sexta-feira, 17 de agosto de 2018

Sequência didática /2º ano: Parlendas, poemas, trava línguas e cantigas.

Conteúdo:* Produção de texto;
* Expressões da nossa língua;
* Vogais, consoantes e sílabas;
* Emprego das letras NH;
* Parlendas, poemas, trava línguas e cantigas;
* Diminutivo;
* Gênero textual da tradição oral.

Objetivos: * Estimular o estudante na leitura;
* Desenvolver habilidades de expressão e de argumentação oral;
* Produzir pequenos textos;
*
Encaminhamento:
Antecipação da leitura
* Mostre aos alunos algumas imagens e obras de arte em que apareçam crianças brincando de cantigas de roda e pedir que digam o que observam. 
 

1) LEIA COM A AJUDA DO PROFESSOR.

CIRANDA, CIRANDINHA
VAMOS TODOS CIRANDAR
VAMOS DAR A MEIA VOLTA
VOLTA E MEIA VAMOS DAR

O ANEL QUE TU ME DESTE
ERA VIDRO E SE QUEBROU
O AMOR QUE TU ME TINHAS
ERA POUCO E SE ACABOU

POR ISSO DONA MARIA
ENTRE DENTRO DESSA RODA
DIGA UM VERSO BEM BONITO
DIGA ADEUS E VÁ-SE EMBORA
( DA TRADIÇÃO POPULAR

2- O TEXTO CIRANDA CIRANDINHA SERVE:
(   ) PARA INFORMAR O LEITOR
(   ) DIVERTIR O LEITOR
(   ) PARA DIVULGAR AS CANTIGAS
(   ) PARA INSTRUIR AS CANTIGAS

3- PINTE NO TEXTO A PALAVRA  ANEL.

4- FAÇA UMA LISTA DE OBJETOS QUE COMECEM COM A LETRA INICIAL DA PALAVRA ANEL.

5- RECORTE O TEXTO EM TIRAS E MONTE NOVAMENTE.


                                                                           
A) QUANTOS VERSOS? 

B) QUANTAS ESTROFES?

6- QUANTAS LETRAS TEM:
A) A MAIOR PALAVRA DO TEXTO?

B) A MENOR PALAVRA DO TEXTO?
7- RECORTE A PALAVRA CIRANDAR, FORME NOVAS PALAVRAS E REGISTRE ABAIXO.
 
C
I
R
A
N
D
A
R
_________________________________________________
_________________________________________________
_________________________________________________
_________________________________________________
_________________________________________________
8-  SEPARE A PALAVRA CIRANDA EM SÍLABAS.

________________________________________________

9- SE TROCARMOS AS VOGAIS, COMO FICARÁ?

________________________________________________

10- QUAIS PALAVRAS RIMAM NO TEXTO?

________________________________________________
________________________________________________
________________________________________________

11- NO TEXTO "CIRANDA CIRANDINHA", A PALAVRA CIRANDINHA ESTÁ NO DIMINUTIVO.
ESCREVA AS PALAVRAS ABAIXO NO DIMINUTIVO:
ANEL:___________________________________________
VOLTA:__________________________________________
VIDRO:__________________________________________
RODA:___________________________________________
BONITO:_________________________________________

12- SE TROCAR A LETRA R DE RODA POR M OU S

_____ODA
_____ODA

13- COMPLETE O TEXTO COM AS PALAVRAS QUE FALTAM.

......................, CIRANDINHA
VAMOS TODOS CIRANDAR
.................. DAR A MEIA VOLTA
VOLTA E MEIA VAMOS DAR

O .................... QUE TU ME DESTE
ERA VIDRO E SE QUEBROU
O ................... QUE TU ME TINHAS
ERA POUCO E SE ACABOU

POR ISSO ...............................
ENTRE DENTRO DESSA.............................
DIGA UM VERSO BEM BONITO
DIGA ......................... E VÁ-SE EMBORA

14- VOCÊ CONHECE OUTRAS CANTIGAS? ESCREVA OS NOMES ABAIXO.

_______________________________________________
_______________________________________________
_______________________________________________
_______________________________________________
_______________________________________________

 15- VOCÊ SABE O QUE SÃO PARLENDAS? SÃO VERSOS USADOS EM BRINCADEIRAS, PARA DIVERTIR OU OUTRAS FINALIDADES E QUE PODEM SER DECLAMADAS OU CANTADAS.
LEIA COM A SUA CLASSE A PARLENDA ABAIXO:

MEIO DIA
PANELA NO FOGO
BARRIGA VAZIA
MACACO TORRADO
QUE VEM DA BAHIA
PANELA DE DOCE
PARA DONA MARIA

16- PARA A CASA
PESQUISE COM SEUS FAMILIARES AS PARLENDAS QUE CONHECEM E REGISTRE NO CADERNO.

