domingo, 29 de março de 2020

Diagramas

Professor, o objetivo dessa atividade é desenvolver a habilidade de fazer relações de sentido entre as palavras. 
Duração aproximada: 90 minutos

Sugerimos as seguintes etapas: 

Preparando... Cada aluno precisará: 
• de uma caixa de lápis de cor 
• uma folha de atividades 
• lápis e borracha.
 Professor, providencie uma manga (de camisa) e uma manga (fruta) para levar para a sala de aula.

Motivando os alunos... Inicie uma conversa com os alunos, perguntando se eles conhecem alguma palavra que possui vários significados diferentes. Dê o exemplo da palavra manga. 
Leve para sala uma manga (fruta) e uma manga de camisa.
Escreva no quadro, com a ajuda dos alunos, os significados para a palavra manga. Numere os significados, como é feito no dicionário. Exemplo: 1. Parte da roupa que cobre o braço. 2. Fruto da mangueira. 3. Peça tubular de candeeiro (lampião). 
Divida a sala em grupos e faça uma competição. Entregue para os alunos folhas de papel e peça para que, durante o recreio, eles façam uma pesquisa, com outros alunos e funcionários da escola, de outras palavras que possuem vários significados. O grupo que conseguir trazer mais palavras para a sala, após o recreio, ganha um recreio extra durante a semana ou escolhe o lugar para sentar na sala durante um mês ou outro prêmio, que não precisa ser material, mas que incentive os alunos.

 Iniciando... Separe as carteiras dos alunos, formando duplas. Peça que eles leiam o texto “A boca”, ou leia com eles. Pode-se fazer uma leitura jogralizada, cada um lendo um verso. Lembre-se de sempre comentar livremente o que as crianças entenderam do texto. Chame atenção para os versos e rimas. Agora, lance o desafio para os alunos (exercício número 1 da folha de atividades). Peça para que cada dupla escreva, na sua folha, os significados para a palavra boca e façam desenhos. Depois, cada dupla apresenta para os colegas os significados encontrados. 

Desenvolvendo... Deixe que os alunos continuem trabalhando em duplas, pois estarão interagindo de forma a enriquecer os conhecimentos um do outro. Escreva no quadro, ou em um cartaz, o diagrama da palavra escola (exercício 2). Explique o que é um diagrama. Diagrama é um exemplo de esquema em que podemos organizar as palavras.
Converse com eles sobre a cruzadinha (exemplo de diagrama encontrado em jornais e em revistas). Explique a atividade, sempre estimulando os alunos a observar as palavras e a relação de significado entre elas. Uma boa forma de trabalhar o diagrama é pedir que identifiquem a palavra escola, colorindo-a com a cor vermelha e, depois, que cada palavra seja colorida de uma cor: biblioteca, aluno, sala. Assim, os alunos perceberão que algumas letras fazem parte de duas palavras. Não esqueça de falar que as palavras biblioteca, aluno e sala fazem parte do ambiente “escola”. Se possível, elogie sempre o trabalho de todas as duplas. 

Terminando... Agora, deixe que cada dupla faça o diagrama com a palavra boca. Ao final, todos colocam os seus trabalhos no mural, escrevendo o nome da dupla em destaque. Avaliando... Estimule a competição entre as duplas. No entanto, cuidado! Estabeleça as regras e explique que o prêmio é o aprendizado. Deixe que ao final de cada atividade os alunos apresentem seus resultados para a turma. Passe pelas carteiras e elogie o esforço dos alunos. Combine com os alunos para não saírem do lugar, pois assim poderão atrapalhar uns aos outros. Peça que eles levantem a mão quando precisarem de ajuda. Fique o tempo inteiro andando pela sala, observando o trabalho. Apoie os alunos sempre que surgirem dúvidas em relação à grafia das palavras durante a atividade. 

Adaptando a atividade… - Utilize as palavras da pesquisa feita pelos alunos no “Motivando” para que eles escrevam outros diagramas. - Peça que os alunos escrevam uma pequena história com as palavras do diagrama. - Incentive a turma a fazer adivinhas, utilizando as palavras do diagrama, para que os colegas descubram qual palavra originou o diagrama. Exemplo: Tem muitos livros mas não é biblioteca, tem sala mas não é casa. Resposta: escola.






Todos os direitos reservados ao Ministério da Educação - MEC.
Qualquer parte desta obra pode ser reproduzida desde que citada a fonte.
PROGRAMA DE APOIO A LEITURA E ESCRITA PRALER
ATIVIDADES DE APOIO À APRENDIZAGEM 4
ESCREVER CADA VEZ MELHOR
2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário