PLANEJAMENTO DE ENSINO
PROFESSORA:
COMPONENTE
CURRICULAR: ARTE – ARTES VISUAIS 1º
ANO 1º TRIMESTRE AULAS PREVISTAS :
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OBJETIVOS:
• Experimentar as
diferentes possibilidades do uso dos elementos das linguagens artísticas .
• Perceber diferentes
materiais e técnicas presentes nas produções artísticas.
• Perceber relações entre os elementos das
linguagens artísticas em diferentes contextos culturais.
• Ampliar o repertório
artístico e cultural, por meio da leitura de obras contextualizadas, em
diferentes tempos e espaços .
• Perceber a diversidade de gênero,
étnico-racial, geracional, entre outras, nas produções artísticas, bem como
seus(suas) autores(as).
• Desenvolver
linguagem própria na perspectiva de criação artística.
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QUANTIDADES DE AULAS E CRITERIOS
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CONTEÚDOS
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CRITÉRIOS DE ENSINO DE APRENDIZAGEM
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METODOLOGIA
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RECURSOS
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AVALIAÇÃO
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• Arte abstrata: conceito, diferentes suportes e riscantes,
possibilidades gestuais e simbólicas, formas, cores e texturas.
• Abstracionismo geométrico: formas geométricas, exercícios de
composição, experimentação de materiais e suportes diferenciados.
• Composições abstratas em diferentes tempos e lugares: produções
artísticas locais, regionais, nacionais e internacionais .
• Elementos das artes visuais (linha, cor, plano, volume e textura).
Cor: primárias e secundárias, quentes e frias, adição cromática,
experimentação e exploração simbólica. • Iniciação à figuração – noção
espacial e esquema corporal (formas estruturadas). • Linguagem pictórica.
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1) Explora diferentes suportes e riscantes em
composições abstratas. 2) Conhece
artistas que se utilizam da linguagem abstrata.
3) Diferencia as
formas geométricas.
4) Utiliza diferentes
formas geométricas em composições abstratas.
5) Explora as cores, de forma intencional,
em suas composições pictóricas e outras.
6) Faz tentativas de
figuração em suas composições gráficas (formas estruturadas).
7) Aprecia as
produções visuais de artistas e colegas e emite opinião própria a respeito.
8) Fica satisfeito com o resultado de suas
produções visuais.
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PLANEJAMENTO DE ENSINO
PROFESSORA:
COMPONENTE CURRICULAR: ARTE
- MÚSICA 1º ANO
2º TRIMESTRE AULAS
PREVISTAS :
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OBJETIVOS:
•
Experimentar as diferentes possibilidades do uso dos elementos das linguagens
artísticas .
• Perceber diferentes
materiais e técnicas presentes nas produções artísticas.
• Perceber relações entre os elementos das linguagens artísticas em
diferentes contextos culturais.
• Ampliar o repertório
artístico e cultural, por meio da leitura de obras contextualizadas, em
diferentes tempos e espaços .
• Perceber a diversidade de
gênero, étnico-racial, geracional, entre outras, nas produções artísticas,
bem como seus(suas) autores(as).
• Desenvolver linguagem
própria na perspectiva de criação artística
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QUANTIDADES
DE AULAS E CRITERIOS
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CONTEÚDOS
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CRITÉRIOS
DE ENSINO DE APRENDIZAGEM
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METODOLOGIA
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RECURSOS
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AVALIAÇÃO
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MÚSICA
• Elementos do som (timbre,
duração, intensidade e altura). • Elementos da música (pulso, ritmo, melodia,
andamento e dinâmica). • Cancioneiro popular do Brasil e do mundo, de
diferentes tempos e espaços. Música de concerto brasileira6 . • A relação da
produção musical com o contexto social em diferentes tempos e espaços. •
Jogos de mãos e copos, cantigas de roda, parlendas, brincadeiras cantadas e
rítmicas.
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1) Explora os elementos do som.
2) Explora e utiliza os elementos da música.
3) Interpreta músicas do repertório indicado com canto em uníssono e
execução instrumental, explorando os elementos da música.
4) Participa de jogos e brincadeiras musicais com variação de
timbres, andamento, dinâmica e marcação de pulso.
5) Percebe relações entre os elementos da linguagem musical nos
diferentes contextos culturais do repertório trabalhado.
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PLANEJAMENTO DE ENSINO
PROFESSORA:
COMPONENTE
CURRICULAR: ARTE - TEATRO 1º
ANO 3º TRIMESTRE AULAS PREVISTAS :
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OBJETIVOS: • Experimentar as diferentes
possibilidades do uso dos elementos das linguagens artísticas7 .
• Perceber diferentes materiais e técnicas
presentes nas produções artísticas.
• Perceber relações
entre os elementos das linguagens artísticas em diferentes contextos
culturais.
• Ampliar o repertório
artístico e cultural por meio da leitura de obras contextualizadas em
diferentes tempos e espaços.
• Perceber a diversidade de gênero,
étnico-racial, geracional, entre outras, nas produções artísticas, bem como
seus(suas) autores(as).
• Desenvolver
linguagem própria na perspectiva de criação artística.
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QUANTIDADES DE AULAS E CRITERIOS
|
CONTEÚDOS
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CRITÉRIOS DE ENSINO DE APRENDIZAGEM
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METODOLOGIA
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RECURSOS
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AVALIAÇÃO
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TEATRO
• Corpo em relação a diferentes espaços (jogo cênico em diferentes
espaços educativos).
• Criação cênica a partir de diferentes estímulos: adereços, objetos
e figurinos.
• Brincadeiras infantis e suas possibilidades cênicas (brincadeiras
tradicionais de diferentes culturas) .
• Teatralidades na literatura
infantil das diferentes culturas.
• Jogo cênico: exploração da linguagem corporal.
• Formação de plateia: apreciação de espetáculos cênicos e da
produção do(as) colegas.
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1) Explora, nas
brincadeiras infantis, as possibilidades expressivas do corpo.
2) Improvisa
individual e coletivamente, com objetos, figurinos e adereços e outros
estímulos.
3) Experimenta a linguagem teatral por meio da
expressão corporal, com variados estímulos.
4) Participa de jogos
teatrais e dramáticos, explorando o corpo.
5) Experimenta
cenicamente as possibilidades dramáticas na literatura infantil.
6) Percebe a criação
do(a) colega, colocando-se como espectador.
7) Aprecia as
produções artísticas, desenvolvendo a fruição e o conhecimento dos códigos
cênicos.
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DANÇA
• Cantigas de roda e brincadeiras infantis de diferentes culturas10.
• O corpo e suas partes:
movimentos articulares; base de apoio.
• Experimentação do espaço do corpo e diferentes formas de
deslocamento: espaço individual, espaço compartilhado, movimentos
homolaterais.
• Qualidades do movimento:
peso leve e pesado.
• Lugares e espaços para dançar: espaços na comunidade relacionados à
dança; artísticas e grupos da comunidade.
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8) Percebe o corpo
dançante a partir das cantigas de roda e brincadeiras infantis.
9) Reconhece as partes
do corpo e as possibilidades de movimento articulares.
10) Experimenta o
espaço do corpo e as possibilidades de deslocamento no espaço: individual e
compartilhado.
11) Explora o corpo,
no espaço, a partir das diferentes qualidades de movimento: peso leve e
pesado.
12) Conhece lugares e espaços para dança e
artistas e grupos da comunidade.
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PLANEJAMENTO DE ENSINO
PROFESSORA:
COMPONENTE
CURRICULAR: CIÊNCIAS 1º ANO
1º TRIMESTRE AULAS
PREVISTAS :
OBJETIVOS: • Reconhecer e localizar as estruturas
externas do corpo humano, incluindo os órgãos dos sentidos.
• Reconhecer as
diferenças do ser humano, respeitando as individualidades de cada pessoa.
• Valorizar o próprio
corpo, desenvolvendo hábitos saudáveis, a autoestima e o autocuidado.
• Entender a vacinação como um avanço
científico importante na prevenção de doenças no ser humano.
• Conhecer as
tecnologias e inovações científicas que contribuem para qualidade de vida das
pessoas com deficiência(s).
QUANTIDADES DE AULAS E CRITERIOS
CONTEÚDOS
CRITÉRIOS DE ENSINO DE APRENDIZAGEM
METODOLOGIA
RECURSOS
AVALIAÇÃO
• Estrutura externa do corpo humano: cabeça, pescoço, tronco, membros
e características sexuais primárias.
• Órgãos dos sentidos:
localização e funções.
1) Reconhece a
organização externa do corpo humano e indica a localização da cabeça, do
pescoço, do tórax, do abdômen, dos braços, das mãos, das pernas e dos pés.
2) Diferencia meninos
e meninas, a partir das características sexuais primárias (por exemplo:
presença de vulva nas meninas e pênis e saco escrotal nos meninos).
3) Identifica os órgãos dos sentidos e suas
funções.
• Diferenças individuais quanto às características biológicas e
socioculturais.
4) Reconhece as
diversidades humanas (por exemplo: físicas, culturais, étnicas, geracionais e
de gênero) e demonstra atitudes de respeito às individualidades de cada
pessoa.
• Saúde como bem-estar individual e coletivo: hábitos de higiene,
alimentação saudável, postura correta e prevenção de acidentes.
• Vacinação como prevenção de doenças na infância.
5) Valoriza o próprio
corpo e adota hábitos saudáveis: escolha dos alimentos em situações do
cotidiano, higiene pessoal e postura correta ao sentar-se.
6) Reconhece maneiras
de prevenir acidentes, como quedas, ferimentos, asfixia, choque elétrico,
afogamento, atropelamento, queimaduras e contato com animais peçonhentos e
plantas tóxicas.
7) Entende que a
vacinação é importante para prevenir doenças.
• Tecnologias e inovações científicas destinadas às pessoas com
deficiência(s): cadeiras de rodas, bengalas, próteses, óculos e aparelhos de
surdez.
8) Identifica objetos,
ferramentas e dispositivos produzidos pela Ciência e Tecnologia que ajudam a
ampliar os sentidos humanos e corrigir ou diminuir as deficiências físicas.
PLANEJAMENTO DE ENSINO
PROFESSORA:
COMPONENTE
CURRICULAR: CIÊNCIAS 1º ANO
2º TRIMESTRE AULAS
PREVISTAS :
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OBJETIVOS: • Diferenciar seres vivos dos componentes não
vivos do ambiente próximo, reconhecendo as necessidades básicas dos seres
vivos.