17- CONVERSE COM SEUS AMIGOS EM SALA E DISCUTAM SOBRE AS PARLENDAS PESQUISADAS E SE É DE CONHECIMENTO DE TODOS.

Se possível promover com os alunos uma brincadeira no pátio, onde as crianças devem sentar no chão em círculo. A professora deve escolher alguém para segurar um lenço e enquanto anda ao redor da roda, fala:

CORRE CUTIA
NA CASA DA TIA
CORRE CIPÓ
NA CASA DA VÓ
LENCINHO NA MÃO
CAIU NO CHÃO
NA MÃO DE QUEM?
NA SUA MÃO...
 A criança escolhida deve soltar o lenço  atrás de uma criança da roda, que por sua vez deve correr e arremessar o lenço antes que outra criança sente em seu lugar.

18- LEIA A PARLENDA " CORRE CUTIA".

A)  QUAIS PALAVRAS RIMAM?
_________________________________________________
_________________________________________________
_________________________________________________
_________________________________________________

19- VEJA A PALAVRA LENCINHO 

A) QUANTAS SÍLABAS TEM?

B) PINTE A 3ª SÍLABA DA PALAVRA.

20- PESQUISE OUTRAS PALAVRAS QUE TERMINEM COM NHO:  

21- LIGUE A PALAVRA À FIGURA CORRESPONDENTE.


 
22- COMPLETE AS PALAVRAS COM AS AS SÍLABAS NHA, NHE, NHI, NHO OU NHU.

VELHI____

CARI_____

CO____ÇO 

ARA___

ALEMA___

ESPI___

23- LEIA O TEXTO.

INUTILIDADES
NINGUÉM COÇA AS COSTAS DA CADEIRA
NINGUÉM CHUPA A MANGA DA CAMISA
O PIANO JAMAIS ABANA A CAUDA
TEM ASA, PORÉM, NÃO VOA A XÍCARA

DE QUE SERVE O PÉ DA MESA SE NÃO ANDA?
E A BOCA DA CALÇA SE NÃO FALA NUNCA?
NEM SEMPRE O BOTÃO ESTÁ NA SUA CASA
O DENTE DE ALHO NÃO MORDE COISA ALGUMA

AH! SE TROTASSEM OS CAVALOS DO MOTOR...
AH! SE FOSSE DE CIRCO O MACACO DO CARRO
ENTÃO A MENINA DOS OLHOS COMERIA
ATÉ BOLO ESPORTIVO...
(José Paulo paes. E isso ali: Rio de Janeiro. Salamandra, 1993)

A) CONVERSE COM O SEU PROFESSOR SOBRE OUTRAS EXPRESSÕES SEMELHANTES.

24-  FAÇA UMA PESQUISA COM SEUS FAMILIARES, ESCREVA E REPRESENTE COM DESENHO SOBRE OUTRAS EXPRESSÕES CONHECIDAS.




25- CONTORNE NO TEXTO A PALAVRA "COMERIA".

26-- DENTRO DA PALAVRA "COMERIA", QUE OUTRAS PALAVRAS PODEMOS FORMAR?

 

27- TROQUE A 1ª LETRA DA PALAVRA COME POR F E S.

 COME
___OME
___OME 

28- SEPARE AS PALAVRAS EM SÍLABAS.



 

29-  MONTE NOVAS PALAVRAS COM AS SÍLABAS ACIMA.

VOCÊ SABE O QUE É TRAVA LÍNGUAS?  TRAVA- LÍNGUAS É UM CONJUNTO DE PALAVRAS FORMANDO UMA FRASE QUE SEJA DE DIFÍCIL PRONUNCIAÇÃO. OS TRAVA-LÍNGUAS, ALÉM DE APERFEIÇOADORES DA PRONÚNCIA, SERVEM PARA DIVERTIR E PROVOCAR DISPUTA ENTRE AMIGOS. 

30- LEIA OS TRAVA- LÍNGUAS E FAÇA UM DESENHO REPRESENTANDO A CADA UM DELES:

 








 








 

31- ESCREVA E DESENHE OUTROS TRAVA-LÍNGUAS CONHECIDOS PELA SUA CLASSE.
 
 

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