Duração: 7 Etapas
Objetivos:
- Desenvolver gradativamente a linguagem oral em diferentes situações de interação.
- Compreender progressivamente a função da escrita em diferentes contextos.
- Fazer uso da escrita de acordo com suas hipóteses.
- Vivenciar situações da leitura de diferentes gêneros textuais.
DESENVOLVIMENTO
1ª Etapa:
Conversar com as crianças sobre o
jornal impresso, o que sabem, se os familiares leem em casa. Entregar jornais para
que as crianças manuseiem e explorem livremente.
2ª Etapa:
Com um jornal impresso em mãos,
explicar que o material esta organizado em cadernos e que cada caderno fala de
um assunto diferente, exemplo: Notícias
, Economia, Esporte, Ciência e Tecnologia ,Cultura (Cinema, Música, Teatro,
Televisão) , Turismo, Informática,
Automobilismo, Moda, etc.
Propor à turma a realização de um
jornal da escola e construir uma lista sobre os cadernos que deverão conter e
escolher o nome do jornal.
3ª Etapa:
Construir o caderno de Notícias.
Verificar os acontecimentos importantes da escola, realizar entrevistas,
podendo ser a professora a escriba, conforme as perguntas das crianças.
4ª Etapa:
Construir o caderno de Esportes.
Verificar os esportes de preferencia dos estudantes da escola e realizar
pesquisa sobre seus benefícios para a saúde.
5ª Etapa: Construir o caderno de
Cultura: Levar as crianças para entrevista com a diretora da escola,
interrogando sobre os momentos culturais que ocorrerão no decorrer do ano,
festas e outros eventos. Registrar por
meio de desenhos.
6ª Etapa:
Construir o caderno Turismo. Verificar os
pontos turísticos da cidade e quais já foram visitados pela escola. Pesquisar
sobre os lugares onde as crianças ainda desconhecem e realizar registros sobre
ele.
7ª Etapa:
Reunir os cadernos elaborados
pelas crianças e confeccionar o jornal da escola. Deixar o jornal em exposição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário