sexta-feira, 17 de abril de 2015

Como adequar atividades para crianças no nível Pré- silábico, Silábico, Silábico Alfabético e Alfabético



SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA ALUNOS PRÉ- SILÁBICOS

-Todas as atividades realizadas devem partir de assuntos/ textos trabalhados em sala pela professora regente.
-As atividades propostas devem partir do nível de aprendizagem em que a criança se encontra, para que posteriormente ela possa avançar em seus conhecimentos.
-A maior parte das consignas das atividades para o aluno pré-silábico devem estar prontas previamente, para que o mesmo não perca tempo com cópias.

Vamos imaginar que a professora regente está trabalhando um texto informativo relacionado a um animal, por exemplo, o Lobo.
O aluno pode:
·         * Pintar/ contornar o título;
·        *  Localizar no texto a palavra LOBO e pintar;
·         * Contar o número de letras da palavra lobo;

·         * Pintar cada letra da palavra LOBO  de uma cor;
·         * Contornar as vogais da palavra;
·         * Marcar X nas consoantes da palavra;
·         * Pintar intervalos entre as palavras;
·         * Marcar as letras do texto que fazem parte de seu nome;
·         * Contar palavras de uma frase;
·         * Escrever a primeira letra da palavra LOBO;
·        *  Procurar em revistas palavras que iniciem com a mesma letra da palavra LOBO;
·         * Nomear colegas da turma que iniciem com a letra L;
·         * Contar o número de sílabas;
·         * Recortar e colar iniciais de figuras citadas no texto;
·          
·         * Montar quebra cabeça com a palavra escrita abaixo (letra por letra)



·         * Completar palavras do texto com a letra inicial ou final;
·         * Pintar no alfabeto as letras da palavra LOBO.


·         * Ligar a figura com à letra inicial;
·         * Formar a palavra LOBO com o alfabeto móvel;
·         Desenhar/recortar  figuras de acordo com a palavra escrita, ex:


·         * Pintar as figuras que iniciem com a letra L:




·         Trocar a primeira letra da palavra;
·          Pintar o nome correto da figura:




·       *   Colocar a letra inicial das figuras:



·         Contornar as figuras que iniciem com mesma letra de LOBO.
·         Desenhar e escrever o que desenhou de acordo com suas possibilidades;
·         Utilizar bingo de letras. Ex: o professor diz o nome de uma palavra do texto e o aluno precisa localizar no bingo sua inicial;
·         Etc.


SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA ALUNOS SILÁBICOS

                                      
·         Identificar a sílaba inicial;
·         Identificar a sílaba final;
·         Contar o número de sílabas de uma palavra;
·         Completar palavras com as letras ou sílabas que faltam;
·         Encontrar palavras que comece coma mesma sílaba. Na palavra LOBO, por exemplo, procurar em revistas palavras que comecem com LO;
·         Encontrar palavras que terminem com a mesma sílaba;
·         Verificar que palavra se forma ao retirar uma sílaba;

·         Montar quebra-cabeça (com a palavra separada em sílabas).
·         Selecionar algumas palavras que aparecem no texto. Pedir que o aluno escreva as palavras na ordem em que aparecem no texto e posteriormente em ordem alfabética. Ex:
LOBO      SELVA            MATA
ORDEM EM QUE APARECE
ORDEM ALFABÉTICA







·         Pintar o nome correto da figura:


SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA ALUNOS SILÁBICOS- ALFABÉTICOS

·         Completar letras que faltam em palavras dentro de uma palavra;
·         A partir de uma palavra formar outras;
·         Desembaralhar sílabas para formar palavras;
·         Ordenar palavras em ordem alfabética (Poucas palavras);
·         Compor palavras a partir de letras e escrever frases;
·         Compor palavras a partir de sílabas e escrever textos;
·         Construir frases com palavras dadas;
·         Completar letras que faltam nas palavras que faltam nos textos;
·         Ouvir e compreender histórias, versos, contos, letras de músicas, cartas, etc;
·         Transformar textos orais em textos escritos;
·         Separar palavras de uma frase e as frases de um texto ( Atividades com frases para organizar);
·         Escrever palavras de um texto ouvido, comparando o que escreveu com o texto;
·         Confrontar as próprias escritas com a dos colegas e do educador;
·         Escrever diversos tipos de textos silábico-alfabéticos e ler o que escreveu;



SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA ALUNOS ALFABÉTICOS
·         Completar palavras que faltam em uma frase;
·         Escrever frases a partir de uma palavra;
·         Desembaralhar sílabas para formar palavras;
·         Organizar palavras em ordem alfabética (Com variedades de palavras);
·         Produzir textos;
·         Escrever listas de palavras que apresentem as mesmas regularidas ortográficas em momentos que isto seja significativo;
·         Atividades a partir de um texto: leitura, localização de palavras ou frases; ordenar o texto;
·         Ouvir ou ler textos e escrever com as próprias palavras o que aconteceu;
·         Completar textos apresentados somente com o início ou final;
·         Transformar textos orais em textos escritos;
·         Colocar sinais de pontuação e letras maiúsculas em um texto;
·         Procurar palavras em dicionários para verificar seu significado e ortografia;
·         Etc

Um comentário: