Nas escolas do Estado de São Paulo nos anos de
1960 a
função do Coordenador Pedagógico foi desenvolvida nas escolas experrimentais e
vocacionais e em 1970 se fez presente nas escolas profissionalizantes e de 2º
grau. Somente nos anos 90 atingiu a Escola Padrão onde desenvolvia trabalho
técnico e de aconselhamento dos professores.
Ainda nos
tempos de hoje percebe-se a falta de clareza de sua função por parte do
Coordenadores Pedagógicos e dessa forma acaba assumindo atividades que não lhe
cabem.
A função do Coordenador Pedagógico no espaço
escolar é de fundamental importância, sendo necessário ter objetivos claros e
saber ao certo aonde se quer chegar. Cabe a este profissional o assessoramento
aos professores e proporcionar meios para que estes se aperfeiçoem e se
atualizem, enfim, auxiliá-los de forma que sintam-se seguros em sala de aula,
procurando prevenções e soluções para os problemas que ocorrem no meio escolar.
Infelizmente nem sempre o Coordenador
Pedagógico pode cumprir com qualidade as funções que o cabem, devido a muitas
situações que o atribuem e muitos acreditam que só cabe a ele resolver. Dessa
forma acaba-se perdendo o foco, resolvendo apenas situações momentâneas, como
intervir em brigas de alunos e outras situações de conflitos, inclusive entre
professores.
Diante de situações problemas o Coordenador
Pedagógico acaba perdendo o objetivo de sua função e pode até mesmo chegar a
ser omisso por não entender que cobrar um trabalho responsável por parte do
docente, também é uma de suas atribuições e que sua autoridade na escola não
significa que precisa ser autoritário.
Dentre tantas
dificuldades encontradas pelo Coordenador Pedagógico, pode-se destacar:
* Assumir trabalhos a nível de
secretaria;
* Substituir professor em sala de
aula;
* Utilizar muito tempo realizando
trabalhos burocráticos;
* Resolver conflitos entre
alunos;
* Resolver conflitos entre
docentes;
* Aplicar provas;
* Atender familiares de
estudantes;
*Falta de clareza e identidade;
* Desconhecimento das atribuições
próprias de sua função.
O Coordenador
Pedagógico precisa envolver o grupo e resolver os problemas coletivamente, é
necessário ouvir os demais, dar sugestões e revisionar posicionamentos. É
importante que o Coordenador seja um bom líder para auxiliar o professor a
conduzir bem seu trabalho. Coordenador Pedagógico e Professor precisam estar
juntos e dessa forma desenvolver um trabalho consistente e com qualidade.
A coordenação
pedagógica deve garantir espaço de dialogicidade na busca de uma escola de
qualidade. Na convivência do coordenador pedagógico com os docentes,
nescessita-se que sejam encontrados meios para que exista a formação continuada e todos aprendam, reflitam e adquiram novos
conhecimentos.
É preciso desenvolver uma gestão
democrática, onde as pessoas sejam envolvidas e ouvidas, onde as pessoas possam
opinar, pensando no bem coletivo.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
LIMA, Paulo Gomes.SANTOS, Sandra Mendes. O coordenador Pedagógico na
educação básica-desafios e perspectivas. Educere Revista de Educação ,
Cascavel, v.2, p. 77-90, 2007.
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