Duração aproximada: 90 minutos
Sugerimos as seguintes etapas:
Preparando...
Separe, para cada aluno: as folhas de atividade, lápis, lápis de cor, cola e tesoura.
Motivando os alunos...
Coloque as crianças sentadas em círculo. Conte uma história que aconteceu com você, recentemente.
Sugestão:
Ontem, quando estava passeando com meu cachorro Totó, um gatinho de rua passou pela nossa frente. O meu cachorro saiu correndo atrás do gatinho e, como estava preso na coleira, me arrastou com ele. Ele correu em volta do parquinho todo e o gatinho, finalmente, conseguiu se
esconder sem que Totó a visse. Finalmente, cansados, eu e meu cachorro voltamos para casa.
Iniciando...
Entregue para cada aluno as folhas de atividade. Depois, peça que contem algo que aconteceu com eles, só que com desenhos. Eles devem ilustrar em ordem, seguindo as setas e números.
Desenvolvendo...
Depois que todos desenharem, volte para o círculo. Peça para que eles contem a história, oralmente, mostrando os desenhos para todos da turma.
Terminando...
Coloque as histórias criadas pelos alunos no mural. Esses desenhos também servem para fazer sondagem com os alunos. (dê um papel pautado para eles e peça que escrevam a história da maneira como souberem.
Avaliando...
Cole as folhas de atividade em ordem. Observe se os alunos desenharam a história em seqüência lógica (início, meio e fim) e se eles a contaram de forma clara.
Adaptando...
Para alunos mais adiantados, peça para que eles desenhem a história e depois escrevam sobre cada ilustração.
Outra atividade é confeccionar livros com os alunos, pedindo que façam somente ilustrações, uma em cada página, contando uma história que eles já conhecem. Quando terminar a atividade, ajude-os a colocar título, autor e ilustrador. Faça uma exposição dos livros.
Todos os direitos reservados ao Ministério da Educação - MEC.
Qualquer parte desta obra pode ser reproduzida desde que citada a fonte.
PROGRAMA DE APOIO A LEITURA E ESCRITA PRALER
ATIVIDADES DE APOIO À APRENDIZAGEM 1
A DESCOBERTA
DA LEITURA E DA ESCRITA
BRASÍLIA
2007
Nenhum comentário:
Postar um comentário