sexta-feira, 4 de outubro de 2024

Conteúdos: Leitura literária, Propriedades do SEA. Compreensão e interpretação de textos.

Conteúdos: Leitura literária, Propriedades do SEA. Compreensão e interpretação de textos.

Objetivos: - Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade.

- Ler e escrever o nome próprio completo e os nomes dos colegas.

- Utilizar sistema gráfico da língua de forma adequada, reconhecendo sua organização alfabética- silábica e as possíveis relações grafofônicas.

 

-Recursos:

·         Livro literário.

·         Folhas para os desenhos.

 

Critérios de ensino e aprendizagem:

- Reconhece que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade.

- Ler e escrever o nome próprio completo e os nomes dos colegas.

- Utilizar sistema gráfico da língua de forma adequada, reconhecendo sua organização alfabética- silábica e as possíveis relações grafofônicas.

 

 

Encaminhamento metodológico:

·        Solicitar aos estudantes que montem o quebra-cabeça e descubram o nome do livro que iremos ler.



·         Explorar os elementos da capa: título, autor, editora, ilustrações.

·         Perguntar aos estudantes como eles imaginam que seja a história de “Ninguém e eu”.

·         Realizar a leitura do livro “Ninguém e eu” de Bart Mertens e Bejamim Leroy.

·         Retomar com os estudantes o nome da personagem, como foram os seus dias e como ele passava o tempo.

·          “Ninguém brincava com algo. Como se chamava algo que “Ninguém” encontrou?

·         E você, com o que gosta de brincar? Faça um desenho seu brincando com algo favorito e depois escreva:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

·         Ninguém vivia sozinho e tudo se tornou melhor quando ele encontrou outra pessoa para viver. Desenhe como é a sua família e escreva o nome deles.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

·         O nome da personagem existe na vida real? Alguém se chama “Ninguém”? Que nome você daria a “Ninguém”?

·         Você sabe a origem do seu nome? Quem escolheu? Você sabe o significado de seu nome?

·         Pesquisar com os estudantes o significado do nome de cada um.

·         Faça seu autorretrato.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

·         Construção da filipeta do nome.

·         Ditado das palavras (diagnóstica).

·         Ninguém estava entediado há muito tempo. Você lembra o final da história?

·         Desenhe o final da história de acordo com as orientações da professora:

   

- Ninguém e Eu ficaram próximos um ao outro no canto esquerdo.

- Abaixo deles havia uma areia clarinha de uma ilha.

- A direita de Ninguém e Eu um lindo mar cheio de peixinhos.

-Acima deles várias gaivotas voavam no céu.

- Atrás dos dois estava a bola.

- No meio da ilha uma linda árvore florida.

 

 

·         E você, gosta do seu nome?

·         Você conhece alguém que tenha um nome difícil de falar?

·         Pesquisar com os estudantes nomes com pronúncias difíceis.

·         Ler com os estudantes:

 

Nome Esquisito

Tenho nome esquisito

Bem difícil de falar

Toda vez que alguém me pergunta

Eu tenho que soletrar.

Por que não me chamo Lucas

Bruno, Pedro ou Marcelo

Os meus pais me deram um nome

Que só eles acham belo.

Outro dia eu conheci

O irmão do amigo meu

E não é que ele tinha

O mesmo nome que o meu!

Perguntei: -Como é que pode?

Você não acha esquisito?

Ele disse: -Ao contrário,

Nosso nome é bem bonito!

Pensei: Se ele gosta tanto

Eu também posso gostar

E hoje quando alguém pergunta

Falo sem titubear.

Eu fiz uma troca boa

Pra ter mais felicidade

Joguei fora vergonha

E ganhei a liberdade

Literatura Cordel:

Literatura Cordel

César Obeid:O Autor

https://www.cesarobeid.com.br/

Acessado em https://prezi.com/p/dsvkqz1zkh3q/crianca-poeta/ em 11/03/2024

 

 

·         O autor disse o nome e porquê era esquisito?

·         Você conhece muitas pessoas com o nome igual ao seu?

·         Que nomes o personagem gostaria de ter?

 

- Descubra qual o nome com o maior número de letras.

- Descubra quais os nomes que possuem a mesma quantidade de letras.

- Identifique o nome que termina com uma consoante.

- Coloque os nomes em ordem alfabética.

 

 

·         Propor o jogo “Batalha dos nomes”, onde os estdantes deverão escrever (pode ser de forma coletiva) os nomes que conhecem.

·         Construir com os estudantes o jogo “Batalha dos nomes”. Em 24 cartões ou tiras de papel, escrever com os estudantes nomes de pessoas conhecidas.

 

Batalha dos nomes

O jogo consiste em comparar o tamanho dos nomes escritos nas cartas.

Neste jogo as crianças tem o desafio de identificar, a apartir dos nomes escritos nas cartas, qual dos nomes possui a maior sequência sonora. Ao terem de dizer os nomes em voz alta, para compará-los quanto ao seu tamanho, as crianças podem observar que as palavras são compostas por unidades sonoras menores.

 

Participantes

Dois jogadores ou duas duplas.

 

Componentes

24 cartas com nomes escritos.

 

Objetivo

Identificar qual dos nomes é o maior dentre as cartas que estão na mesa.

 

Preparação

·         Formar duplas de jogadores.

·         Embaralhar as cartas.

·         Distribuir igualmente as cartas entre os jogadores ou duplas.

·         Cada jogador deve deixar suas cartas com as imagens viradas para baixo sobre a mesa, formando um monte.

·         Não é permitido olhar as cartas que estão no monte.

 

O jogo

·         Ao sinal , dois jogadores (ou um de cada dupla, caso seja essa a configuração) devem virar a primeira carta de seus montes.

·         Ambos devem dizer o nome que está em sua carta e identificar qual deles tem o maior número de sílabas (ciclo II) e maior número de letras (ciclo I).

·         Aquele que tiver a carta com o maior número de letras ou sílabas ganha o par de cartas.

·         Se duas palavras coincidirem  quanto ao tamanho, cada jogador deverá desvirar mais uma carta do monte. O que tiver a carta com o maior nomes, receberá as 4 cartas.

·         O jogo acaba quando não houver mais cartas para ser viradas. Vence o jogador que tiver conseguido mais cartas.


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