Área do conhecimento: Oralidade e Escrita
Duração: 7 Etapas
Objetivos: -Vivenciar situações de uso da escrita pelo educador/professor no cotidiano.
-Imitar postura de escritor em situações de faz-de-conta.
-Participar da construção de texto oral com destino escrito pelo educador/professor.
- Ditar texto de memória tendo o educador/professor como escriba.
- Produzir texto oral com destino escrito tendo o educador/ professor como escriba.
-Imitar postura de escritor em situações de faz-de-conta.
-Participar da construção de texto oral com destino escrito pelo educador/professor.
- Ditar texto de memória tendo o educador/professor como escriba.
- Produzir texto oral com destino escrito tendo o educador/ professor como escriba.
DESENVOLVIMENTO
1ª
Etapa:
Verificar os conhecimentos prévios
das crianças sobre o uso do telefone, para que serve. Pedir que recortem de
revistas ou encarte de lojas diferentes tipos de telefone.
2ª Etapa:
Realizar pesquisa sobre a origem
do telefone, quem inventou e em que ajudou a humanidade. Orientar as crianças
que conversem com uma pessoa de mais idade para que contem a partir de quando
tiveram acesso ao aparelho e o que melhorou nos últimos anos.
3ª Etapa:
Pedir que contem uns aos outros
como foi a conversa em casa, o que os mais velhos comentaram e posteriormente
em folha sulfite, cada criança realizará desenhos das histórias contadas.
4ª Etapa:
Construir um texto coletivo sobre a
importância do telefone, tendo a professora como escriba.
6ª Etapa:
Pesquisar com a turma alguns
números de telefones úteis e posteriormente construir cadernetas, onde as crianças
registrem esses telefones e levem para suas casas.
7ª Etapa:
Com copos de iogurte e barbante
confeccionar telefones, para que
brinquem uns com os outros.
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