quarta-feira, 15 de junho de 2016

SONDAGEM TEMÁTICA DO NÍVEL DO ALFABETIZANDO

Professor, a sondagem proposta nessa aula tem como objetivo fornecer dados para que Você perceba a hipótese que o aluno está fazendo  sobre a escrita. Assim, Você fica sabendo em que nível a criança está.
A sondagem permite que o professor forme grupos diversificados em sala de aula e escolha atividades para ajudar a criança a reformular o seu pensamento.
A sondagem pode e deve ser feita em vários momentos, para que Você tenha material para comparar e observar o desenvolvimento de cada aluno no decorrer do ano.

Duração aproximada: 20 minutos
Sugerimos as seguintes etapas:

Preparando...
Cada aluno precisará de um lápis, uma borracha e as folhas de sondagem. Professor, grampeie as folhas de sondagem antes de entregálas aos alunos.
É muito importante que os alunos estejam trabalhando com o tema utilizado na sondagem. O tema é a ESCOLA. Por isso, durante a semana, faça atividades, jogos, desenhos e converse sobre a escola com
seus alunos (lugares na escola, materiais usados na escola, pessoas que trabalham na escola). Na aula 1, da seção 1, Unidade 1, há uma sugestão de atividade.

Motivando os alunos...
Em uma das aulas, durante a semana anterior à sondagem, dê aos alunos uma folha em branco e peça para que eles desenhem a escola.
Depois, peça que digam o que desenharam e anote no quadro. Exemplo: o aluno fala que desenhou a entrada da escola, escreva “entrada” no quadro. Peça para que eles copiem a palavra perto do desenho, fazendo uma seta indicando-o.

Iniciando...
Distribua para cada aluno um lápis, borracha e uma folha de sondagem. Mostre as linhas e os quadrados, explicando para que servem: nas linhas, ele deve escrever o que você ditar e, no retângulo, ele deve fazer o desenho do que escreveu. Deixe claro que ele deve escrever da maneira que souber. Na primeira sondagem, alguns alunos costumam falar que não sabem escrever. De forma carinhosa, incentive-os falando que todos sabem e que eles devem tentar primeiro.

Desenvolvendo...
Dite uma palavra de cada vez com fluência, sem fazer pausas nas sílabas. Espere que cada aluno termine de escrever e de fazer o desenho para passar para a próxima palavra. Quando ditar a frase, não faça pausas entre uma palavra e outra. Repita as palavras e as frases várias vezes.

Ditar:
Apontador
Escola
Lápis
Chão
A escola tem muitos alunos.

Terminando...
Elogie o trabalho dos alunos durante a atividade e ao recolher os papéis.


Adaptando...
Para fazer a sondagem com outros temas, escolha quatro palavras (uma polissílaba, uma trissílaba, uma dissílaba e uma monossílaba, nessa ordem) e uma frase sobre o mesmo assunto, usando uma das palavras.
Em classes mais avançadas, escolha um tema e peça que os alunos escrevam uma história, como souberem. Peça que leiam a história para
Você. Pode-se utilizar seqüência de desenhos para contar a história primeiro e depois escrever o texto.




Todos os direitos reservados ao Ministério da Educação - MEC.
Qualquer parte desta obra pode ser reproduzida desde que citada a fonte.
PROGRAMA DE APOIO A LEITURA E ESCRITA PRALER
ATIVIDADES DE APOIO À APRENDIZAGEM 1
A DESCOBERTA
DA LEITURA E DA ESCRITA
BRASÍLIA
2007


Nenhum comentário:

Postar um comentário