Área do conhecimento: Oralidade, Movimento.
Duração: 5 Etapas
Objetivos: Conhecer regras da brincadeira amarelinha;
Identificar brincadeiras de preferência da criança.
DESENVOLVIMENTO
1ª Etapa:
Ler para as crianças o fragmento do poema de Sandra
Ferreira Barbosa Brincadeira é alegria.
BRINCADEIRA É ALEGRIA
Brincadeira é alegria
É um direito da criança
O sorriso e a fantasia
Fazem parte da infância
Pique esconde e carrinho
Jogar bola e peteca
Roda, roda, amarelinha
Passa anel, pião, boneca.
Em roda de conversa dialogar sobre as brincadeiras mencionadas no poema,
quais destas brincadeiras conhecem.
Fazer uma lista com as brincadeiras de preferencia das
crianças.
2ª Etapa:
Retomar com a turma as brincadeiras preferidas de cada
um e construir um gráfico com as brincadeiras escolhidas. O gráfico pode ser
feito a partir do desenho de cada criança.
3ª Etapa:
Retomar o poema Brincadeira é alegria e destacar a
brincadeira amarelinha.
Dialogar sobre a brincadeira, se conhecem, quem já
brincou.
Construir com as crianças uma amarelinha e explicar
como se brinca. Pedir que observem quantos quadros há na amarelinha e juntamente
com a turma enumerar e brincar.
4ª Etapa:
Relembrar com as crianças como foi a brincadeira,
deixar que digam sobre o que mais gostaram. Solicitar que a turma realize uma pesquisa com os familiares, interrogando se
já brincaram de amarelinha e qual versão da brincadeira conhecem. Pedir que os
familiares registrem com os filhos.
5ª Etapa:
Pedir que as crianças contem uns aos outros como foi
a pesquisa em casa. Deixar que uns ensinem aos outros as diversas formas de
brincar de amarelinha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário