quinta-feira, 18 de abril de 2013

A GESTÃO DEMOCRÁTICA NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO



Atualmente se fala muito em Projeto Político Pedagógico pois é preciso inserir o estudante na cultura do mundo. Surge então a intenção de construir o PPP, onde a escola precisa criar algo sobre uma determinada  proposta e estar centrada no sujeito aprendente de forma que não haja mais espaço para uma gestão autoritária.
            No programa Salto para o Futuro, no canal TV Escola, o vídeo nos fala sobre o PPP e a gestão democrática da escola, onde por meio do Projeto Político Pedagógico é possível envolver toda a comunidade escolar, de forma que todos participem daquilo que for idealizado para uma escola de qualidade e o estudante se torne o autor do conhecimento adquirido.
A administração da escola precisa pensar em como fazer para que isso aconteça de fato e integrar os diversos setores. Segundo o professor Danilo Gandim, a gestão da escola precisa ter um conhecimento teórico, pois há necessidade de viver, mas também teorizar, é preciso encontrar meios para que o Projeto Político Pedagógico seja instrumento de uma gestão democrática e que seja encontrados meios de colocar o que foi proposto em prática.
Conforme apresentado no vídeo, o PPP pode ser pensado pela comunidade escolar e precisa ser uma construção coletiva. É o resultado do compromisso de um grupo e o trabalho só pode ser bom quando trabalhado no coletivo, quando ele é uma reflexão política.
É preciso lutar para que a escola seja um ambiente democrático e essa luta deve acontecer dentro e fora da escola
A participação coletiva pode ocorrer de diversas formas e de modo organizado. Um modelo mostrado no vídeo foi  a escola Classe 304 Norte de Brasília, onde todas as informações importantes são tratadas em conjunto. No Conselho Escolar, representantes de todos os segmentos participam, nele é discutido questões como o livro didático, dinheiro vindo de recurso do Governo Federal, entre muitas outras coisas. O Conselho de Classe participativo é outro instrumento utilizado a favor da democracia onde os estudantes avaliam a escola, a professora e seu próprio desempenho. Segundo a diretora da escola Classe 304 Norte, Roberta Farage, com esse modo de organização a comunidade escolar se mostra entusiasmada e comprometida.
De acordo com o professor Lauro Carlos Wittmann- FURB, o conselho escolar é fundamental, é assumir como cidadão o controle público, daquilo que é público, no lugar mais importante onde as pessoas são formadas que é a escola.
O vídeo nos apresenta outras situações  nos mostrando que, os projetos culturais são excelentes meios para envolver o estudante nas atividades da escola e dessa forma ele pode estar absorvendo de fato os conhecimentos necessários dos diversos componentes curriculares, porém somente atividades culturais não caracterizam um Projeto Político Pedagógico, pois ele é resultado de um engajamento que envolve todo o coletivo da escola, é o resultado da conjugação de esforços.
Ainda segundo o professor Gandim, e que nos faz pensar sobre nossas ações na escola, é que durante a elaboração do Projeto Político Pedagógico todos querem sonhar coisas lindas, mas no dia a dia se fixam em conteúdos e notas e dessa forma a escola não anda.
O vídeo traz reflexões se de fato o Projeto Político Pedagógico tem sido um meio para que a gestão democrática aconteça na escola onde atuo, pois reclama-se muito da pouca participação da comunidade escolar, mas pouco tem se pensado em como envolver essa comunidade.
As diversas falas do vídeo nos faz pensar a todo momento que é preciso trabalhar coletivamente,  é preciso que haja estudos no interior da escola para envolver até mesmo os que estão fora dela e despertar o desejo de participação das pessoas.
Certamente o Projeto Político Pedagógico terá sucesso quando os esforços partirem de toda a comunidade escolar, onde todos almejam uma escola de qualidade, que torne o estudante um cidadão atuante e participativo e que o prepare para a vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário