quinta-feira, 18 de abril de 2013

O COORDENADOR PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA



 Nas escolas do Estado de São Paulo nos anos de 1960 a função do Coordenador Pedagógico foi desenvolvida nas escolas experrimentais e vocacionais e em 1970 se fez presente nas escolas profissionalizantes e de 2º grau. Somente nos anos 90 atingiu a Escola Padrão onde desenvolvia trabalho técnico e de aconselhamento dos professores.
Ainda nos tempos de hoje percebe-se a falta de clareza de sua função por parte do Coordenadores Pedagógicos e dessa forma acaba assumindo atividades que não lhe cabem.
 A função do Coordenador Pedagógico no espaço escolar é de fundamental importância, sendo necessário ter objetivos claros e saber ao certo aonde se quer chegar. Cabe a este profissional o assessoramento aos professores e proporcionar meios para que estes se aperfeiçoem e se atualizem, enfim, auxiliá-los de forma que sintam-se seguros em sala de aula, procurando prevenções e soluções para os problemas que ocorrem no meio escolar.
 Infelizmente nem sempre o Coordenador Pedagógico pode cumprir com qualidade as funções que o cabem, devido a muitas situações que o atribuem e muitos acreditam que só cabe a ele resolver. Dessa forma acaba-se perdendo o foco, resolvendo apenas situações momentâneas, como intervir em brigas de alunos e outras situações de conflitos, inclusive entre professores.
 Diante de situações problemas o Coordenador Pedagógico acaba perdendo o objetivo de sua função e pode até mesmo chegar a ser omisso por não entender que cobrar um trabalho responsável por parte do docente, também é uma de suas atribuições e que sua autoridade na escola não significa que precisa ser autoritário.
Dentre tantas dificuldades encontradas pelo Coordenador Pedagógico, pode-se destacar:
* Assumir trabalhos a nível de secretaria;
* Substituir professor em sala de aula;
* Utilizar muito tempo realizando trabalhos burocráticos;
* Resolver conflitos entre alunos;
* Resolver conflitos entre docentes;
* Aplicar provas;
* Atender familiares de estudantes;
*Falta de clareza e identidade;
* Desconhecimento das atribuições próprias de sua função.
O Coordenador Pedagógico precisa envolver o grupo e resolver os problemas coletivamente, é necessário ouvir os demais, dar sugestões e revisionar posicionamentos. É importante que o Coordenador seja um bom líder para auxiliar o professor a conduzir bem seu trabalho. Coordenador Pedagógico e Professor precisam estar juntos e dessa forma desenvolver um trabalho consistente e com qualidade.
A coordenação pedagógica deve garantir espaço de dialogicidade na busca de uma escola de qualidade. Na convivência do coordenador pedagógico com os docentes, nescessita-se que sejam encontrados meios para que exista a formação continuada  e todos aprendam, reflitam e adquiram novos conhecimentos.
É preciso desenvolver uma gestão democrática, onde as pessoas sejam envolvidas e ouvidas, onde as pessoas possam opinar, pensando no bem coletivo.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


LIMA, Paulo Gomes.SANTOS, Sandra Mendes. O coordenador Pedagógico na educação básica-desafios e perspectivas. Educere Revista de Educação , Cascavel, v.2, p. 77-90, 2007.

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