• Investigar
algumas características de animais e plantas.
• Identificar as formas como o ser humano se
relaciona com os outros animais e com as plantas, demonstrando preocupação e
cuidados com os seres vivos existentes no ambiente onde vive.
• Investigar os
alimentos de origem animal e os de origem vegetal utilizados pelo ser humano
em seu cotidiano e seus modos de obtenção.
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QUANTIDADES DE AULAS E CRITERIOS
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CONTEÚDOS
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CRITÉRIOS DE ENSINO DE APRENDIZAGEM
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METODOLOGIA
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RECURSOS
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AVALIAÇÃO
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• Componentes vivos (ser humano, outros
animais e plantas) e não vivos (ar, água, solo, rochas e luz e calor do sol)
do ambiente próximo da criança.
• Necessidades básicas dos seres vivos.
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1)
Diferencia seres vivos de componentes não vivos existentes no ambiente
próximo.
2) Entende que todos os seres vivos, inclusive
o ser humano, alimentam-se, produzem e eliminam resíduos, crescem, se
reproduzem e necessitam de ar, espaço, abrigo, luz e água.
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• Características gerais de animais e
plantas do ambiente próximo da criança.
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3) Diferencia animais e plantas a partir de
suas características gerais (por exemplo: número de patas, cobertura do
corpo, locomoção, tamanho das plantas, cor das folhas e flores, formato das
folhas, presença ou não de folhas, flores e frutos, entre outros).
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• Respeito e cuidados com os animais e
plantas existentes no ambiente próximo da criança.
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4)
Compreende que animais e plantas são importantes e devem ser tratados com
cuidado e respeito.
5)
Identifica atitudes responsáveis relacionadas à posse de animais e suas
necessidades.
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Alimentos de origem animal e vegetal
utilizados no cotidiano.
• Cultivo de plantas utilizadas na
alimentação humana: hortas, pomares e lavouras. • Criação de animais para
alimentação humana: granjas, pastagens, viveiros e tanques.
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6) Identifica
os alimentos de origem vegetal e animal utilizados no cotidiano (por exemplo:
leite, ovos, carnes, arroz, feijão, saladas, frutas, entre outros) e seus
modos de obtenção.
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PLANEJAMENTO DE ENSINO
PROFESSORA:
COMPONENTE
CURRICULAR: CIÊNCIAS 1º ANO
3º TRIMESTRE AULAS
PREVISTAS :
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OBJETIVOS:
• Identificar os
recursos naturais utilizados para a obtenção dos materiais de que são feitos
os objetos utilizados no cotidiano.
• Investigar, por meio dos órgãos dos
sentidos, as propriedades dos materiais utilizados no cotidiano.
• Identificar atitudes
que contribuem para a preservação do ambiente.
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QUANTIDADES DE AULAS E CRITERIOS
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CONTEÚDOS
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CRITÉRIOS DE ENSINO DE APRENDIZAGEM
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METODOLOGIA
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RECURSOS
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AVALIAÇÃO
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• Materiais de que são feitos alguns objetos utilizados no cotidiano:
papel, vidro, madeira, metal e plástico.
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1) Identifica quais
são os recursos naturais utilizados para a obtenção dos materiais de que são
feitos os objetos utilizados no cotidiano (por exemplo: o vidro vem da areia;
a madeira e o papel vêm das árvores; o plástico vem do petróleo; os tecidos
vêm do algodão, da lã ou do petróleo; os metais vêm das rochas; entre
outros).
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• Noções das propriedades específicas dos materiais: cor, brilho,
odor, sabor, textura, transparência, temperatura e forma. • Uso dos
materiais, no cotidiano, de acordo com suas propriedades
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2) Investiga, por meio
dos órgãos dos sentidos, as propriedades dos materiais e relaciona essas
propriedades com o seu uso (por exemplo: quais são os melhores materiais para
absorver água ou quais são impermeáveis; situações em que usamos o vidro, o
plástico e o ferro; entre outros).
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• Atitudes responsáveis em relação à preservação do ambiente:
separação dos resíduos sólidos e a coleta seletiva; redução ou eliminação do
desperdício.
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3) Identifica atitudes
relacionadas à preservação ambiental (por exemplo: não jogar lixo no chão;
evitar o desperdício de materiais e alimentos; separar o lixo corretamente em
materiais recicláveis e não recicláveis; entre outros).
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PLANEJAMENTO DE ENSINO
PROFESSORA:
COMPONENTE
CURRICULAR: EDUCAÇÃO FÍSICA
1º ANO 1º TRIMESTRE AULAS PREVISTAS :
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OBJETIVOS: • Conhecer, vivenciar e explorar as
múltiplas possibilidades de movimentação corporal, desenvolvendo atitudes de
confiança durante as situações que envolvem a interação, por meio do brincar.
• Reconhecer o próprio
corpo, identificar suas partes, os movimentos e funções respectivas.
• Desenvolver a
consciência corporal e compreender como o corpo se movimenta e se relaciona
com espaços, materiais e colegas.
• Identificar
situações de risco presentes na prática da ginástica e compreender a maneira
apropriada de realizar as atividades em segurança.
• Reconhecer e
respeitar a diversidade, percebendo, em suas experiências corporais, as
potencialidades e limitações de si mesmo(a) e do(a) outro(a), superando
conflitos por meio do diálogo e de relações positivas.
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QUANTIDADES DE AULAS E CRITERIOS
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CONTEÚDOS
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CRITÉRIOS DE ENSINO DE APRENDIZAGEM
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METODOLOGIA
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RECURSOS
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AVALIAÇÃO
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• GINÁSTICA: – Ginástica formativa : práticas corporais que envolvem
locomoção, equilíbrio, manipulação, combinação de posturas (correr, andar,
rolar, rastejar, saltar, saltitar, lançar, receber, bater, chutar, alongar,
esquivar, equilibrar, etc.) e que demandam domínio e reconhecimento corporal,
podendo ser realizadas com ou sem o uso de materiais – bolas, bastões, pneus,
lenços, jornais, etc., e equipamentos – plinto, banco, trave, etc.,
envolvendo elementos de outras formas de ginástica.
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1) Conhece, vivencia e
explora as múltiplas possibilidades de movimentação corporal presentes na
prática da ginástica, desenvolvendo atitudes de confiança durante as
situações que envolvem a interação, por meio do brincar.
2) Reconhece o próprio corpo, identifica suas
partes, os movimentos e funções respectivas por meio da prática da ginástica.
3) Desenvolve a
consciência corporal e compreende como o corpo se movimenta e se relaciona
com espaços, materiais e colegas, por meio da prática da ginástica.
4) Identifica
situações de risco presentes na prática da ginástica e compreende a maneira
apropriada de realizar as atividades em segurança.
5) Reconhece e respeita a diversidade e
percebe, em suas experiências corporais, as potencialidades e limitações de
si mesmo(a) e do(a) outro(a), superando conflitos por meio do diálogo e de
relações positivas.
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PLANEJAMENTO DE ENSINO
PROFESSORA:
COMPONENTE
CURRICULAR: EDUCAÇÃO FÍSICA 1º
ANO 2º TRIMESTRE AULAS PREVISTAS :
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OBJETIVOS: • Conhecer e vivenciar diferentes jogos e
brincadeiras da cultura infantil, por meio de jogos interpretativos e
sensoriais.
• Conhecer e
compreender a existência de características diferenciadas para os jogos e
brincadeiras, de acordo com cada contexto regional/cultural.
• Expressar-se corporalmente de forma
espontânea, brincando com o faz de conta, por meio da dramatização e
imitação.
• Experimentar
sensações corporais diversas e compreender como o corpo se comunica,
relacionar-se e expressar-se por meio dos cinco sentidos.
• Formular e utilizar
estratégias para resolver desafios, recriando regras e prezando pela
coletividade nos jogos e brincadeiras vivenciados.
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QUANTIDADES DE AULAS E CRITERIOS
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CONTEÚDOS
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CRITÉRIOS DE ENSINO DE APRENDIZAGEM
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METODOLOGIA
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RECURSOS
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AVALIAÇÃO
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• JOGOS E BRINCADEIRAS: – Jogos interpretativos: jogos de
dramatização que utilizam a imitação como representação simbólica, o faz de
conta e a imaginação. – Jogos sensoriais: jogos que privilegiam a estimulação
dos sentidos e enfatizam a utilização de cada um de forma característica.
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1) Conhece e vivencia
diferentes jogos e brincadeiras da cultura infantil, por meio de jogos
interpretativos e sensoriais.
2) Conhece e
compreende a existência de características diferenciadas para os jogos e
brincadeiras, de acordo com cada contexto regional/cultural.
3) Expressa-se corporalmente de forma
espontânea, brincando com o faz de conta, por meio da dramatização e imitação
em jogos interpretativos e sensoriais.
4) Experimenta
sensações corporais diversas e compreende como o corpo se comunica,
relaciona-se e expressa-se por meio dos cinco sentidos nas vivências dos
jogos interpretativos e sensoriais.
5) Formula e utiliza
estratégias para resolver desafios, recriando regras e prezando pela
coletividade nos jogos e brincadeiras vivenciados.
6) Reconhece e
respeita a diversidade e percebe, em suas experiências corporais, as
potencialidades e limitações de si mesmo(a) e do(a) outro(a), superando
conflitos por meio do diálogo e de relações positivas.
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PLANEJAMENTO DE ENSINO
PROFESSORA:
COMPONENTE
CURRICULAR: EDUCAÇÃO FÍSICA 1º
ANO 3º TRIMESTRE AULAS PREVISTAS :
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OBJETIVOS: • Conhecer, explorar e valorizar o
cancioneiro popular da infância.
• Criar, recriar e
brincar com os movimentos do corpo, a partir dos gestos e do ritmo das
cantigas de roda e brincadeiras cantadas vivenciadas.
• Analisar e compreender elementos presentes
nas cantigas de roda e brincadeiras cantadas (ritmo, espaço, gestos, letra) e
sua possível relação com o contexto real.
• Apropriar-se da expressividade, da
imaginação, da criatividade e das possibilidades de relação positiva com
colegas e com o meio.
• Contemplar obras de dança diversas (da
mídia e/ou produzidas pelos(as) colegas) relacionadas às cantigas de roda e
brincadeiras cantadas, desenvolvendo a sensibilidade para a apreciação
artística.
• Reconhecer e respeitar a diversidade,
percebendo, em suas experiências corporais, as potencialidades e limitações
de si mesmo(a) e do(a) outro(a), superando conflitos por meio do diálogo e de
relações positivas.
• Conhecer e vivenciar práticas corporais
das lutas que envolvem situações de estratégia e oposição.
• Resolver desafios
corporais de forma criativa, ampliando as possibilidades de movimentação
corporal na prática das lutas.
• Desenvolver a capacidade de concentração e
de tomada de decisão, respeitando regras e colegas.
• Identificar e
analisar situações de disputa, criando e recriando estratégias para a
resolução de desafios na prática das lutas.
• Identificar
situações de risco presentes na prática das lutas e compreender a maneira
apropriada de realizar as atividades em segurança.
• Reconhecer e
respeitar a diversidade, percebendo, em suas experiências corporais, as
potencialidades e limitações de si mesmo(a) e do(a) outro(a), superando
conflitos por meio do diálogo e de relações positivas.
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QUANTIDADES DE AULAS E CRITERIOS
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CONTEÚDOS
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CRITÉRIOS DE ENSINO DE APRENDIZAGEM
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METODOLOGIA
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RECURSOS
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AVALIAÇÃO
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• DANÇA: – Cantigas de roda e brincadeiras cantadas: práticas
corporais que abrangem diversas formas de movimentação corporal, que advém da
cultura infantil e que utilizam comunicação, expressão, musicalidade e
ludicidade.
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1) Conhece, explora e valoriza o cancioneiro
popular da infância, por meio das cantigas de roda e brincadeiras cantadas.
2) Cria, recria e brinca com os movimentos
do corpo, a partir dos gestos e do ritmo das cantigas de roda e brincadeiras
cantadas vivenciadas.
3) Analisa e
compreende elementos presentes nas cantigas de roda e brincadeiras cantadas
(ritmo, espaço, gestos, letra) e sua possível relação com o contexto real.
4) Apropria-se da
expressividade, da imaginação, da criatividade e das possibilidades de
relação positiva com colegas e com o meio nas vivências das cantigas de roda
e brincadeiras cantadas.
5) Contempla obras de dança diversas (da mídia
e/ou produzidas pelos(as) colegas), relacionadas às cantigas de roda e
brincadeiras cantadas, desenvolvendo a sensibilidade para a apreciação
artística.
6) Reconhece e
respeita a diversidade e percebe, em suas experiências corporais, as
potencialidades e limitações de si mesmo(a) e do(a) outro(a), superando
conflitos por meio do diálogo e de relações positivas.
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• LUTAS: – Jogos de estratégia2 :práticas corporais que envolvem
elementos das lutas em situações de ataque e defesa, com e sem contato
corporal.
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7) Conhece e vivencia
práticas corporais das lutas que envolvem situações de estratégia e oposição.
8) Resolve desafios
corporais de forma criativa, ampliando as possibilidades de movimentação
corporal na prática das lutas.
9) Desenvolve a
capacidade de concentração e de tomada de decisão, respeitando regras e
colegas na prática das lutas.
10) Identifica e
analisa situações de disputa, criando e recriando estratégias para a
resolução de desafios na prática das lutas.
11) Identifica
situações de risco presentes na prática das lutas e compreende a maneira
apropriada de realizar as atividades em segurança.
12) Reconhece e
respeita a diversidade e percebe, em suas experiências corporais, as
potencialidades e limitações de si mesmo(a) e do(a) outro(a), superando
conflitos por meio do diálogo e de relações positivas.
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PLANEJAMENTO DE ENSINO
PROFESSORA:
COMPONENTE
CURRICULAR: ENSINO RELIGIOSO 1º
ANO 1º TRIMESTRE AULAS PREVISTAS :
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OBJETIVOS: • Conhecer alguns lugares sagrados
existentes no contexto em que vive.
• Conhecer a diversidade religiosa no
contexto onde vive.
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QUANTIDADES DE AULAS E CRITERIOS
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CONTEÚDOS
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CRITÉRIOS DE ENSINO DE APRENDIZAGEM
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METODOLOGIA
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RECURSOS
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AVALIAÇÃO
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• Lugares sagrados: – lugares sagrados (naturais e construídos) da
comunidade em espaços de vivência e referência, contemplando as quatro
matrizes.
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1) Aponta alguns
lugares sagrados existentes no contexto onde vive.
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• Organizações religiosas: – organizações religiosas da comunidade em
espaços de vivência e referência, contemplando as quatro matrizes.
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2) Reconhece a diversidade religiosa no
contexto onde vive.
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PLANEJAMENTO DE ENSINO
PROFESSORA:
COMPONENTE
CURRICULAR: ENSINO RELIGIOSO 1º
ANO 2º TRIMESTRE AULAS PREVISTAS :
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OBJETIVOS: • Conhecer alguns símbolos religiosos.
• Conhecer diferentes festas religiosas
populares no contexto onde vive.
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QUANTIDADES DE AULAS E CRITERIOS
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CONTEÚDOS
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CRITÉRIOS DE ENSINO DE APRENDIZAGEM
|
METODOLOGIA
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RECURSOS
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AVALIAÇÃO
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• Símbolos religiosos: – simbologia religiosa natural e construída.
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1) Diferencia alguns
símbolos religiosos de não religiosos.
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• Festas religiosas: – festas religiosas populares da comunidade em
espaços de vivência e referência, contemplando as quatro matrizes
|
2) Cita diferentes festas religiosas populares
do contexto onde vive.
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PLANEJAMENTO DE ENSINO
PROFESSORA:
COMPONENTE
CURRICULAR: ENSINO RELIGIOSO 1º
ANO 3º TRIMESTRE AULAS PREVISTAS :
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OBJETIVOS: • Conhecer a existência de diferentes
ritos e rituais de iniciação.
• Conhecer alguns
mitos orais e escritos.
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QUANTIDADES DE AULAS E CRITERIOS
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CONTEÚDOS
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CRITÉRIOS DE ENSINO DE APRENDIZAGEM
|
METODOLOGIA
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RECURSOS
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AVALIAÇÃO
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• Ritos e rituais: – iniciação
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1) Reconhece a
existência de diferentes ritos e rituais de iniciação.
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• Linguagens sagradas – textos orais e escritos: – mitos.
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2) Identifica alguns
mitos orais e escritos.
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PLANEJAMENTO DE ENSINO
PROFESSORA:
COMPOMENTE
CURRICULAR: GEOGRAFIA 1º
ANO 1º TRIMESTRE AULAS PREVISTAS :
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OBJETIVOS: • Utilizar as relações espaciais
(topológicas, projetivas e euclidianas) para localizar objetos e elementos,
pessoas e a si mesmo no espaço geográfico. • Compreender a relação entre as
representações tridimensional e bidimensional, reconhecendo e utilizando
símbolos na representação e organização do espaço.
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QUANTIDADES DE AULAS E CRITERIOS
|
CONTEÚDOS
|
CRITÉRIOS DE ENSINO DE APRENDIZAGEM
|
METODOLOGIA
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RECURSOS
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AVALIAÇÃO
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• Relações espaciais topológicas elementares e projetivas: dentro,
fora, ao lado, na frente, atrás, perto, longe, em cima, embaixo, antes,
depois, entre, junto, separado, direita e esquerda.
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1) Localiza a si mesmo utilizando elementos
e/ou objetos do espaço da sala de aula e de uma casa fazendo uso das relações
espaciais topológicas elementares e projetivas. 2) Localiza outros elementos e/ou objetos no
espaço da sala de aula e de uma casa utilizando seu corpo como referência e
fazendo uso das relações espaciais topológicas elementares e projetivas.
3) Utiliza as noções de lateralidade usando
como referência seu próprio corpo.
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• Representação tridimensional (maquete e/ou objetos) e representação
bidimensional (desenho).
• Simbologia: símbolos e
códigos criados pela sociedade para representar e organizar o espaço.
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4) Elabora maquetes, coletivamente, com objetos
da sala de aula, de uma casa e dos espaços de vivências.
5) Cria códigos, coletivamente, para objetos
dos espaços de vivências.
6) Lê símbolos dos espaços de vivências,
relacionando-os aos significados.
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PLANEJAMENTO DE ENSINO
PROFESSORA:
COMPOMENTE
CURRICULAR: GEOGRAFIA 1º
ANO 2º TRIMESTRE AULAS PREVISTAS :
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OBJETIVOS: • Reconhecer objetos e elementos do espaço
geográfico nas visões frontal, vertical e oblíqua.
Reconhecer os
grupos sociais e as atividades que estes desenvolvem.
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QUANTIDADES DE AULAS E CRITERIOS
|
CONTEÚDOS
|
CRITÉRIOS DE ENSINO DE APRENDIZAGEM
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METODOLOGIA
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RECURSOS
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AVALIAÇÃO
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• Objetos e elementos nas visões frontal,
vertical e oblíqua.
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1-
Reconhece objetos da sala de aula, de uma casa e dos espaços de vivências nas
visões frontal, oblíqua e vertical.
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• Grupos sociais (família, escola e
comunidade) nos espaços de vivências e atividades desenvolvidas.
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2- Identifica os grupos sociais que compõem os
diferentes espaços de vivências e suas atividades.
3- Classifica e organiza, coletivamente, dados
e informações sobre os grupos sociais em tabelas.
4- Constrói e interpreta, coletivamente,
tabelas e gráficos simples (em barras e/ou colunas), com dados e informações
dos grupos sociais dos espaços de vivências.
5- Reconhece a diversidade humana observada nos
espaços de vivências e identifica situações de discriminação e preconceito.
|
PLANEJAMENTO DE ENSINO
PROFESSORA:
COMPOMENTE
CURRICULAR: GEOGRAFIA 1º
ANO 3º TRIMESTRE AULAS PREVISTAS :
|
|||||
OBJETIVOS: • Reconhecer objetos e elementos do espaço
geográfico nas visões frontal, vertical e oblíqua.
Reconhecer os
grupos sociais e as atividades que estes desenvolvem.
|
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QUANTIDADES DE AULAS E CRITERIOS
|
CONTEÚDOS
|
CRITÉRIOS DE ENSINO DE APRENDIZAGEM
|
METODOLOGIA
|
RECURSOS
|
AVALIAÇÃO
|
• Objetos e elementos nas visões frontal,
vertical e oblíqua.
|
1- Reconhece objetos da sala de aula, de uma
casa e dos espaços de vivências nas visões frontal, oblíqua e vertical.
|
||||
• Grupos sociais (família, escola e
comunidade) nos espaços de vivências e atividades desenvolvidas.
|
2- Identifica os grupos sociais que compõem os
diferentes espaços de vivências e suas atividades.
3- Classifica e organiza, coletivamente, dados
e informações sobre os grupos sociais em tabelas.
4- Constrói e interpreta, coletivamente,
tabelas e gráficos simples (em barras e/ou colunas), com dados e informações
dos grupos sociais dos espaços de vivências.
5- Reconhece a diversidade humana observada nos
espaços de vivências e identifica situações de discriminação e preconceito.
|
PLANEJAMENTO DE ENSINO
PROFESSORA:
COMPONENTE
CURRICULAR: HISTÓRIA 1º
ANO 1º TRIMESTRE AULAS PREVISTAS :
|
|||||
OBJETIVOS: • Inferir informações sobre si mesmo(a) e
sobre outras crianças na sociedade contemporânea, a partir de identificação
de diferentes fontes.
* Interpretar a si e a outras crianças nas
relações que se estabelecem nos diferentes grupos sociais com os quais
convive, percebendo as diferenças e semelhanças.
|
|||||
QUANTIDADES DE AULAS E Nº DO CRITERIO
|
CONTEÚDOS
|
CRITÉRIOS DE ENSINO DE APRENDIZAGEM
|
METODOLOGIA
|
RECURSOS
|
AVALIAÇÃO
|
• Diferentes fontes, como fotos, filmes, depoimentos orais
(memórias), objetos sobre si mesmo(a) e de outras crianças.
|
1) Conta/narra, de forma oral, por meio de
desenho ou escrita, como ela é, quem são as diferentes crianças que vivem na
sociedade contemporânea, a partir de diferentes fontes.
|
||||
• Identidade da criança: – crianças de hoje: quem são, o que fazem,
seu cotidiano e seus grupos de pertencimento.
|
2) Conta/narra, de
forma oral, por desenho ou escrita, quem são as diferentes crianças, o que
fazem e como vivem no seu cotidiano.
3) Conta/narra, de forma oral, por desenho ou
escrita: crianças de hoje – em seus grupos de pertencimento.
|
PLANEJAMENTO DE ENSINO
PROFESSORA:
COMPONENTE
CURRICULAR: HISTÓRIA 1º
ANO 2º TRIMESTRE AULAS PREVISTAS :
|
|||||
OBJETIVOS: • Explicar a existência de diferentes modos de
morar, brincar, estudar, alimentar-se, comunicar-se e locomover-se, dela e de
outras crianças em diferentes tempos e espaços.
|
|||||
QUANTIDADES DE AULAS E CRITERIOS
|
CONTEÚDOS
|
CRITÉRIOS DE ENSINO DE APRENDIZAGEM
|
METODOLOGIA
|
RECURSOS
|
AVALIAÇÃO
|
• Diferentes modos de morar, brincar,
estudar, alimentar-se, comunicar-se e locomover-se, dela e de outras
crianças, em diferentes tempos e espaços, a partir do uso de diferentes
fontes.
|
1- Narra/conta como ela vive e como vivem
outras crianças em diferentes tempos e espaços, em relação aos diferentes
modos de morar, de brincar, estudar, alimentar-se, mostrando semelhanças e
diferenças, a partir de diferentes fontes.
2- Narra/conta como ela vive e como vivem
outras crianças em diferentes tempos e espaços, em relação aos diferentes
modos de comunicar-se e locomover-se, mostrando semelhanças e diferenças, a
partir de diferentes fontes.
|
PLANEJAMENTO DE ENSINO
PROFESSORA:
COMPONENTE
CURRICULAR: HISTÓRIA 1º
ANO 3º TRIMESTRE AULAS PREVISTAS :
|
|||||
OBJETIVOS: • Explicar seus direitos e suas
responsabilidades, bem como de diferentes crianças, a partir do trabalho com
diferentes fontes.
|
|||||
QUANTIDADES DE AULAS E CRITERIOS
|
CONTEÚDOS
|
CRITÉRIOS DE ENSINO DE APRENDIZAGEM
|
METODOLOGIA
|
RECURSOS
|
AVALIAÇÃO
|
Direitos e responsabilidades que regem as relações entre as crianças
e os diferentes grupos, como familiares, escolares e comunitários.
|
1) Narra/conta as regras que regulam seus
direitos e suas responsabilidades, a partir de diferentes fontes.
2) Narra/conta as regras a respeito dos seus
direitos e responsabilidades nos diferentes grupos, como familiar e
comunitário.
3) Narra/conta as regras a respeito dos
direitos e responsabilidades entre as crianças no contexto escolar.
|
PLANEJAMENTO DE ENSINO
PROFESSORA:
COMPONENTE
CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA 1º
ANO 1º TRIMESTRE AULAS PREVISTAS :
|
|||||
OBJETIVOS:
Ø Compreender a palavra escrita como uma sequência
de sons pronunciados quando falamos.
Ø Compreender diferentes sistemas convencionais
atribuindo-lhes significação, reconhecendo a intencionalidade e o processo de
interlocução.
Ø Conhecer o sistema gráfico da língua, reconhecendo
sua organização alfabético-silábica e as possíveis relações grafofônicas.
Ø Identificar as
letras do alfabeto, compreendendo-as como um conjunto finito de símbolos a
serem utilizados na escrita.
Ø Compreender o sistema de escrita alfabético,
estabelecendo as relações entre fonemas e grafemas.
Ø Compreender a organização espacial da página em
nosso sistema de escrita: a ideia de que a ordem das letras é da esquerda
para a direita, e das linhas é de cima para baixo na página.
Ø Reconhecer que grupos de letras separados por
espaços em branco correspondem a cada uma das palavras emitidas.
Ø Participar de situações coletivas de leitura
refletindo sobre o que foi lido.
Ø Ler palavras, frases e gêneros textuais de
diferentes autores, produzidos por colegas e de sua própria autoria.
Ø Ler gêneros textuais previstos para o ano,
atribuindo-lhes significação e reconhecendo a intencionalidade e o processo
de interlocução.
Ø Identificar as características dos suportes
textuais de uso mais frequente.
Ø Perceber a principal ideia de textos lidos
pelo(a) professor(a).
Ø Participar sugerindo ideias nas produções e
reescritas coletivas.
Ø Produzir gêneros textuais de curta extensão com
unidade temática.
Ø Perceber, com a ajuda do(a) professor(a), a
importância da sequência das ideias colocadas em textos lidos e nas produções
coletivas.
Ø Produzir textos orais e escritos seguindo uma
sequência lógica, ainda que com a mediação do(a) professor(a).
Ø Reconhecer a presença de informações
complementares nos textos lidos.
Ø Utilizar conhecimentos adquiridos inserindo-os
nas produções escritas e orais.
Ø Perceber a necessidade de defender
seu ponto de vista, de forma coerente, sempre que afirma algo. Respeitar a
opinião dos colegas e do(a) professor(a).
Ø Perceber que as palavras podem ser
formadas por diferentes padrões silábicos.
Ø Pronunciar, adequadamente, as
sílabas com os sinais de acentuação que compõem as palavras sistematizadas.
Ø Pronunciar, adequadamente, as
sílabas com os sinais gráficos que compõem as palavras sistematizadas.
Ø Utilizar os sinais gráficos nas
tentativas de escrita de palavras.
Ø Utilizar o ponto-final e o ponto de
interrogação na elaboração de frases.
|
|||||
QUANTIDADES DE AULAS E Nº DO CRITERIO
|
CONTEÚDOS
|
CRITÉRIOS DE ENSINO DE APRENDIZAGEM
|
METODOLOGIA
|
RECURSOS
|
AVALIAÇÃO
|
Relações com a
oralidade
|
1) Compreende que tudo
o que se fala pode ser escrito.
2) Participa das
interações orais (ouvir, recitar e recontar) em sala de aula formulando e
respondendo questões pertinentes, de acordo com o assunto tratado.
3) Desenvolve escuta
atenta e crítica em situações variadas.
|
||||
Ideia de
representação
|
4) Atribui sentido a
placas, flâmulas, rótulos, logomarcas e símbolos frequentes na sociedade.
|
||||
Escrita como
sistema de representação
|
5) Escreve e lê o
primeiro nome.
6) Identifica o nome próprio completo e os
nomes dos colegas.
7) Escreve palavras, mesmo que de forma não
ortográfica.
8) Percebe que as
palavras podem ser formadas por diferentes padrões silábicos, os quais variam
de uma a cinco letras.
9) Identifica
semelhanças e diferenças entre palavras, sílabas e letras.
|
||||
Alfabeto como
conjunto de símbolos convencionais da escrita
|
10) Diferencia as
letras do alfabeto de outros sinais gráficos.
11) Identifica e
nomeia todas as letras do alfabeto.
12) Escreve utilizando
a letra de imprensa maiúscula.
|
||||
Relação fonema/grafema
|
13) Decifra,
corretamente, os sons relacionados aos fonemas das letras. Utiliza-se de
relações sonoras para criar outras, como a rima e aliteração.
14)Percebe que não
existe sílaba sem vogal.
15) Compara palavras
identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais,
mediais e finais.
|
||||
Direção da escrita
|
16) Acompanha, em
leitura apontada, a direção da escrita.
17) Escreve palavras,
respeitando a direção da escrita, mesmo que de forma não ortográfica.
|
||||
Espaçamento entre palavras
|
18)Percebe o
espaçamento entre as palavras nas produções textuais coletivas.
|
||||
Compreensão e interpretação de textos
|
19) Participa
ativamente de situações de leitura de gêneros textuais não literários e de
textos literários tradicionais, da cultura popular, afro-brasileira,
africana, indígena e de outros povos, com o auxílio do(a) professor(a).
20) Formula hipóteses
sobre o assunto do texto com base em título, imagens e/ ou suporte textual,
com mediação do(a) professor(a).
|
||||
Unidade temática
|
21)Associa seu tema ou
gênero a outros conhecidos e/ou discutidos em sala, ao ouvir textos lidos
pelo(a) professor(a).
|
||||
Sequência lógica
|
22) Produz textos
orais, organizando-os em uma sequência lógica.
23) Contribui, nas
produções coletivas, com ideias, tentando manter a sequência lógica dos
textos.
24) Retoma a sequência lógica de textos
narrativos a partir de imagens e palavras.
|
||||
Ampliação vocabular
|
25)Acrescenta novas
palavras ao seu vocabulário, utilizando-as, adequadamente, conforme o
contexto.
|
||||
Expansão de ideias
|
26) Utiliza
conhecimentos adquiridos em suas vivências, inserindo-os nas produções orais.
|
||||
Argumentação
|
27) Identifica
argumentos nos textos lidos pelo(a) professor(a).
28) Respeita diferentes opiniões que surgem
na roda de conversa e demais momentos.
|
||||
Segmentação das palavras
|
29) Percebe que as
palavras podem ser formadas por diferentes padrões silábicos, os quais variam
de uma a cinco letras.
|
||||
Sinais de pontuação (ponto-final e ponto de interrogação)
|
30) Identifica o uso
do ponto-final e o ponto de interrogação nos gêneros textuais sistematizados.
|
Gêneros
para leitura
|
Gêneros
para produção escrita
|
Gêneros
para produção oral
|
• Bilhete
• Lista
• Cartão
• Convite
• Legenda
• Informativo
• Parlenda •
Canções
• Contos de
fada
• Outros que
julgar pertinentes ao ano.
|
• Bilhete
• Lista
• Cartão
• Convite
• Legenda
• Informativo
• Outros que julgar pertinentes ao ano.
|
• Roda de
conversa
• Relato oral
• Conversa
telefônica
• Outros que julgar pertinentes ao ano.
|
PLANEJAMENTO DE ENSINO
PROFESSORA:
COMPONENTE
CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA 1º
ANO 2º TRIMESTRE AULAS PREVISTAS :
|
|||||
OBJETIVOS:
Ø Compreender a palavra escrita como uma sequência
de sons pronunciados quando falamos.
Ø Compreender diferentes sistemas convencionais
atribuindo-lhes significação, reconhecendo a intencionalidade e o processo de
interlocução.
Ø Conhecer o sistema gráfico da língua, reconhecendo
sua organização alfabético-silábica e as possíveis relações grafofônicas.
Ø Identificar as
letras do alfabeto, compreendendo-as como um conjunto finito de símbolos a
serem utilizados na escrita.
Ø Compreender o sistema de escrita alfabético,
estabelecendo as relações entre fonemas e grafemas.
Ø Compreender a organização espacial da página em
nosso sistema de escrita: a ideia de que a ordem das letras é da esquerda
para a direita, e das linhas é de cima para baixo na página.
Ø Reconhecer que grupos de letras separados por
espaços em branco correspondem a cada uma das palavras emitidas.
Ø Participar de situações coletivas de leitura
refletindo sobre o que foi lido.
Ø Ler palavras, frases e gêneros textuais de
diferentes autores, produzidos por colegas e de sua própria autoria.
Ø Ler gêneros textuais previstos para o ano,
atribuindo-lhes significação e reconhecendo a intencionalidade e o processo
de interlocução.
Ø Perceber a importância dos elementos de
apresentação (características de cada gênero) nos gêneros textuais
sistematizados.
Ø Identificar as características dos suportes
textuais de uso mais frequente.
Ø Perceber a principal ideia de textos lidos
pelo(a) professor(a).
Ø Participar sugerindo ideias nas produções e reescritas
coletivas.
Ø Produzir gêneros textuais de curta extensão com
unidade temática.
Ø Perceber, com a ajuda do(a) professor(a), a
importância da sequência das ideias colocadas em textos lidos e nas produções
coletivas.
Ø Produzir textos orais e escritos seguindo uma
sequência lógica, ainda que com a mediação do(a) professor(a).
Ø Reconhecer a presença de informações
complementares nos textos lidos.
Ø Utilizar conhecimentos adquiridos inserindo-os
nas produções escritas e orais.
Ø Perceber a necessidade de defender
seu ponto de vista, de forma coerente, sempre que afirma algo. Respeitar a
opinião dos colegas e do(a) professor(a).
Ø Participar das produções de textos
coletivos sugerindo elementos de coesão para marcar relações de tempo, espaço
e causalidade.
Ø Utilizar a concordância verbal na
elaboração de frases.
Ø Utilizar a concordância nominal na
elaboração de frases.
Ø Perceber que as palavras podem ser
formadas por diferentes padrões silábicos.
Ø Perceber, com a orientação do(a)
professor(a), a função dos acentos gráficos nas palavras encontradas nos
gêneros textuais sistematizados.
Ø Pronunciar, adequadamente, as
sílabas com os sinais de acentuação que compõem as palavras sistematizadas.
Ø Perceber, com o auxílio do(a)
professor(a), a função dos sinais gráficos nas palavras encontradas nos
textos sistematizados.
Ø Pronunciar, adequadamente, as
sílabas com os sinais gráficos que compõem as palavras sistematizadas.
Ø Utilizar os sinais gráficos nas
tentativas de escrita de palavras.
Ø Utilizar o ponto-final e o ponto de
interrogação na elaboração de frases.
|
|||||
QUANTIDADES DE AULAS E CRITERIOS
|
CONTEÚDOS
|
CRITÉRIOS DE ENSINO DE APRENDIZAGEM
|
METODOLOGIA
|
RECURSOS
|
AVALIAÇÃO
|
Relações com a
oralidade
|
1- Compreende que tudo o que se fala pode ser
escrito.
2- Participa das interações orais (ouvir,
recitar e recontar) em sala de aula formulando e respondendo questões
pertinentes, de acordo com o assunto tratado.
3- Desenvolve escuta atenta e crítica em situações
variadas.
4- Produz gêneros orais adequados à situação
sociocomunicativa.
|
||||
Ideia de
representação
|
5-
Atribui sentido a placas, flâmulas, rótulos, logomarcas e símbolos frequentes
na sociedade.
6- Transpõe enunciados orais para outras formas
de expressão (gestual, sonora, entre outras).
|
||||
Escrita como
sistema de representação
|
7- Escreve e lê o nome próprio completo.
8- Identifica
o nome dos colegas.
9-
Escreve palavras e frases, mesmo que
de forma não ortográfica.
10-
Percebe que as palavras podem ser
formadas por diferentes padrões silábicos, os quais variam de uma a cinco
letras.
11-
Identifica semelhanças e diferenças entre palavras, sílabas e letras.
|
||||
Alfabeto como
conjunto de símbolos convencionais da escrita
|
12-
Diferencia
as letras do alfabeto de outros sinais gráficos.
13- Identifica e nomeia todas as letras do
alfabeto.
14- Identifica letras de diferentes tipos.
15- Escreve utilizando a letra de imprensa
maiúscula.
|
||||
Relação
fonema/grafema
|
16- Decifra, corretamente, os sons relacionados
aos fonemas das letras.
17- Utiliza-se de relações sonoras para criar
outras, como a rima e aliteração.
18- Compreende o sistema de escrita alfabético,
estabelecendo as relações entre fonemas e grafemas.
19- Percebe que não existe sílaba sem vogal.
20- Compara palavras identificando semelhanças e
diferenças entre sons de sílabas iniciais, mediais e finais.
21- Segmenta, remove substitui sílabas iniciais,
intermediárias e finais para criar novas palavras.
|
||||
Direção da escrita
|
22- Acompanha, em leitura apontada, a direção da
escrita.
23- Escreve palavras e frases, respeitando a
organização espacial da página e a direção da escrita, mesmo que de forma não
ortográfica.
|
||||
Espaçamento entre palavras
|
24- Utiliza
espaçamento entre as palavras nas frases, mesmo que assistematicamente.
|
||||
Compreensão e interpretação de textos
|
25- Participa ativamente de situações de leitura
de gêneros textuais não literários e de textos literários tradicionais, da
cultura popular, afro-brasileira, africana, indígena e de outros povos, com o
auxílio do(a) professor(a).
26- Formula hipóteses sobre o assunto do texto
com base em título, imagens e/ ou suporte textual, com mediação do
professor(a).
27- Estabelece relações entre gêneros textuais
(tema e finalidade), entre partes dos textos lidos e os conhecimentos
prévios, com auxílio do(a) professor(a).
28- Localiza informações explícitas em textos
lidos, com o auxílio do(a) professor(a).
29-
Decifra palavras, frases e gêneros textuais de curta extensão, tentando
atribuir sentidos.
30- Identifica, com auxílio do(a) professor(a),
elementos de uma narrativa lida ou escutada, incluindo personagens, enredo,
tempo e espaço.
|
||||
Elementos de apresentação e unidade estrutural do gênero textual
|
31- Identifica características básicas dos gêneros
textuais sistematizados. 32- Conhece e utiliza os suportes textuais de
uso mais frequente.
|
||||
Unidade temática
|
33- Associa seu tema ou gênero a outros
conhecidos e/ou discutidos em sala, ao ouvir textos lidos pelo(a)
professor(a).
34- Participa da produção de gêneros textuais sistematizados,
contribuindo com ideias pertinentes ao tema.
|
||||
Sequência lógica
|
35- Produz textos orais, organizando-os em uma
sequência lógica.
36-
Contribui, nas produções coletivas, com ideias, tentando manter a sequência
lógica dos textos.
37-
Retoma a sequência lógica de textos narrativos a partir de imagens e
palavras.
|
||||
Ampliação vocabular
|
38- Acrescenta novas palavras ao seu
vocabulário, utilizando-as, adequadamente, conforme o contexto.
39-
Respeita as variedades linguísticas
faladas.
|
||||
Expansão de ideias
|
40- Utiliza conhecimentos adquiridos em suas
vivências, inserindo-os nas produções escritas e orais.
|
||||
Argumentação
|
41- Identifica argumentos nos textos lidos pelo(a) professor(a).
42-
Respeita diferentes opiniões que
surgem na roda de conversa e demais momentos.
43-
Utiliza-se de argumentos coerentes
para defender seu ponto de vista, com o auxílio do(a) professor(a).
|
||||
Coerência e coesão
|
44- Percebe, na leitura, com auxílio do(a) professor(a), a
presença de palavras e expressões para ligar as partes do texto (ex: depois,
em seguida, ali, onde, porque).
|
||||
Concordância verbal
|
45- Participa de produções
e reescritas coletivas de gêneros textuais, contribuindo para a adequação da
concordância verbal.
46- Elabora frases
realizando a concordância verbal (verbos regulares), com mediação do(a)
professor(a).
|
||||
Concordância nominal
|
47- Participa de produções
e reescritas coletivas de gêneros textuais, contribuindo para a adequação da
concordância nominal.
48- Elabora frases
realizando a concordância nominal entre palavras que estão lado a lado.
|
||||
Segmentação das palavras
|
49- Percebe que as
palavras podem ser formadas por diferentes padrões silábicos, os quais variam
de uma a cinco letras.
|
||||
Sinais de acentuação (agudo e
circunflexo)
|
50- Utiliza os sinais de
acentuação nas tentativas de escrita de palavras sistematizadas.
51- Diferencia, com o
auxílio do(a) professor(a), os sons representados pelos acentos circunflexo e
agudo.
|
||||
Sinais gráficos (til e cedilha)
|
52- Percebe, por meio da
leitura e da orientação do(a) professor(a), a função dos sinais gráficos nas
palavras encontradas nos textos sistematizados.
53- Diferencia os sons representados pelos
diferentes sinais gráficos.
|
||||
Sinais de pontuação (ponto-final e ponto de interrogação)
|
54- Utiliza o ponto-final
e o ponto de interrogação nas tentativas de elaboração de frases.
|
Gêneros
para leitura
|
Gêneros
para produção escrita
|
Gêneros
para produção oral
|
•
Bilhete
•
Lista
•
Cartão
•
Convite
•
Legenda
•
Informativo
•
Parlenda
•
Canções
•
Contos de fada
•
Outros que julgar pertinentes ao ano.
|
Bilhete
•
Lista
•
Cartão
•
Convite
•
Legenda
•
Informativo
•
Outros que julgar pertinentes ao ano.
|
•
Roda de conversa
•
Relato oral
•
Conversa telefônica
•
Outros que julgar pertinentes ao ano
|
PLANEJAMENTO DE ENSINO
PROFESSORA:
COMPONENTE
CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA 1º
ANO 3º TRIMESTRE AULAS PREVISTAS :
|
|||||
OBJETIVOS:
Ø Compreender a palavra escrita como uma sequência
de sons pronunciados quando falamos.
Ø Compreender diferentes sistemas convencionais
atribuindo-lhes significação, reconhecendo a intencionalidade e o processo de
interlocução.
Ø Conhecer o sistema gráfico da língua, reconhecendo
sua organização alfabético-silábica e as possíveis relações grafofônicas.
Ø Identificar as
letras do alfabeto, compreendendo-as como um conjunto finito de símbolos a
serem utilizados na escrita.
Ø Compreender o sistema de escrita alfabético,
estabelecendo as relações entre fonemas e grafemas.
Ø Compreender a organização espacial da página em
nosso sistema de escrita: a ideia de que a ordem das letras é da esquerda
para a direita, e das linhas é de cima para baixo na página.
Ø Reconhecer que grupos de letras separados por
espaços em branco correspondem a cada uma das palavras emitidas.
Ø Participar de situações coletivas de leitura
refletindo sobre o que foi lido.
Ø Ler palavras, frases e gêneros textuais de
diferentes autores, produzidos por colegas e de sua própria autoria.
Ø Ler gêneros textuais previstos para o ano,
atribuindo-lhes significação e reconhecendo a intencionalidade e o processo
de interlocução.
Ø Perceber a importância dos elementos de
apresentação (características de cada gênero) nos gêneros textuais
sistematizados.
Ø Identificar as características dos suportes
textuais de uso mais frequente.
Ø Perceber a principal ideia de textos lidos
pelo(a) professor(a).
Ø Participar sugerindo ideias nas produções e
reescritas coletivas.
Ø Produzir gêneros textuais de curta extensão com
unidade temática.
Ø Perceber, com a ajuda do(a) professor(a), a
importância da sequência das ideias colocadas em textos lidos e nas produções
coletivas.
Ø Produzir textos orais e escritos seguindo uma
sequência lógica, ainda que com a mediação do(a) professor(a).
Ø Reconhecer a presença de informações
complementares nos textos lidos.
Ø Utilizar conhecimentos adquiridos inserindo-os
nas produções escritas e orais.
Ø Perceber a necessidade de defender
seu ponto de vista, de forma coerente, sempre que afirma algo. Respeitar a
opinião dos colegas e do(a) professor(a).
Ø Participar das produções de textos
coletivos sugerindo elementos de coesão para marcar relações de tempo, espaço
e causalidade.
Ø Utilizar a concordância verbal na
elaboração de frases.
Ø Utilizar a concordância nominal na
elaboração de frases.
Ø Perceber que as palavras podem ser
formadas por diferentes padrões silábicos.
|
|||||
QUANTIDADES DE AULAS E CRITERIOS
|
CONTEÚDOS
|
CRITÉRIOS DE ENSINO DE APRENDIZAGEM
|
METODOLOGIA
|
RECURSOS
|
AVALIAÇÃO
|
Relações com a oralidade
|
1- Compreende que tudo o que se fala pode ser escrito.
2- Participa das interações orais (ouvir, recitar e recontar) em
sala de aula formulando e respondendo questões pertinentes, de acordo com o
assunto tratado.
3- Desenvolve escuta
atenta e crítica em situações variadas.
4- Produz gêneros orais adequados à
situação sociocomunicativa.
5- Compreende que existem diferenças entre
modos de falar e escrever.
|
||||
Ideia de representação
|
6- Atribui sentido a
placas, flâmulas, rótulos, logomarcas e símbolos frequentes na sociedade.
7- Transpõe enunciados orais para outras formas de expressão
(gestual, sonora, entre outras).
|
||||
Escrita
como sistema de representação
|
Escreve e lê o nome
próprio completo e os nomes dos colegas.
8- Escreve palavras e
frases, mesmo que de forma não ortográfica.
9- Percebe que as palavras
podem ser formadas por diferentes padrões silábicos, os quais variam de uma a
cinco letras.
10- Identifica semelhanças e diferenças entre palavras, sílabas e
letras.
11- Reconhece que uma
mesma palavra ouvida pode ser escrita e lida em diferentes tipos de letras,
sem modificar o seu sentido.
|
||||
Alfabeto como conjunto de símbolos
convencionais da escrita
|
12- Diferencia as letras
do alfabeto de outros sinais gráficos.
13- Identifica e nomeia
todas as letras do alfabeto.
14- Identifica letras de diferentes tipos.
15- Utiliza o alfabeto
como critério de organização, considerando a primeira letra das palavras.
16- Escreve utilizando a letra de imprensa maiúscula.
|
||||
Relação fonema/grafema
|
17- Decifra, corretamente, os sons relacionados aos fonemas das
letras. Discrimina o valor sonoro das letras em função de sua posição na
palavra. 18- Utiliza-se de
relações sonoras para criar outras, como a rima e aliteração.
19- Reconhece que algumas letras podem representar diferentes sons
e que um som pode ser representado por diferentes letras.
20- Compreende o sistema de escrita alfabético, estabelecendo as
relações entre fonemas e grafemas.
21- Percebe que não existe
sílaba sem vogal.
22- Compara palavras identificando semelhanças e diferenças entre
sons de sílabas iniciais, mediais e finais.
23- Segmenta, remove e
substitui sílabas iniciais, intermediárias e finais para criar novas
palavras.
|
||||
Direção da escrita
|
24- Acompanha, em leitura apontada, a direção da escrita.
25- Escreve palavras e frases, respeitando a organização espacial
da página e a direção da escrita, mesmo que de forma não ortográfica.
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Espaçamento entre palavras
|
26- Utiliza espaçamento entre as
palavras nas frases, mesmo que assistematicamente.
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Compreensão e interpretação de textos
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27- Participa ativamente de situações de leitura de gêneros
textuais não literários e de textos literários tradicionais, da cultura
popular, afro-brasileira, africana, indígena e de outros povos, com o auxílio
do(a) professor(a).
28- Formula hipóteses
sobre o assunto do texto com base em título, imagens e/ ou suporte textual,
com mediação do(a) professor(a).
29- Estabelece relações
entre gêneros textuais (tema e finalidade), entre partes dos textos lidos e
os conhecimentos prévios, com auxílio do(a) professor(a).
30- Localiza informações
explícitas em textos lidos, com o auxílio do(a) professor(a).
31- Decifra palavras,
frases e gêneros textuais de curta extensão, tentando atribuir sentidos.
32- Identifica, com
auxílio do(a) professor(a), elementos de uma narrativa lida ou escutada,
incluindo personagens, enredo, tempo e espaço.
33- Identifica a
finalidade de um texto.
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Elementos de apresentação e unidade
estrutural do gênero textual
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34- Identifica a
finalidade de um texto pelo reconhecimento do suporte, do gênero e das
características gráficas.
35- Identifica as características básicas dos gêneros textuais
sistematizados.
36- Conhece e utiliza os
suportes textuais de uso mais frequente.
37- Percebe a importância dos elementos de apresentação dos
textos sistematizados.
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Unidade temática
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38- Associa seu tema ou gênero a outros conhecidos e/ou
discutidos em sala, ao ouvir textos lidos pelo(a) professor(a).
39- Participa da produção
de gêneros textuais sistematizados, contribuindo com ideias pertinentes ao
tema.
40- Identifica o assunto
de um texto lido ou ouvido.
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Sequência lógica
|
41- Produz textos orais,
organizando-os em uma sequência lógica.
42- Contribui, nas
produções coletivas, com ideias, tentando manter a sequência lógica dos
textos.
43- Retoma a sequência
lógica de textos narrativos a partir de imagens, palavras e frases.
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Ampliação vocabular
|
44- Acrescenta novas
palavras ao seu vocabulário, utilizando-as, adequadamente, conforme o
contexto.
45- Respeita as variedades
linguísticas faladas.
46- Reconhece o uso do
dicionário como suporte textual para ampliação de vocabulário.
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Expansão de ideias
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47- Reconhece informações complementares nos textos lidos.
48- Utiliza conhecimentos
adquiridos em suas vivências, inserindo-os nas produções escritas e orais.
