quinta-feira, 2 de junho de 2016

Sequência Didática: Amarelinha- Educação infantil


Área do conhecimento: Oralidade, Movimento.
                            
Duração: 5 Etapas

Objetivos: Conhecer regras da brincadeira amarelinha;
               Identificar brincadeiras de preferência da criança.

DESENVOLVIMENTO

1ª Etapa:
 Ler para as crianças o fragmento do poema de Sandra Ferreira Barbosa Brincadeira é alegria.

BRINCADEIRA É ALEGRIA

Brincadeira é alegria
É um direito da criança
O sorriso e a fantasia
Fazem parte da infância

Pique esconde e carrinho
Jogar bola e peteca
Roda, roda, amarelinha
Passa anel, pião, boneca.

Em roda de conversa dialogar  sobre as brincadeiras mencionadas no poema, quais destas brincadeiras conhecem.
Fazer uma lista com as brincadeiras de preferencia das crianças.

2ª Etapa:
Retomar com a turma as brincadeiras preferidas de cada um e construir um gráfico com as brincadeiras escolhidas. O gráfico pode ser feito a partir do desenho de cada criança.

3ª Etapa:
Retomar o poema Brincadeira é alegria e destacar a brincadeira amarelinha.
Dialogar sobre a brincadeira, se conhecem, quem já brincou.
Construir com as crianças uma amarelinha e explicar como se brinca. Pedir que observem quantos quadros há na amarelinha e juntamente com a turma enumerar e brincar.

4ª Etapa:
Relembrar com as crianças como foi a brincadeira, deixar que digam sobre o que mais gostaram. Solicitar que a turma realize uma  pesquisa com os familiares, interrogando se já brincaram de amarelinha e qual versão da brincadeira conhecem. Pedir que os familiares registrem com os filhos.

5ª Etapa:
Pedir que as crianças contem uns aos outros como foi a pesquisa em casa. Deixar que uns ensinem aos outros as diversas formas de brincar de amarelinha.




Nenhum comentário:

Postar um comentário