sexta-feira, 3 de junho de 2016

Sequência didática: Alô Alô- Educação Infantil

Área do conhecimento: Oralidade e Escrita

Duração: 7 Etapas

Objetivos: -Vivenciar situações de uso da escrita pelo educador/professor no cotidiano. 
-Imitar postura de escritor em situações de faz-de-conta.  
-Participar da construção de texto oral com destino escrito pelo educador/professor. 
- Ditar texto de memória tendo o educador/professor como escriba.  
- Produzir texto oral com destino escrito tendo o educador/ professor como escriba. 

DESENVOLVIMENTO
1ª Etapa:
Verificar os conhecimentos prévios das crianças sobre o uso do telefone, para que serve. Pedir que recortem de revistas ou encarte de lojas diferentes tipos de telefone.

2ª Etapa:
Realizar pesquisa sobre a origem do telefone, quem inventou e em que ajudou a humanidade. Orientar as crianças que conversem com uma pessoa de mais idade para que contem a partir de quando tiveram acesso ao aparelho e o que melhorou nos últimos anos.

3ª Etapa:
Pedir que contem uns aos outros como foi a conversa em casa, o que os mais velhos comentaram e posteriormente em folha sulfite, cada criança realizará desenhos das histórias contadas.

4ª Etapa:
Construir um texto coletivo sobre a importância do telefone, tendo a professora como escriba.

6ª Etapa:
Pesquisar com a turma alguns números de telefones úteis e posteriormente construir cadernetas, onde as crianças registrem esses telefones e levem para suas casas.

7ª Etapa:

Com copos de iogurte e barbante confeccionar  telefones, para que brinquem uns com os outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário