terça-feira, 7 de julho de 2020

Sujeito e predicado

Atividade: Identidade

Professor, o objetivo dessa atividade é reescrever o sujeito para concordar com o predicado e trabalhar a identidade.

 Duração aproximada: 40 minutos
 Sugerimos as seguintes etapas: 

Preparando... Cada aluno precisará de: 
• uma caixa de lápis de cor 
• uma folha de atividades 
• lápis e borracha 

Motivando os alunos... Preencha a ficha de identidade com cada aluno. Se possível, peça que levem a certidão de nascimento e uma foto 3X4. Se não for possível providenciar a foto, eles podem fazer um desenho, imitando a foto. Caso seja difícil providenciar a certidão, passe como tarefa de casa o preenchimento de uma ficha com os seguintes dados: nome da mãe, nome do pai, data de nascimento, local de nascimento. 

Iniciando... Leia o poema com os alunos. Faça um jogral. Diga para eles pintarem cada verso de uma cor, seguindo uma ordem (amarelo, verde, azul e rosa). Divida a turma em quatro grupos de acordo com as cores. Deixe algumas linhas em branco, para que todos leiam. 

Desenvolvendo... Depois de ler o poema, faça perguntas sobre cada verso. Comece pelo segundo verso: “Quem é bonita?”. Explique que no poema é toda a gente, quer dizer, todos. A palavra gente, apesar de significar mais de uma pessoa, está no singular. Recite o poema, trocando a palavra gente por nós ou outra expressão no plural. Os alunos devem então fazer a concordância. Nós somos todo mundo. Nós somos bonitas (os). Os homens usam bigodes. As bolas são coloridas... Depois do exercício oral, peça que os alunos completem as frases (exercício 1), agora na escrita. Eles podem acrescentar o sujeito que quiserem, mas deve estar no plural, para haver concordância. Oriente-os nesse sentido. Depois, peça que façam um desenho sobre o novo poema, reescrito por eles.

 Terminando... O último exercício é para que os alunos criem novos sujeitos, agora no singular. Leia para eles e observe suas respostas. Veja quem fez a concordância de forma correta. Explique individualmente para quem não conseguiu. Dê exemplos. Se o aluno escreveu: “Minhas irmãs é bonita”. Fale para ele que o certo seria “Minhas irmãs são bonitas” ou para que o texto fique com sentido, “Minha irmã é bonita.”

Adaptando... - Escolha outros poemas e recomende aos alunos que passem os sujeitos para o singular ou para o plural. - Escolha outro texto e peça que troquem o nome das personagens ou coloque mais de uma personagem em uma situação ou ação.




































Todos os direitos reservados ao Ministério da Educação - MEC.
Qualquer parte desta obra pode ser reproduzida desde que citada a fonte.
PROGRAMA DE APOIO A LEITURA E ESCRITA PRALER
ATIVIDADES DE APOIO À APRENDIZAGEM 4
ESCREVER CADA VEZ MELHOR
2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário