quinta-feira, 2 de junho de 2016

Sequência didática: Frutas- Educação Infantil

Área do conhecimento: Relações Naturais

Duração: 9 Etapas

Objetivos: Desenvolver bons hábitos alimentares

DESENVOLVIMENTO

1ª Etapa:
Em roda de conversa dialogar com as crianças sobre alimentação saudável. Dar ênfase nas frutas, argumentando que fazem bem para a saúde e que são ricas em vitaminas.
Realizar com a turma uma lista das frutas preferidas.

2ª Etapa:
Entregar livros e revistas pedindo que recortem frutas e outros alimentos. Com os alimentos encontrados montar um jogo de percurso, dentro de uma caixa, podendo ser essa de pizza ou de camisa.
Definir com a turma as consignas, exemplo: andar uma casa ao cair em uma determinada fruta, ou esperar uma jogada caso o alimento não seja saudável . Jogar com dado convencional, de seis pontos.

3ª Etapa:
Permitir que cada criança leve o jogo para a casa para jogar com a família. Escolher um livro que devera seguir dentro da caixa, solicitando que a criança realize com ajuda dos responsáveis o registro de como foi o desenvolvimento da atividade, podendo ser por meio da escrita, desenhos e fotografias.

4ª Etapa:
 Dialogar com as crianças sobre as aprendizagens que tiveram. Posteriormente entregar massinha de biscuit para que cada um modele sua fruta preferida.

5ª Etapa:
 Pesquisar com a turma os benefícios das frutas escolhidas e modeladas por cada um, as regiões encontradas e o tempo de colheita.

6ª Etapa:
Pedir que cada criança traga de casa uma receita onde a fruta seja o ingrediente principal. Em sala, cada criança deverá ilustrar sua receita na mesma folha.

7ª Etapa:
 Organizar um momento onde cada criança traga de casa uma fruta que goste, para que em sala seja feita uma salada de frutas. Fotografar o momento.

8ª Etapa:
Montar um livro de receitas, onde o conteúdo deve ser as receitas trazidas pela turma e a capa uma foto do dia em que fizeram a salada de frutas.

9ª Etapa:
Realizar uma exposição com as atividades e convidar outras turmas ou familiares para prestigiar o momento.





3 comentários:

  1. gostei muito, pois me ajudou no planejamento.

    obrigada. Mariza

    ResponderExcluir
  2. Muito bom!!
    Vou só ajusta pra minha região.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Adorei pois me ajudou muito no meu plano de aula sobre o dia da fruta.

    ResponderExcluir