* Expressões da nossa língua;
* Vogais, consoantes e sílabas;
* Emprego das letras NH;
* Parlendas, poemas, trava línguas e cantigas;
* Diminutivo;
* Gênero textual da tradição oral.
Objetivos: * Estimular o estudante na leitura;
* Desenvolver habilidades de expressão e de argumentação oral;
* Produzir pequenos textos;
*
Encaminhamento:
Antecipação da leitura
* Mostre aos alunos algumas imagens e obras de arte em que apareçam crianças brincando de cantigas de roda e pedir que digam o que observam.
1) LEIA COM A AJUDA DO PROFESSOR.
CIRANDA, CIRANDINHA
VAMOS TODOS CIRANDAR
VAMOS DAR A MEIA VOLTA
VOLTA E MEIA VAMOS DAR
O ANEL QUE TU ME DESTE
ERA VIDRO E SE QUEBROU
O AMOR QUE TU ME TINHAS
ERA POUCO E SE ACABOU
POR ISSO DONA MARIA
ENTRE DENTRO DESSA RODA
DIGA UM VERSO BEM BONITO
DIGA ADEUS E VÁ-SE EMBORA
( DA TRADIÇÃO POPULAR
( ) PARA INFORMAR O LEITOR
( ) DIVERTIR O LEITOR
( ) PARA DIVULGAR AS CANTIGAS
( ) PARA INSTRUIR AS CANTIGAS
3- PINTE NO TEXTO A PALAVRA ANEL.
4- FAÇA UMA LISTA DE OBJETOS QUE COMECEM COM A LETRA INICIAL DA PALAVRA ANEL.
5- RECORTE O TEXTO EM TIRAS E MONTE NOVAMENTE.
A) QUANTOS VERSOS?
B) QUANTAS ESTROFES?
6- QUANTAS LETRAS TEM:
A) A MAIOR PALAVRA DO TEXTO?
B) A MENOR PALAVRA DO TEXTO?
7- RECORTE A PALAVRA CIRANDAR, FORME NOVAS PALAVRAS E REGISTRE ABAIXO.
C
|
I
|
R
|
A
|
N
|
D
|
A
|
R
|
_________________________________________________
_________________________________________________
_________________________________________________
_________________________________________________
_________________________________________________
8- SEPARE A PALAVRA CIRANDA EM SÍLABAS.
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9- SE TROCARMOS AS VOGAIS, COMO FICARÁ?
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10- QUAIS PALAVRAS RIMAM NO TEXTO?
________________________________________________
________________________________________________
________________________________________________
11- NO TEXTO "CIRANDA CIRANDINHA", A PALAVRA CIRANDINHA ESTÁ NO DIMINUTIVO.
ESCREVA AS PALAVRAS ABAIXO NO DIMINUTIVO:
ANEL:___________________________________________
VOLTA:__________________________________________
VIDRO:__________________________________________
RODA:___________________________________________
BONITO:_________________________________________
12- SE TROCAR A LETRA R DE RODA POR M OU S?
_____ODA
_____ODA
13- COMPLETE O TEXTO COM AS PALAVRAS QUE FALTAM.
......................, CIRANDINHA
VAMOS TODOS CIRANDAR
.................. DAR A MEIA VOLTA
VOLTA E MEIA VAMOS DAR
O .................... QUE TU ME DESTE
ERA VIDRO E SE QUEBROU
O ................... QUE TU ME TINHAS
ERA POUCO E SE ACABOU
POR ISSO ...............................
ENTRE DENTRO DESSA.............................
DIGA UM VERSO BEM BONITO
DIGA ......................... E VÁ-SE EMBORA
14- VOCÊ CONHECE OUTRAS CANTIGAS? ESCREVA OS NOMES ABAIXO.
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_______________________________________________
_______________________________________________
_______________________________________________
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15- VOCÊ SABE O QUE SÃO PARLENDAS? SÃO VERSOS USADOS EM BRINCADEIRAS, PARA DIVERTIR OU OUTRAS FINALIDADES E QUE PODEM SER DECLAMADAS OU CANTADAS.
LEIA COM A SUA CLASSE A PARLENDA ABAIXO:
MEIO DIA
PANELA NO FOGO
BARRIGA VAZIA
MACACO TORRADO
QUE VEM DA BAHIA
PANELA DE DOCE
PARA DONA MARIA
16- PARA A CASA
PESQUISE COM SEUS FAMILIARES AS PARLENDAS QUE CONHECEM E REGISTRE NO CADERNO.
17- CONVERSE COM SEUS AMIGOS EM SALA E DISCUTAM SOBRE AS PARLENDAS PESQUISADAS E SE É DE CONHECIMENTO DE TODOS.
Se possível promover com os alunos uma brincadeira no pátio, onde as crianças devem sentar no chão em círculo. A professora deve escolher alguém para segurar um lenço e enquanto anda ao redor da roda, fala:
CORRE CUTIA
NA CASA DA TIA
CORRE CIPÓ
NA CASA DA VÓ
LENCINHO NA MÃO
CAIU NO CHÃO
NA MÃO DE QUEM?
NA SUA MÃO...
A criança escolhida deve soltar o lenço atrás de uma criança da roda, que por sua vez deve correr e arremessar o lenço antes que outra criança sente em seu lugar.
18- LEIA A PARLENDA " CORRE CUTIA".
A) QUAIS PALAVRAS RIMAM?
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_________________________________________________
_________________________________________________
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19- VEJA A PALAVRA LENCINHO
A) QUANTAS SÍLABAS TEM?
B) PINTE A 3ª SÍLABA DA PALAVRA.
20- PESQUISE OUTRAS PALAVRAS QUE TERMINEM COM NHO:
21- LIGUE A PALAVRA À FIGURA CORRESPONDENTE.
18- LEIA A PARLENDA " CORRE CUTIA".
A) QUAIS PALAVRAS RIMAM?
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19- VEJA A PALAVRA LENCINHO
A) QUANTAS SÍLABAS TEM?
B) PINTE A 3ª SÍLABA DA PALAVRA.
20- PESQUISE OUTRAS PALAVRAS QUE TERMINEM COM NHO:
21- LIGUE A PALAVRA À FIGURA CORRESPONDENTE.
22- COMPLETE AS PALAVRAS COM AS AS SÍLABAS NHA, NHE, NHI, NHO OU NHU.
VELHI____
CARI_____
CO____ÇO
ARA___
ALEMA___
ESPI___
23- LEIA O TEXTO.
INUTILIDADES
NINGUÉM COÇA AS COSTAS DA CADEIRA
NINGUÉM CHUPA A MANGA DA CAMISA
O PIANO JAMAIS ABANA A CAUDA
TEM ASA, PORÉM, NÃO VOA A XÍCARA
DE QUE SERVE O PÉ DA MESA SE NÃO ANDA?
E A BOCA DA CALÇA SE NÃO FALA NUNCA?
NEM SEMPRE O BOTÃO ESTÁ NA SUA CASA
O DENTE DE ALHO NÃO MORDE COISA ALGUMA
AH! SE TROTASSEM OS CAVALOS DO MOTOR...
AH! SE FOSSE DE CIRCO O MACACO DO CARRO
ENTÃO A MENINA DOS OLHOS COMERIA
ATÉ BOLO ESPORTIVO...
(José Paulo paes. E isso ali: Rio de Janeiro. Salamandra, 1993)
A) CONVERSE COM O SEU PROFESSOR SOBRE OUTRAS EXPRESSÕES SEMELHANTES.
24- FAÇA UMA PESQUISA COM SEUS FAMILIARES, ESCREVA E REPRESENTE COM DESENHO SOBRE OUTRAS EXPRESSÕES CONHECIDAS.
25- CONTORNE NO TEXTO A PALAVRA "COMERIA".
26-- DENTRO DA PALAVRA "COMERIA", QUE OUTRAS PALAVRAS PODEMOS FORMAR?
26-- DENTRO DA PALAVRA "COMERIA", QUE OUTRAS PALAVRAS PODEMOS FORMAR?
27- TROQUE A 1ª LETRA DA PALAVRA COME POR F E S.
COME
___OME
___OME
28- SEPARE AS PALAVRAS EM SÍLABAS.
29- MONTE NOVAS PALAVRAS COM AS SÍLABAS ACIMA.
VOCÊ SABE O QUE É TRAVA LÍNGUAS? TRAVA- LÍNGUAS É UM CONJUNTO DE PALAVRAS FORMANDO UMA FRASE QUE SEJA DE DIFÍCIL PRONUNCIAÇÃO. OS TRAVA-LÍNGUAS, ALÉM DE APERFEIÇOADORES DA PRONÚNCIA, SERVEM PARA DIVERTIR E PROVOCAR DISPUTA ENTRE AMIGOS.
30- LEIA OS TRAVA- LÍNGUAS E FAÇA UM DESENHO REPRESENTANDO A CADA UM DELES:
31- ESCREVA E DESENHE OUTROS TRAVA-LÍNGUAS CONHECIDOS PELA SUA CLASSE.
Bem estruturada! Só entendo como avançado para 2º ano.
ResponderExcluirExcelente 👏 tem em PDF?
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