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Argumentação
|
Identifica argumentos
nos textos lidos pelo(a) professor(a).
49- Identifica argumentos usados por outros em textos orais.
50- Respeita diferentes
opiniões que surgem nas rodas de conversa e demais momentos.
51- Utiliza-se de argumentos coerentes para defender seu ponto de
vista, com o auxílio do(a) professor(a).
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Coerência e coesão
|
52- Percebe, na leitura, com auxílio do(a) professor(a), a
presença de palavras e expressões para ligar as partes do texto (ex: depois,
em seguida, ali, onde, porque).
53- Identifica, em textos, com auxílio do(a)
professor(a), as palavras que se referem a outras utilizadas anteriormente no
texto (ele, ela, dele, dela, seu e sua) .
|
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Concordância verbal
|
54- Participa de produções e reescritas coletivas de gêneros
textuais, contribuindo para a adequação da concordância verbal.
55- Elabora frases
realizando a concordância verbal (verbos regulares), com auxílio do(a)
professor(a).
56- Participa de produções
e reescritas coletivas de gêneros textuais, contribuindo para a adequação da
concordância verbal.
57- Elabora frases
realizando a concordância verbal (verbos regulares), com auxílio do(a)
professor(a).
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Concordância nominal
|
58- Participa de produções
e reescritas coletivas de gêneros textuais, contribuindo para a adequação da
concordância nominal.
59- Elabora frases realizando a concordância nominal entre
palavras que estão lado a lado.
60- Contribui para a
adequação da concordância nominal em relação ao gênero e número na frase, na
revisão textual coletiva.
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Segmentação das palavras
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61- Percebe que as palavras podem ser formadas por diferentes
padrões silábicos, os quais variam de uma a cinco letras.
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Sinais de acentuação (agudo e circunflexo)
|
62- Utiliza os sinais de acentuação nas tentativas de escrita de
palavras sistematizadas.
63- Diferencia, com o
auxílio do(a) professor(a), os sons representados pelos acentos circunflexo e
agudo.
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Sinais gráficos (til e cedilha)
|
64- Percebe, por meio da leitura e da orientação do(a)
professor(a), a função dos sinais gráficos nas palavras encontradas nos
textos sistematizados.
65- Diferencia os sons
representados pelos diferentes sinais gráficos.
66- Utiliza os sinais gráficos nas tentativas de
escrita de palavras.
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||||
Sinais de pontuação (ponto-final e ponto de
interrogação)
|
67- Lê frases com ponto-final e ponto de interrogação usando a
entonação adequada, com auxílio do(a) professor(a).
68- Utiliza o ponto-final e o ponto de
interrogação nas tentativas de elaboração de frases.
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Gêneros
para leitura
|
Gêneros
para produção escrita
|
Gêneros
para produção oral
|
• Bilhete
• Lista
• Cartão
• Convite
• Legenda
• Informativo
• Parlenda
• Canções
• Contos de fada
• Outros que
julgar pertinentes ao ano.
|
• Bilhete
• Lista
• Cartão
• Convite
• Legenda
• Informativo
• Outros que julgar pertinentes ao ano.
|
• Roda de
conversa
• Relato oral
• Conversa telefônica
• Outros que julgar pertinentes ao ano.
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PLANEJAMENTO DE ENSINO
PROFESSORA:
COMPONENTE
CURRICULAR: MATEMÁTICA 1º
ANO 1º TRIMESTRE AULAS PREVISTAS :
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|||||
OBJETIVOS: • Construir o significado dos números
naturais em situações de contagem, quantificação, medição, ordenação e
codificação em diferentes contextos, percebendo os princípios do Sistema de
Numeração Decimal – SND (aditivo, decimal e posicional).
•
Resolver e elaborar problemas que envolvam situações aditivas.
•
Desenvolver o pensamento algébrico por meio da observação e exploração de
padrões geométricos e numéricos, utilizando oralidade, esquemas, tabelas e
quadros na resolução de problemas e em situações cotidianas.
• Utilizar medidas não convencionais na
comparação entre grandezas de mesma natureza, empregando a linguagem oral.
• Identificar a lateralidade do próprio
corpo.
• Investigar situações de seu interesse,
elaborando instrumentos de coleta de dados, organizando, apresentando e
interpretando os dados coletados.
• Ler, construir e interpretar listagens,
quadros, tabelas e gráficos, para comunicar e representar informações
quantitativas e qualitativas, utilizando o raciocínio estatístico,
combinatório e probabilístico para compreensão da realidade estudada.
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QUANTIDADES DE AULAS E CRITERIOS
|
CONTEÚDOS
|
CRITÉRIOS DE ENSINO DE APRENDIZAGEM
|
METODOLOGIA
|
RECURSOS
|
AVALIAÇÃO
|
Números e
operações
• Números naturais: – de 1 até 9 (sistematização); – uso social.
• Contagem.
• Quantificação, comparação, ordenação, classificação e sequenciação.
• Representação e leitura numérica.
• Ordem crescente e decrescente.
• Antecessor e sucessor.
• Sistema de Numeração Decimal: – princípios: aditivo (por meio da
utilização de materiais manipuláveis, jogos e na resolução de problemas); –
unidade: agrupamentos e desagrupamentos.
• Operações fundamentais na
resolução de problemas: – adição; – subtração.
|
1) Reconhece a utilização dos números em seu cotidiano
(calendário, sua altura, número da casa onde mora, etc.).
2) Formula hipóteses de escritas numéricas relativas a números do
seu cotidiano e os representa simbolicamente.
3) Utiliza-se de agrupamentos (de 2 em 2, 5 em 5) para facilitar
a contagem e a comparação entre coleções.
4) Identifica antecessor e sucessor de um número em situações de
uso cotidiano.
5) Compõe e decompõe números até 9, identificando o princípio
aditivo do SND (exemplo: 8 + 1 = 9; 7 + 2 = 9; 4 + 5 = 9) e realiza seus
registros.
6) Quantifica, compara, ordena, classifica e sequencia coleções
de até 9 elementos
7) Resolve e elabora problemas envolvendo as situações aditivas
(adição e subtração) em linguagem oral (com o suporte de imagem e/ou
materiais manipuláveis), com os significados de juntar, acrescentar, separar
e retirar, utilizando estratégias próprias de resolução (desenhos, palavras
ou oralmente).
|
||||
Pensamento
algébrico/álgebra
• Sequências: - critérios.
|
8) Classifica e ordena objetos familiares ou representações por
figuras, por meio de atributos e regras (cor, forma, tamanho, entre outros).
9) Cria e identifica categorias de atributos, tais como cor,
formato ou tamanho em coleções de objetos.
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||||
Grandezas e
medidas
• Medidas de tempo.
• Medidas de comprimento.
|
10) Reconhece, ordena e relaciona períodos do dia, dias da
semana, meses do ano, datas e relações entre esses períodos de tempo,
utilizando relógios e calendários.
11) Compara e ordena
objetos em relação às grandezas de mesma natureza: comprimento (maior, menor,
igual, mais alto, mais baixo, mais comprido, mais curto, mais grosso, mais
fino, mais largo).
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||||
Geometria
Noções topológicas (vizinhança, separação, ordem, contorno e
continuidade).
• Lateralidade: direita e
esquerda.
• Localização.
• Movimentação.
|
12) Utiliza as noções topológicas de vizinhança (dentro/fora,
perto/longe, direita/esquerda, na frente/atrás/ao lado, em cima/embaixo) para
descrever a localização de objetos ou pessoas e orientar-se no espaço.
13) Utiliza as noções topológicas de separação (grande/pequeno,
maior/menor, alto/baixo, grosso/fino, curto/comprido, largo/estreito,
leve/pesado, vazio/cheio) para descrever objetos.
14) Utiliza as noções topológicas de ordem (grande/pequeno,
maior/menor, alto/baixo, grosso/fino, curto/comprido, largo/estreito,
leve/pesado, vazio/cheio) para classificar objetos por critérios.
15) Utiliza as noções topológicas de contorno (para frente/para
trás/para o lado, para cima/para baixo, para a direita/para a esquerda,
devagar/depressa) em deslocamentos na sua vizinhança.
16) Utiliza as noções topológicas de continuidade (para
frente/para trás/para o lado, para cima/para baixo, para a direita/para a
esquerda, devagar/depressa, entre outras) na organização do espaço e do
tempo.
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||||
Estatística e
probabilidade
Coleta de dados.
• Tabelas e quadros simples.
• Gráficos de barras ou colunas.
|
17) Descreve oralmente informações coletadas e comunica por meio
de representações próprias.
18) Preenche fichas com dados numéricos pessoais, registra
informações em tabelas ou quadros simples, constrói gráficos de barras ou
colunas utilizando objetos físicos ou representações pictóricas,
identificando variáveis de maior ou menor frequência.
|
PLANEJAMENTO DE ENSINO
PROFESSORA:
COMPONENTE
CURRICULAR: MATEMÁTICA 1º
ANO 2º TRIMESTRE AULAS PREVISTAS :
|
|||||
OBJETIVOS: • Construir o significado dos números
naturais em situações de contagem, quantificação, medição, ordenação e
codificação em diferentes contextos, percebendo os princípios do Sistema de
Numeração Decimal – SND (aditivo, decimal e posicional).
• Resolver e elaborar
problemas que envolvam situações aditivas.
• Desenvolver o
pensamento algébrico por meio da observação e exploração de padrões
geométricos e numéricos, utilizando oralidade, esquemas, tabelas e quadros na
resolução de problemas e em situações cotidianas.
• Utilizar medidas não convencionais na
comparação entre grandezas de mesma natureza, empregando a linguagem oral.
• Identificar a lateralidade do próprio
corpo.
• Investigar situações de seu interesse,
elaborando instrumentos de coleta de dados, organizando, apresentando e
interpretando os dados coletados.
• Ler, construir e interpretar listagens,
quadros, tabelas e gráficos, para comunicar e representar informações
quantitativas e qualitativas, utilizando o raciocínio estatístico,
combinatório e probabilístico para compreensão da realidade estudada.
|
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QUANTIDADES DE AULAS E CRITERIOS
|
CONTEÚDOS
|
CRITÉRIOS DE ENSINO DE APRENDIZAGEM
|
METODOLOGIA
|
RECURSOS
|
AVALIAÇÃO
|
Números e
operações
• Números naturais: – de 0 até 20 (sistematização); – uso social.
• Contagem.
• Quantificação, comparação, ordenação, classificação e sequenciação.
• Representação e leitura numérica.
• Ordem crescente e
decrescente.
• Antecessor e sucessor.
• Sistema de Numeração
Decimal: – princípios: aditivo, posicional e decimal (por meio da utilização
de materiais manipuláveis, jogos e na resolução de problemas); – unidade e
dezena: agrupamentos e desagrupamentos.
• Números ordinais até o 10.º.
• Operações fundamentais na resolução de problemas: – adição; –
subtração.
|
1- Reconhece a utilização dos números em seu cotidiano
(calendário, sua altura, número da casa onde mora, etc.).
2- Formula hipóteses de
escritas numéricas relativas a números do seu cotidiano e os representa
simbolicamente.
3- Utiliza-se de
agrupamentos (de 2 em 2, 5 em 5, 10 em 10) para facilitar a contagem e a
comparação entre coleções.
4- Compara dois números, identificando o maior e o menor até 20.
5- Identifica antecessor e
sucessor de um número em situações de uso cotidiano.
6- Compreende a dezena
como composições aditivas (exemplo: 8 + 2 = 10; 7 + 3 = 10; 4 + 6 = 10) e
realiza seus registros.
7- Compõe e decompõe
números de diversas maneiras (exemplo: 3 = 1 + 1 + 1; 10 = 2 + 8; 10 = 5 + 5;
10 = 1 + 9; 17 = 10 + 7; 17 = 12 + 5) na compreensão dos números e no
desenvolvimento de estratégias de cálculo.
8- Reconhece números
ordinais do 1.° ao 10.° em uma situação cotidiana, seja ela representada por
imagens ou não, utilizando a expressão oral, com ou sem uso de símbolos.
9-
Quantifica, compara, ordena,
classifica e sequencia coleções de até 20 elementos.
10- Estima, calcula
mentalmente e utiliza estratégias pessoais na resolução e elaboração de
problemas.
11- Resolve e elabora
problemas envolvendo as situações aditivas (adição e subtração) em linguagem
oral (com o suporte de imagem e/ou materiais manipuláveis), com os
significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, comparar e completar
quantidades, utilizando a decomposição numérica e estratégias próprias de
resolução (desenhos, palavras ou oralmente).
|
||||
Pensamento
algébrico/álgebra
• Sequências: – critérios; – regularidades.
|
12- Acrescenta elementos ausentes em sequências
numéricas de objetos ou de figuras, de acordo com critérios preestabelecidos.
13- Identifica regularidades em sequências
numéricas (até 20), reconhecendo qual vem antes ou depois.
|
||||
Grandezas e
medidas
• Medidas de tempo.
• Medidas de massa.
|
14- Reconhece, ordena e relaciona períodos do
dia, dias da semana, meses do ano, datas e relações entre esses períodos de
tempo, utilizando relógios e calendários.
15- Compara e ordena objetos em relação às
grandezas de mesma natureza: massa ou “peso” (mais pesado, mais leve e mesmo
“peso”).
|
||||
Geometria
• Lateralidade: direita e esquerda.
•
Localização.
• Movimentação.
|
16- Percebe sua lateralidade, identificando
direita e esquerda.
17-
-
Identifica e descreve a localização de
pessoas e objetos no espaço, considerando um ponto de referência.
|
||||
Estatística e
probabilidade
• Coleta de dados.
• Tabelas e quadros simples.
• Gráficos de barras ou colunas.
|
18- Preenche fichas com dados numéricos pessoais, registra
informações em tabelas ou quadros simples, constrói gráficos de barras ou
colunas utilizando objetos físicos ou representações pictóricas,
identificando variáveis de maior ou menor frequência.
19- Elabora instrumentos e
coleta dados em uma pesquisa, envolvendo apenas uma variável (exemplo: “qual
o time preferido?”, “qual o mês de aniversário?”, “qual a cor preferida?”).
|
PLANEJAMENTO DE ENSINO
PROFESSORA:
COMPONENTE
CURRICULAR: MATEMÁTICA 1º
ANO 3º TRIMESTRE AULAS PREVISTAS :
|
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OBJETIVOS: • Construir o significado dos números
naturais em situações de contagem, quantificação, medição, ordenação e
codificação em diferentes contextos, percebendo os princípios do Sistema de
Numeração Decimal – SND (aditivo, decimal e posicional).
• Resolver e elaborar problemas que envolvam
situações multiplicativas.
• Desenvolver o
pensamento algébrico por meio da observação e exploração de padrões
geométricos e numéricos, utilizando oralidade, esquemas, tabelas e quadros na
resolução de problemas e em situações cotidianas.
• Utilizar medidas não convencionais na
comparação entre grandezas de mesma natureza, empregando a linguagem oral.
• Identificar figuras geométricas em
diferentes contextos, percebendo semelhanças e diferenças entre os objetos do
espaço e do plano, por meio de descrições orais, construções e
representações.
• Investigar situações
de seu interesse, elaborando instrumentos de coleta de dados, organizando,
apresentando e interpretando os dados coletados.
• Ler, construir e interpretar listagens,
quadros, tabelas e gráficos para comunicar e representar informações
quantitativas e qualitativas, utilizando o raciocínio estatístico,
combinatório e probabilístico para compreensão da realidade estudada.
|
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QUANTIDADES DE AULAS E CRITERIOS
|
CONTEÚDOS
|
CRITÉRIOS DE ENSINO DE APRENDIZAGEM
|
METODOLOGIA
|
RECURSOS
|
AVALIAÇÃO
|
NÚMEROS
E OPERAÇÕES
• Números naturais: – de 0 até 30 (sistematização); – uso social.
• Contagem.
• Quantificação, comparação,
ordenação, classificação e sequenciação.
• Representação e leitura
numérica.
• Ordem crescente e
decrescente.
• Antecessor e sucessor.
• Sistema de Numeração Decimal: – princípios: aditivo, posicional,
decimal (por meio da utilização de materiais manipuláveis, jogos e na
resolução de problemas); – unidade e dezena: agrupamentos e desagrupamentos.
• Operações fundamentais na resolução de problemas: – multiplicação;
– divisão.
|
1- Formula hipóteses de escritas numéricas relativas a números do
seu cotidiano e os representa simbolicamente.
2-
Utiliza-se de agrupamentos (de 2 em 2, 5 em 5, 10 em 10) para facilitar a
contagem e a comparação entre coleções.
3- Estima
e conta elementos de coleções de, pelo menos, 30 objetos, dispostos de forma
ordenada e desordenada, apresentando o resultado oralmente ou por escrito. 4- Quantifica, compara, ordena,
classifica e sequencia coleções de até 30 elementos.
5- Compara dois números
identificando o maior e o menor (números até 30).
6- Identifica antecessor e sucessor de um número em situações de
uso cotidiano.
7-
Realiza agrupamentos de 10 em 10 na composição das dezenas exatas (exemplo:
10 + 10 = 20; 10 + 10 + 10 = 30, etc.). 1.º Ano – 3.º trimestre 47
8- Compõe e decompõe números de diversas maneiras, pelo menos até
30 (exemplo: 3 = 1 + 1 + 1; 10 = 2 + 8; 10 = 5 + 5; 10 = 1 + 9; 17 = 10 + 7;
17 = 12 + 5) na compreensão dos números e no desenvolvimento de estratégias
de cálculo.
9- Estima, calcula mentalmente e utiliza estratégias pessoais na
resolução e elaboração de problemas.
10- Resolve e elabora problemas em linguagem oral (com o suporte
de imagens e/ou materiais manipuláveis), envolvendo ações de adicionar
parcelas iguais (noção de multiplicação) e distribuir quantidades (noção de
divisão) de até 30 elementos, utilizando estratégias próprias de resolução (decomposição
numérica, desenhos, palavras ou oralmente).
11- Resolve e elabora problemas em linguagem oral (com o suporte
de imagens e/ou materiais manipuláveis), envolvendo as noções de dobro e
metade em situações usuais, utilizando estratégias próprias de resolução
(decomposição numérica, desenhos, palavras ou oralmente).
|
||||
PENSAMENTO
ALGÉBRICO/ÁLGEBRA
• Sequências: – regularidades.
|
12- Identifica
regularidades em sequências numéricas (até 30), reconhecendo qual vem antes
ou depois.
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GRANDEZAS
E MEDIDAS
• Medidas de tempo.
• Medidas de capacidade.
• Medidas de valor: sistema
monetário brasileiro.
|
13- Reconhece, ordena e
relaciona períodos do dia, dias da semana, meses do ano, datas e relações
entre esses períodos de tempo, utilizando relógios e calendários.
14- Compara e ordena objetos em relação às grandezas de mesma
natureza (exemplo: capacidade – mais cheio, mais vazio).
15- Reconhece, nomeia e compara cédulas e moedas do sistema
monetário brasileiro.
|
||||
GEOMETRIA
• Figuras geométricas espaciais: cubo, bloco retangular
(paralelepípedo), pirâmide, esfera e cilindro.
• Figuras geométricas planas: quadrado, retângulo, triângulo e
círculo.
|
16- Reconhece figuras geométricas espaciais (cubo, bloco
retangular, pirâmide, cone, esfera e cilindro), relacionando-as com objetos
do mundo físico.
17- Identifica, compara e nomeia figuras planas (quadrado,
retângulo, triângulo e círculo) por características comuns, apresentadas em
diferentes posições, em um conjunto de várias figuras, nas faces dos sólidos
geométricos ou em objetos do mundo físico.
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ESTATÍSTICA
E PROBABILIDADE
• Coleta de dados.
• Tabelas e quadros simples.
• Gráficos de barras ou
colunas.
• Probabilidade.
|
18- Preenche fichas com dados numéricos pessoais, registra
informações em tabelas ou quadros simples, constrói gráficos de barras ou
colunas utilizando objetos físicos ou representações pictóricas,
identificando variáveis de maior ou menor frequência.
19- Elabora instrumentos e coleta dados em uma pesquisa,
envolvendo apenas uma variável (exemplo: “qual o time preferido?”, “qual o
mês de aniversário?”, “qual a cor preferida?”).
20-
Classifica, oralmente, eventos familiares envolvendo o acaso (exemplo: “acontecerá
com certeza”, “talvez aconteça” ou “é impossível acontecer”).
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