Objetivos: Apresentar os números,
relacionando-os com brincadeiras do cotidiano das crianças.
Conteúdos:
·
Sucessor e antecessor;
·
Sequencia numérica.
BRINCADEIRAS
ATIVIDADE 1
Leia o fragmento do poema de Sandra
Ferreira Barbosa “Brincadeira é alegria”.
BRINCADEIRA
É ALEGRIA
BRINCADEIRA É ALEGRIA
É UM DIREITO DA CRIANÇA.
O SORRISO E A FANTASIA
FAZEM PARTE DA INFÂNCIA.
PIQUE- ESCONDE E CARRINHO,
JOGAR BOLA E PETECA,
RODA, RODA, AMARELINHA,
PASSA ANEL, PIÃO BONECA.
(Converse com os alunos sobre as
brincadeiras mencionadas no poema.)
QUAL SUA BRINCADEIRA PREFERIDA?
...................................................................................................................................................................
(Faça uma votação sobre as
brincadeiras preferidas da turma e registre no quadro as 5 brincadeiras mais
votadas e ao lado, coloque uma cor correspondente.)
REGISTRE A QUANTIDADE DE VOTOS QUE
CADA BRINCADEIRA RECEBEU, ESCREVENDO O NÚMERO AO LADO DA COR CORRESPONDENTE:
ATIVIDADE 2
(Retome com as crianças as
brincadeiras mais votadas pela turma).
CONSTRUA UM GRÁFICO PARA AS
BRINCADEIRAS MAIS VOTADAS, PARA ISSO, PINTE COM A COR CORRESPONDENTE, A
QUANTIDADE DE QUADRINHOS DE ACORDO COM O NÚMERO DE VOTOS QUE CADA UM RECEBEU:
ATIVIDADE 3
(Comente com as crianças que existe
uma brincadeira chamada amarelinha e essa brincadeira também é mencionada no
poema, explique para as crianças como se joga, e mostre como é uma amarelinha).
COLOQUE OS NÚMEROS NA AMARELINHA, DE
1 A 10.
QUANTAS CASAS HÁ NA AMARELINHA?
...............................................................................................................................
QUAL DESSES NÚMEROS É O MAIOR?
QUAL DESSES NÚMEROS É O MAIOR?
...............................................................................................................................
QUE NÚMEROS SÃO MAIORES QUE 3 E
MENORES QUE 7?
...............................................................................................................................
QUE NÚMEROS ESTÃO ENTRE O 5 E O 9?
...............................................................................................................................
ATIVIDADE 4
AMARELINHA SE JOGA COM UMA PEDRINHA.
DESENHE ESSA QUANTIDADE:
COMPLETE COM
DESENHOS PARA FICAR COM 10 PEDRINHAS:
ATIVIDADE 5
(Desenhe a amarelinha no quadro novamente)
QUANTOS SALTOS VOCÊ PRECISA DAR PARA
IR ATÉ O CÉU E VOLTAR AO COMEÇO DA AMARELINHA? REGISTRE SUA RESPOSTA COMO
SOUBER:
...............................................................................................................................
IMAGINE QUE SE A BRINCADEIRA FOSSE
REALIZADA POR ORDEM DE TAMANHO, COMEÇANDO PELA CRIANÇA MENOR. QUEM SERIA O 1º
COLEGA A JOGAR?
...............................................................................................................................
E SE O JOGO COMEÇASSE PELO ALUNO
MAIOR, QUEM SERIA O PRIMEIRO JOGADOR?
...............................................................................................................................
ATIVIDADE 6
COM AS FIGURAS QUE SUA PROFESSORA
IRÁ ENTREGAR, ORDENE-AS DA MENOR PARA A MAIOR, E COLE-AS NO CADERNO:
AGORA ORDENE AS FIGURAS DA MAIOR
PARA A MENOR E COLE-AS NO CADERNO.
ATIVIDADE 7
(Apresente para os alunos a parlenda abaixo, em um cartaz, nesse momento
ainda não há necessidade das crianças tê-la no caderno)
VOCÊ CONHECE ESSA PARLENDA?
1, 2, FEIJÃO COM ARROZ,
3, 4, FEIJÃO NO PRATO,
5, 6, FALAR INGLÊS,
7, 8, COMER BISCOITO,
9, 10, COMER PASTÉIS.
(Depois que as crianças aprenderem a parlenda, proponha a seguinte
atividade, colando-a no caderno do aluno)
COMPLETE A PARLENDA COM OS NÚMEROS
QUE ESTÃO FALTANDO:
1, ___, FEIJÃO COM ARROZ,
___, 4, FEIJÃO NO PRATO,
5,___, FALAR INGLÊS,
___, 8, COMER BISCOITO,
9,____, COMER PASTÉIS.
ATIVIDADE 8
OBSERVE O QUADRO NUMÉRICO E RESPONDA:
QUE NÚMERO VEM ANTES DO 10?
........................................................................................................................................
QUE NÚMERO VEM DEPOIS DO 10?
........................................................................................................................................
AGORA FAÇA UM DESENHO DE SEUS BRINQUEDOS FAVORITOS E REGISTRE A QUANTIDADE:
gostei muito da sua sequência didatica com certeza vai me ajudar muito.
ResponderExcluirAmei, parabéns!
ResponderExcluirsua sequencia didatica é otima.
ResponderExcluirComo citar esse poema ?
ResponderExcluirGOSTEI MUITO
ResponderExcluirOla pessoal, estou passando para desejar um ótimo inicio de ano, também convidar vocês para participar da 2ª Promoção no meu blog “Ensinando Com Amor e Não Por Amor”.
ResponderExcluirPara participar primeiro façam uma visitinha no meu blog, se vocês gostarem, deixe comentários, curtam, me sigam e compartilhem nas redes sociais. Ok?
Para concorrer: uma lembrança de Mimoso do sul,ES.Cidade do ator Stênio Garcia da rede globo de televisão.
“Ensinando Com Amor e Não Por Amor” esse é o link https://anjinhosdatiacidamarques.blogspot.com.br
Meu blog é sobre Educação Infantil.Sorteio será no final de março, vou fazer um vídeo do mesmo e postar. Moro no Estado do Espirito Santo, Cidade Mimoso do Sul. Se o ganhando for de outro estado me mande o endereço por mensagem, que estarei enviando pelo correio.Boa sorte!
Amei o blog parabéns pelas atividades!
ResponderExcluirparabéns pelas atividades, muito bem elaboradas amei!
ResponderExcluirAmei
ResponderExcluirShow!!! e nos esclarece tantas dúvidas a cerca da didática a ser utilizada.
ResponderExcluirMaravilha! Excelente proposta. Gostei e colocarei em prática.
ResponderExcluirExcelente sequência, obrigada por compartilhar.
ResponderExcluir