SUGESTÕES
DE ATIVIDADES PARA ALUNOS PRÉ- SILÁBICOS
-Todas as atividades
realizadas devem partir de assuntos/ textos trabalhados em sala pela professora
regente.
-As atividades
propostas devem partir do nível de aprendizagem em que a criança se encontra,
para que posteriormente ela possa avançar em seus conhecimentos.
-A maior parte das
consignas das atividades para o aluno pré-silábico devem estar prontas
previamente, para que o mesmo não perca tempo com cópias.
Vamos imaginar que a
professora regente está trabalhando um texto informativo relacionado a um
animal, por exemplo, o Lobo.
O aluno pode:
· * Pintar/ contornar o título;
· * Localizar no texto a palavra LOBO e pintar;
· * Contar o número de letras da palavra lobo;
· * Pintar cada letra da palavra LOBO de uma cor;
· * Contornar as vogais da palavra;
· * Marcar X nas consoantes da palavra;
· * Pintar intervalos entre as palavras;
· * Marcar as letras do texto que fazem parte de
seu nome;
· * Contar palavras de uma frase;
· * Escrever a primeira letra da palavra LOBO;
· * Procurar em revistas palavras que iniciem com
a mesma letra da palavra LOBO;
· * Nomear colegas da turma que iniciem com a
letra L;
· * Contar o número de sílabas;
· * Recortar e colar iniciais de figuras citadas
no texto;
·
· * Montar quebra cabeça com a palavra escrita
abaixo (letra por letra)
· * Completar palavras do texto com a letra
inicial ou final;
· * Pintar no alfabeto as letras da palavra LOBO.
· * Ligar a figura com à letra inicial;
· * Formar a palavra LOBO com o alfabeto móvel;
·
Desenhar/recortar figuras de acordo com a palavra escrita, ex:
· * Pintar as figuras que iniciem com a letra L:
·
Trocar a primeira letra da palavra;
·
Pintar
o nome correto da figura:
· * Colocar
a letra inicial das figuras:
·
Contornar as figuras que iniciem com mesma
letra de LOBO.
·
Desenhar e escrever o que desenhou de acordo
com suas possibilidades;
·
Utilizar bingo de letras. Ex: o professor diz
o nome de uma palavra do texto e o aluno precisa localizar no bingo sua
inicial;
·
Etc.
SUGESTÕES DE
ATIVIDADES PARA ALUNOS SILÁBICOS
·
Identificar a sílaba inicial;
·
Identificar a sílaba final;
·
Contar o número de sílabas de uma palavra;
·
Completar palavras com as letras ou sílabas
que faltam;
·
Encontrar palavras que comece coma mesma
sílaba. Na palavra LOBO, por exemplo, procurar em revistas palavras que comecem
com LO;
·
Encontrar palavras que terminem com a mesma
sílaba;
·
Verificar que palavra se forma ao retirar uma
sílaba;
·
Montar quebra-cabeça (com a palavra separada
em sílabas).
·
Selecionar algumas palavras que aparecem no
texto. Pedir que o aluno escreva as palavras na ordem em que aparecem no texto e
posteriormente em ordem alfabética. Ex:
LOBO
SELVA MATA
ORDEM EM QUE
APARECE
|
ORDEM ALFABÉTICA
|
|
|
|
|
|
|
·
Pintar o nome correto da figura:
SUGESTÕES
DE ATIVIDADES PARA ALUNOS SILÁBICOS- ALFABÉTICOS
·
Completar letras que faltam em palavras
dentro de uma palavra;
·
A partir de uma palavra formar outras;
·
Desembaralhar sílabas para formar palavras;
·
Ordenar palavras em ordem alfabética (Poucas palavras);
·
Compor palavras a partir de letras e escrever
frases;
·
Compor palavras a partir de sílabas e
escrever textos;
·
Construir frases com palavras dadas;
·
Completar letras que faltam nas palavras que
faltam nos textos;
·
Ouvir e compreender histórias, versos,
contos, letras de músicas, cartas, etc;
·
Transformar textos orais em textos escritos;
·
Separar palavras de uma frase e as frases de
um texto ( Atividades com frases para organizar);
·
Escrever palavras de um texto ouvido,
comparando o que escreveu com o texto;
·
Confrontar as próprias escritas com a dos
colegas e do educador;
·
Escrever diversos tipos de textos silábico-alfabéticos
e ler o que escreveu;
SUGESTÕES
DE ATIVIDADES PARA ALUNOS ALFABÉTICOS
·
Completar palavras que faltam em uma frase;
·
Escrever frases a partir de uma palavra;
·
Desembaralhar sílabas para formar palavras;
·
Organizar palavras em ordem alfabética (Com variedades
de palavras);
·
Produzir textos;
·
Escrever listas de palavras que apresentem as
mesmas regularidas ortográficas em momentos que isto seja significativo;
·
Atividades a partir de um texto: leitura,
localização de palavras ou frases; ordenar o texto;
·
Ouvir ou ler textos e escrever com as
próprias palavras o que aconteceu;
·
Completar textos apresentados somente com o
início ou final;
·
Transformar textos orais em textos escritos;
·
Colocar sinais de pontuação e letras
maiúsculas em um texto;
·
Procurar palavras em dicionários para
verificar seu significado e ortografia;
·
Etc
Obrigada, amei as sugestões de planos de aula.
ResponderExcluir