Professor, o objetivo dessa atividade é reescrever o sujeito para
concordar com o predicado e trabalhar a identidade.
Duração aproximada: 40 minutos
Sugerimos as seguintes etapas:
Preparando...
Cada aluno precisará de:
• uma caixa de lápis de cor
• uma folha de atividades
• lápis e borracha
Motivando os alunos...
Preencha a ficha de identidade com cada aluno. Se possível, peça
que levem a certidão de nascimento e uma foto 3X4. Se não for
possível providenciar a foto, eles podem fazer um desenho, imitando
a foto. Caso seja difícil providenciar a certidão, passe como tarefa de
casa o preenchimento de uma ficha com os seguintes dados: nome
da mãe, nome do pai, data de nascimento, local de nascimento.
Iniciando...
Leia o poema com os alunos. Faça um jogral. Diga para eles
pintarem cada verso de uma cor, seguindo uma ordem (amarelo,
verde, azul e rosa). Divida a turma em quatro grupos de acordo com
as cores. Deixe algumas linhas em branco, para que todos leiam.
Desenvolvendo...
Depois de ler o poema, faça perguntas sobre cada verso. Comece
pelo segundo verso: “Quem é bonita?”. Explique que no poema é
toda a gente, quer dizer, todos. A palavra gente, apesar de significar
mais de uma pessoa, está no singular. Recite o poema, trocando a
palavra gente por nós ou outra expressão no plural. Os alunos devem
então fazer a concordância. Nós somos todo mundo. Nós somos
bonitas (os). Os homens usam bigodes. As bolas são coloridas...
Depois do exercício oral, peça que os alunos completem as frases
(exercício 1), agora na escrita. Eles podem acrescentar o sujeito que
quiserem, mas deve estar no plural, para haver concordância.
Oriente-os nesse sentido. Depois, peça que façam um desenho
sobre o novo poema, reescrito por eles.
Terminando...
O último exercício é para que os alunos criem novos sujeitos,
agora no singular. Leia para eles e observe suas respostas. Veja quem
fez a concordância de forma correta. Explique individualmente
para quem não conseguiu. Dê exemplos. Se o aluno escreveu:
“Minhas irmãs é bonita”.
Fale para ele que o certo seria “Minhas irmãs são bonitas” ou para
que o texto fique com sentido, “Minha irmã é bonita.”
Adaptando...
- Escolha outros poemas e recomende aos alunos que passem os
sujeitos para o singular ou para o plural.
- Escolha outro texto e peça que troquem o nome das personagens
ou coloque mais de uma personagem em uma situação ou ação.
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Qualquer parte desta obra pode ser reproduzida desde que citada a fonte.
PROGRAMA DE APOIO A LEITURA E ESCRITA PRALER
ATIVIDADES DE APOIO À APRENDIZAGEM 4
ESCREVER CADA VEZ MELHOR
2007
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