sábado, 28 de março de 2020

Os textos da vida real e a reflexão linguística

Atividade – Classificados

 Professor, o objetivo dessa aula é escrever anúncios classificados.
 Duração aproximada: 2 aulas de 60 minutos cada.

Sugerimos as seguintes etapas:
Preparando... Cada aluno precisará: duas folhas com o texto dos classificados poéticos e a folha de atividades, lápis, borracha e cartolinas para cada grupo de 4 alunos. O professor precisará de folhas de papel ofício, tesoura e canetas hidrocor, classificados de jornal.

Motivando os alunos... Na aula anterior, peça que os alunos tragam objetos que gostariam de trocar ou vender. Explique que pode ser um brinquedo, um estojo, uma mochila, ou seja, qualquer objeto pessoal. É importante que eles peçam autorização para os pais. Escreva com eles no quadro uma cartinha pedindo a autorização e diga a eles que a copiem e a tragam assinada. 
Esta atividade é uma produção coletiva de texto com o objetivo bem claro. Quando os alunos trouxerem os objetos e a autorização assinada, faça duas listas: uma para oferta dos objetos a serem trocados, e outra para os objetos a serem vendidos.

Iniciando... Leve para a sala de aula o caderno de classificados de um jornal local e mostre para os alunos. Escolha um dos anúncios e escreva em um cartaz. 
Converse com eles sobre: 
- Em que parte do jornal encontramos este tipo de texto? 
- É um texto grande ou pequeno? - Para que servem os classificados? 
- Quem costuma ler este texto? 
- Por que motivo as pessoas lêem este texto? 
- Que informações são importantes para este texto? 
- Por que algumas palavras são abreviadas? Leia com a turma e identifique as informações mais importantes do texto: 
- Qual é a oferta – de compra, de venda, de aluguel ou de troca? 
- Descrição do que está sendo ofertado. 
- Frase ou expressões que chamem a atenção do leitor para o anúncio ou para o produto anunciado. 
- Quem está anunciando. 
- Telefones ou outras formas de contato. 
- Qual o significado das abreviações.

Desenvolvendo... Distribua e leia com os alunos o texto de Roseana Murray. Identifique as semelhanças e diferenças entre o anúncio dos classificados do jornal e do poema. Discuta com eles a intenção do texto. Por ser um texto poético, ele tem objetivos diferentes, não é o mesmo objetivo do texto dos classificados de um jornal. Faça no quadro ou em outro cartaz, com a ajuda da turma, um novo texto baseado no texto da autora. Este texto deve estar adequado para ser publicado no jornal da cidade, seção classificados. Os alunos devem perceber o que é importante e relevante para constar no anúncio do jornal.
 Exemplo: Atenção. Compro, urgente, gavetas, armários, cômodas e baús antigos bem conservados. Falar com Roseanna, 2233.5544.

Terminando... Para terminar a atividade, divida a turma em grupos de dois, três ou quatro alunos, se for melhor. Os alunos deverão escrever os anúncios para cada objeto que trouxeram na etapa “motivando os alunos”. É importante explicar que eles deverão escrever juntos, primeiro um anúncio e depois o outro e assim por diante. Assim, eles ajudarão uns aos outros para que o anúncio seja o melhor possível. Explique também que os anúncios serão verdadeiros, isto é, eles estarão realmente vendendo ou trocando os objetos. Por isso é importante que eles saibam colocar um preço justo (em caso de venda) e local e hora para contato (melhor que seja durante o recreio). Dê uma folha de cartolina para cada grupo. Exponha os trabalhos em um mural da escola. Ajude os alunos a fazerem os negócios de venda ou troca durante o recreio.

Adaptando.... É importante ressaltar que o trabalho sugerido nesta atividade pode e deve ser adaptado pelo professor. Se o professor considerar que a turma não está apta a vender objetos, pode-se fazer somente trocas. Outras atividades que estimulam a elaboração de um texto coletivo: O professor pode arranjar um objeto da escola para ser anunciado no jornal local. Os professores e/ou alunos podem trazer objetos de casa para serem vendidos na escola e que servirão para arrecadar dinheiro para a Festa Junina, teatro ou qualquer outro evento para os alunos.





Todos os direitos reservados ao Ministério da Educação - MEC.
Qualquer parte desta obra pode ser reproduzida desde que citada a fonte.
PROGRAMA DE APOIO A LEITURA E ESCRITA PRALER
ATIVIDADES DE APOIO À APRENDIZAGEM 3
A ALEGRIA DE LER E APRENDER
2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário