Essa aula tem como objetivo principal saber o que os alunos pensam da escrita.
Duração aproximada: 90 minutos
Sugerimos as seguintes etapas:
Preparando...
Coloque, em cima da carteira de cada aluno: uma folha de atividades do aluno (exemplo ao lado), uma tesoura e uma cola e uma folha de atividades para recortar (exemplo na página seguinte).
Motivando os alunos...
Saia com a turma pela escola, apresentando os diferentes lugares (diretoria, biblioteca, cantina, salas de aula, pátio etc.) e os funcionários (professores, diretor, funcionários da cantina e da limpeza, etc.)
Obs: Para os alunos que já sabem ler e escrever, peça para que eles anotem todos os lugares visitados, pessoas e objetos.
Iniciando ...
Organize os alunos em círculo, no chão. Comece a aula com uma conversa descontraída, falando sobre as expectativas dos alunos ao vir para a escola. Fale também sobre o passeio pela escola. Estimule a conversa com as seguintes perguntas:
-O que vocês já ouviram falar sobre a escola?
-O que a escola tem?
- Qual é a diferença entre a escola e a sua casa?
- Quem trabalha na escola?
- O que as pessoas que trabalham na escola fazem?
Desenvolvendo...
Fale para os alunos que, ao chegar na carteira, eles encontrarão uma folha colorida, tesoura, cola e uma folha de atividade para recortar nas linhas pontilhadas com desenhos, letras, palavras, símbolos e números. Explique a atividade: cada aluno deve recortar as fichas com os desenhos, letras etc e colar nas cartelas na cor que o professor disser, separando os grupos. Exemplo: desenhos na cartela amarela, números na verde, letras na azul, palavras na cartela rosa, símbolos na vermelha.
Terminando...
Elogie o trabalho e o esforço dos alunos. Faça um bilhetinho endereçando elogios. Exemplos: Fiquei feliz com o seu esforço, ou parabéns pelo trabalho de hoje! Entregue para cada aluno no final da aula.
Avaliando...
Durante a aula, observe o comportamento dos alunos e faça anotações na folha de acompanhamento sobre os comentários e as perguntas que surgirão. Não esqueça de escrever a data.
Posteriormente, chame-os individualmente e peça para que expliquem a divisão feita nas cartelas. Pergunte a eles qual é a cartela com números, com palavras, com letras etc. Complete suas anotações.
Caso seus alunos necessitem desenvolver essa habilidade preliminar de distinguir letras, figuras, números, crie outras atividades para trabalhar
esses elementos.
Adaptando...
Professor, recorte várias letras, desenhos, palavras, rótulos ou símbolos e distribua-os para que cada aluno separe e dê explicações de como ele separou os grupos.
Outra sugestão seria pedir que o aluno desenhe ou escreva em cada cartela, de acordo com o seu comando. Exemplo: na cartela amarela, faça desenhos dos materiais que usamos na escola. Na cartela azul, escreva as letras que você conhece etc.
Você também pode produzir o material (figuras, letras, números e símbolos) com adesivo (lixa, feltro, velcro). Coloque sobre a mesa central e peça aos alunos, um de cada vez, que tragam um elemento para formar conjuntos no quadro.
Todos os direitos reservados ao Ministério da Educação - MEC.
Qualquer parte desta obra pode ser reproduzida desde que citada a fonte.
PROGRAMA DE APOIO A LEITURA E ESCRITA PRALER
ATIVIDADES DE APOIO À APRENDIZAGEM 1
A DESCOBERTA
DA LEITURA E DA ESCRITA
BRASÍLIA
2007
Muito bom!
ResponderExcluirMUITO BOM,VOU FAZER.
ResponderExcluir