VOCÊ SABIA QUE CADA BICHINHO MORA EM UMA
CASINHA?
O
PASSARINHO MORA NO NINHO, A ARANHA MORA NA TEIA, O MACACO MORA NO GALHO E O
GRILO MORA NA FOLHA.
LEIA:
A CASA E O SEU DONO
ELIAS JOSÉ- LUA DNO BREJO
ESSA
CASA É DE CACO
QUEM
MORA NELA É O MACACO
ESSA
CASA É TÃO BONITA
QUEM
MORA NELA É A CABRITA
ESSA
CASA É DE CIMENTO
QUEM
MORA NELA É O JUMENTO
ESSA
CASA É DE TELHA
QUEM
MORA NELA É A ABELHA
ESSA
CASA É DE LATA
QUEM
MORA NELA É A BARATA
ESSA
CASA É ELEGANTE
QUEM
MORA NELA É O ELEFANTE
E
DESCOBRI DE REPENTE
QUE
NÃO FALEI EM CASA DE GENTE.
(Conversar
com as crianças sobre o texto, o título, nome do autor. Fazer a leitura
apontada do texto destacando o espaçamento entre as palavras e a direção da
escrita. Conversar com os alunos sobre: - por onde o texto deve começar a ser
lido? - comentar que cada vez que é apontado no texto, uma palavra é lida. -
mostrar que as palavras são escritas separadas. - dialogar sobre o assunto
principal.)
2- FAÇA UM DESENHO REPRESENTANDO A SUA CASA:
3
- PINTE NO TEXTO A PALAVRA CASA.
4
- QUANTAS VEZES A PALAVRA CASA APARECE?
5
- COMPLETE COM O QUE SE PEDE:
6- COMPLETE COM AS LETRAS QUE FALTAM:
9- LIGUE A LETRA INICIAL À FIGURA
CORRESPONDENTE:
ESCUTE
A HISTÓRIA QUE SUA PROFESSORA IRÁ CONTAR:
A CASA AMBULANTE
Elisa Toyoma
AO AMANHECER, TODOS OS BICHINHOS SAEM DE
SUAS TOCAS PARA TOMAR AR PURO DO CAMPO.
DONA MINHOCA PERGUNTOU AO CARACOL:
- VOCÊ SEMPRE PASSEIA POR AQUI? ONDE VOCÊ
MORA?
A DONA ARANHA, QUE MORA PENDURADA NAS
FOLHAS COMENTOU:
- SEMPRE TE VEJO AQUI DO ALTO, MAS NÃO SEI
ONDE VOCÊ MORA.
E A DONA FORMIGA FICOU CURIOSA E RESOLVEU
PERGUNTAR:
- TAMBÉM QUERO SABER. ONDE VOCÊ MORA?
PARA MATAR A CURIOSIDADE DA TURMA TODA, O
CARACOL RESPONDEU:
- EU MORO AQUI E ALI, MORO EM TODO O LUGAR.
VOCÊS NÃO ADVINHAM? DEU UMA PARADINHA E APONTOU:
- OLHEM SÓ! EU CARREGO A CASA NAS COSTAS!
E CONTINUOU A FALAR:
- É PRÁTICO, ECONÔMICO, NÃO PAGO ALUGUEL,
NEM CONTAS DE LUZ E ÁGUA. E CADA DIA ESTOU EM UM LUGAR DIFERENTE.
O CARACOL SAIU PASSEANDO COM A CASA NAS
COSTAS E FELIZ DA VIDA.
10- PINTE O TÍTULO DA HISTÓRIA.
11-
CONTORNE O NOME DA AUTORA DA HISTÓRIA.
12-
CONVERSE COM SEUS AMIGOS SOBRE O QUE DIZ A HISTÓRIA.
13-
QUAL A 1ª LETRA DA PALAVRA CARACOL?
14-
QUAL A ÚLTIMA LETRA DA PALAVRA CARACOL?
15-
COMPLETE O NOME DOS BICHINHOS COM A LETRA QUE FALTA:
17-
COPIE AS PALAVRAS QUE VOCÊ FORMOU:
...............................................................
..............................................................
..............................................................
..............................................................
..............................................................
..............................................................
(Converse
com seus alunos sobre os diferentes tipos de moradia. Peça para que conversem
sobre o lugar onde moram).
PARA
CASA (18 , 19 e 20):
18-
QUAL O NOME DA SUA RUA?
19-
QUAL O NÚMERO DA SUA CASA?
20- FAÇA UM DESENHO REPRESENTANDO A CASA ONDE VOCÊ MORA:
21-
22-
PINTE NO ACRÓSTICO DE AZUL A PALAVRA
QUE COMEÇA COM A LETRA C, DE VERDE AS PALAVRAS QUE COMEÇAM COM A
LETRA A E DE VERMELHO A PALAVRA QUE COMEÇA COM A
LETRA S:
LEIA
A POESIA:
QUEM MORA?
QUEM
MORA NA CASA TORTA?
SEM
JANELINHA E SEM PORTA?
UM
GATO QUE USA SAPATO
E
TEM RETRATO NO QUARTO?
UMA
FLORZINHA PEQUENININHA
DE
SAINHACURTINHA?
UM
ELEFANTE COM RBINHO DE BARBANTE?
UM
PAPEL DE ÓCULOS E CHAPÉU?
UM
BOTÃO QUE TOCA VIOLÃO?
UM
PENTE COM DOR DE DENTE?
QUEM
MORA NA CASA? QUEM?
INVENTA
DEPRESSA ALGÚEM.
LIVRO BOQUINHA
FECHADA, DE MARIA MAZZETTI
(Dialogar
sobre a ideia principal)
23-
CONTORNE O TÍTULO DA POESIA.
24-
PINTE O NOME DA AUTORA DO POESIA.
24- O QUE NÃO EXISTE NA CASA ? COMPLETE COM A
LETRA QUE FALTA:
25-
PINTE NAS PALAVRAS JANELINHA E PORTA AS LETRAS DO SEU
NOME.
26-
CONTORNE AS VOGAIS.
27-
MARQUE UM X NAS CONSOANTES.
28-
RECORTE DE REVISTAS FIGURAS QUE INICIEM
COM:
A
E
I
O
U
Atividades super criativas.. Obrigada pela inspiração.
ResponderExcluir