domingo, 29 de março de 2020

Varal de poesias

Professor, o objetivo dessa atividade é incentivar a produção de poesias, a partir de palavras significativas e correlacionadas.
Duração aproximada: 120 minutos

Sugerimos as seguintes etapas: 
Preparando... Cada aluno precisará de: 
• uma caixa de lápis de cor 
• uma folha de atividades 
• lápis e borracha 
• ¼ de folha de cartolina 
• massinha de modelar ou argila.
Professor, providencie som e música clássica, barbante, folhas em branco e prendedores de roupa.

Motivando os alunos... Dê para cada aluno ¼ de cartolina e massinha de modelar. Caso a escola não tenha massinha colorida, use argila. Professor, não deixe que a falta de material impeça-o de fazer a atividade. Peça ajuda à comunidade, aos pais ou aos artesãos da cidade e providencie o material. Se não conseguir, substitua-o por lápis de cor e material para desenho. Se possível, coloque uma música calma e suave. 
Converse com eles antes sobre o amor. 
O que é amor? 
Quando eles sentem amor? 
Quais os objetos que lembram o amor? 
Peça para que eles, ao ouvirem a música, fiquem concentrados e em silêncio. Com a massinha, eles devem formar figura, na cartolina ou uma escultura, quer dizer, modelar a massinha do jeito que eles quiserem, representando o AMOR. Não esqueça de escrever o nome dos alunos nas cartolinas. Guarde os trabalhos em um canto da sala para, ao final da atividade, fazer uma exposição. 

Iniciando... Leia o poema “Amor” para os alunos. Pergunte a eles o que os autores pensam sobre o amor. Qual é a forma do amor para os autores? E o cheiro do amor? E as coisas que representam o amor. Façam um cartaz coletivo, incluindo as idéias do poema e dos alunos, completando as frases: 
• o amor é... 
• o amor tem cheiro de... 
• o amor tem gosto de... 
• o amor parece com... 
Aproveite para estudar a estrutura do poema: os versos, as estrofes, as rimas. Explique que verso é cada linha do poema; estrofe é cada conjunto de versos. Quantos versos o poema tem? Quantas estrofes? Pinte as rimas.

Desenvolvendo... Professor, escreva a lista abaixo no quadro de giz. Se quiser, acrescente outras palavras. Outra opção é pedir a opinião dos alunos para acrescentar mais palavras ao quadro. Elas servirão de base para o trabalho a seguir. Palavras: felicidade-amizade-alegria-sonho-tristeza-natureza-abraçosaúde-beleza-carinho-liberdade-parque-brinquedo-bola-boneca. Separe a turma em grupos de quatro e distribua as palavras. O trabalho do grupo é escrever 10 palavras que se relacionam com a palavra do grupo. Exemplo da folha: Depois, as listas de todos os grupos devem ser colocadas em lugar visível (no mural ou no quadro)

Terminando... Agora, os alunos farão a sua poesia para o varal de poesia. Cada um escolhe uma palavra e consulta a lista de palavras feita pelos grupos anteriormente. Com idéias e criatividade, eles preenchem o quadro ao lado, com a palavra escolhida e conforme o sentimento que ela tem para eles. Apóie os alunos sempre que surgirem dúvidas em relação à grafia das palavras durante a realização da atividade. Ao final do trabalho, você corrige cada poesia e os alunos passam para a folha, fazendo a ilustração. Professor, faça uma poesia também. Pendure o barbante de um lado a outro na sala, como um varal. Peça para cada aluno pendurar a sua poesia no “Varal de Poesia” da sala. Convide outras turmas, o diretor, a coordenadora para visitar o varal. 

Avaliando... Oriente os alunos na produção final do texto. Ajude-os a separar os versos, pois, nesta fase, a separação ainda é difícil. Incentive-os a colocar o título de acordo com a sua poesia e a caprichar no trabalho final, fazendo uma letra bonita e sem rasuras. 

Adaptando a atividade... Se você ainda não tiver trabalhado com poesia antes, faça primeiro um varal com poesias de autores famosos: Cecília Meireles, Carlos Drummond de Andrade, José Paulo Paes, Ana Maria Machado, Sérgio Caparelli. Tire cópia dos poemas e pendure-os no varal. Leia um por dia para os alunos. Faça perguntas sobre os versos, as estrofes e o sentido do poema. Incentive-os a entender o poema. O que o autor quis dizer ou transmitir ao escrever o poema? Ele contou uma história? Ele descreveu um objeto? Falou dos seus sentimentos? Observe a disposição dos versos. - Peça aos alunos para copiarem poesias e trazerem para o varal. - Recorte poesias de jornais e revistas e pendure no varal. - Escreva as poesias com toda a turma, com três ou quatro palavras da lista.



Todos os direitos reservados ao Ministério da Educação - MEC.
Qualquer parte desta obra pode ser reproduzida desde que citada a fonte.
PROGRAMA DE APOIO A LEITURA E ESCRITA PRALER
ATIVIDADES DE APOIO À APRENDIZAGEM 4
ESCREVER CADA VEZ MELHOR
2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário