quarta-feira, 15 de junho de 2016

IDENTIFICAR E DESCREVER FIGURAS

Professor, essa aula tem como objetivo principal fazer com que o aluno reflita sobre o processo de leitura e escrita.Ao final, Você terá informações sobre o pensamento do aluno a respeito de como funciona esse processo.

Duração aproximada: 90 minutos

Sugerimos as seguintes etapas:

Preparando...
Separe, para cada aluno: uma cópia do texto Uni Duni Tê. (parte 1), uma cola, uma caixa de lápis de cor ou lápis de cera, um envelope para cada aluno. Recorte as palavras do texto Uni Duni Tê com as linhas pontilhadas e coloque-as dentro do envelope e uma folha da parte 2.

Recorte as figuras seguintes e cole-as em uma cartolina.

Motivando os alunos...

Sente com os alunos em círculo e pergunte a eles se conhecem a brincadeira Uni Duni Tê. Em caso afirmativo, peça para que um deles explique a brincadeira para todos. Caso contrário, Você explica.
Ao falar cada sílaba do texto Uni Duni Tê, aponte para um aluno na roda, passando de um para o outro em sentido horário. Quando se falar a palavra você, quer dizer que este aluno foi escolhido para fazer o que o professor pedir. Com as cartelas na mão, cada vez que um aluno for escolhido, o professor mostra a figura e pede que ele fale o que é e descreva a figura. Depois, com que letra começa.
Exemplo:
Mostre a cartela com o desenho do lápis.
O que é isto?
De que material é feito?
Serve para quê?
Você sabe com que letra começa a palavra lápis?
Se eles não souberem, fale a resposta.
Para incentivar os alunos, inclua outras atividades como tarefa.
Exemplos: imite uma galinha, conte até 10, cante atirei o pau no gato...
É hora de registrar suas experiências e reflexões.
Conte como você planejou ou recriou a atividade, como foi o seu desenvolvimento em sala de aula e quais as aprendizagens que Você e seus alunos construíram a partir desta vivência.

Todos os direitos reservados ao Ministério da Educação - MEC.
Qualquer parte desta obra pode ser reproduzida desde que citada a fonte.
PROGRAMA DE APOIO A LEITURA E ESCRITA PRALER
ATIVIDADES DE APOIO À APRENDIZAGEM 1
A DESCOBERTA
DA LEITURA E DA ESCRITA
BRASÍLIA
2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário