se a supervisão nos recreios e horários
livres.
- Tentar evitar criticas e sermões. É preferível
chamar-lhe a atenção de uma forma prudente e calma quando ela não tiver se comportado
corretamente.
- Reforçar seu comportamento positivo com
cumprimentos, reconhecimento, etc.
- Sentá-la próximo da professora ou de algum colega
que possa ser visto como líder positivo.
- Firmar um “contrato de comportamento positivo” com
ela, incluindo aquelas condutas que estão ao seu alcance.
- Motivá-la quando consegue reprimir um impulso, por
exemplo, na sala de aula, quando consegue levantar a mão para responder
impulsivamente.
ESTRATÉGIAS NA SALA DE AULA PARA CRIANÇAS
COM GRANDE ATIVIDADE MOTORA:
- Oferecer a elas a oportunidade de movimento, por
exemplo, entregar um recado para a professora. Isto permite a ela sair da
classe, gastar energias e voltar mais calma.
- Incrementar a imediata relação entre prêmios e
consequências.
- Permitir descansos curtos entre os diferentes
trabalhos de classe.
- Aconselha-se supervisão nos recreios e horários
livres.
- Acostumá-la a revisar e checar seus trabalhos e
provas para poder corrigir os erros cometidos por realizar o trabalho de uma
forma apressada e descuidada.
Você pode mostrar as Referências do estudo? é para uma citação
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