Atualmente se
fala muito em Projeto Político Pedagógico pois é preciso inserir o estudante na
cultura do mundo. Surge então a intenção de construir o PPP, onde a escola
precisa criar algo sobre uma determinada proposta e estar centrada no sujeito
aprendente de forma que não haja mais espaço para uma gestão autoritária.
No
programa Salto para o Futuro, no canal TV Escola, o vídeo nos fala sobre o PPP
e a gestão democrática da escola, onde por meio do Projeto Político Pedagógico
é possível envolver toda a comunidade escolar, de forma que todos participem
daquilo que for idealizado para uma escola de qualidade e o estudante se torne
o autor do conhecimento adquirido.
A administração
da escola precisa pensar em como fazer para que isso aconteça de fato e
integrar os diversos setores. Segundo o professor Danilo Gandim, a gestão da
escola precisa ter um conhecimento teórico, pois há necessidade de viver, mas
também teorizar, é preciso encontrar meios para que o Projeto Político Pedagógico
seja instrumento de uma gestão democrática e que seja encontrados meios de
colocar o que foi proposto em prática.
Conforme
apresentado no vídeo, o PPP pode ser pensado pela comunidade escolar e precisa
ser uma construção coletiva. É o resultado do compromisso de um grupo e o
trabalho só pode ser bom quando trabalhado no coletivo, quando ele é uma
reflexão política.
É preciso lutar para que a
escola seja um ambiente democrático e essa luta deve acontecer dentro e fora da
escola
A participação
coletiva pode ocorrer de diversas formas e de modo organizado. Um modelo
mostrado no vídeo foi a escola Classe
304 Norte de Brasília, onde todas as informações importantes são tratadas em
conjunto. No Conselho Escolar, representantes de todos os segmentos participam,
nele é discutido questões como o livro didático, dinheiro vindo de recurso do
Governo Federal, entre muitas outras coisas. O Conselho de Classe participativo
é outro instrumento utilizado a favor da democracia onde os estudantes avaliam
a escola, a professora e seu próprio desempenho. Segundo a diretora da escola
Classe 304 Norte, Roberta Farage, com esse modo de organização a comunidade escolar
se mostra entusiasmada e comprometida.
De acordo com o
professor Lauro Carlos Wittmann- FURB, o conselho escolar é fundamental, é
assumir como cidadão o controle público, daquilo que é público, no lugar mais
importante onde as pessoas são formadas que é a escola.
O vídeo nos
apresenta outras situações nos mostrando
que, os projetos culturais são excelentes meios para envolver o estudante nas
atividades da escola e dessa forma ele pode estar absorvendo de fato os
conhecimentos necessários dos diversos componentes curriculares, porém somente
atividades culturais não caracterizam um Projeto Político Pedagógico, pois ele é
resultado de um engajamento que envolve todo o coletivo da escola, é o
resultado da conjugação de esforços.
Ainda segundo o
professor Gandim, e que nos faz pensar sobre nossas ações na escola, é que
durante a elaboração do Projeto Político Pedagógico todos querem sonhar coisas
lindas, mas no dia a dia se fixam em conteúdos e notas e dessa forma a escola
não anda.
O vídeo traz
reflexões se de fato o Projeto Político Pedagógico tem sido um meio para que a
gestão democrática aconteça na escola onde atuo, pois reclama-se muito da pouca
participação da comunidade escolar, mas pouco tem se pensado em como envolver
essa comunidade.
As diversas falas
do vídeo nos faz pensar a todo momento que é preciso trabalhar coletivamente, é preciso que haja estudos no interior da
escola para envolver até mesmo os que estão fora dela e despertar o desejo de
participação das pessoas.
Certamente o
Projeto Político Pedagógico terá sucesso quando os esforços partirem de toda a
comunidade escolar, onde todos almejam uma escola de qualidade, que torne o
estudante um cidadão atuante e participativo e que o prepare para a vida.
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