segunda-feira, 6 de julho de 2020

Documentação pedagógica

Muitas tem sido as reflexões sobre o que é documentação pedagógica e o que documentar.
Certamente que a prática na Educação Infantil envolve muitos tipos de registros, mas você sabia que nem todo registro, seja ele escrito, filmado ou fotografado é considerado como documentação pedagógica?
Documentar no dicionário: verbo transitivo/ provar com documentos; juntar documentos. Na Educação Infantil a documentação pedagógica vai além da organização burocrática, pois ela consiste em estratégias pedagógicas e reflexões coletivas para projetar o cotidiano.
Através da documentação pedagógica é possível acompanhar e interpretar a realidade das crianças e isso envolve desafios e aprendizagens em um nível amplo.
A construção da documentação pedagógica envolve:
• Pedagogia participativa;
• Criança como centro do currículo;
• Professor investigador;
• Entender que a Educação Infantil deve ter um contexto de aprendizagem coletiva;
• Escuta atenta;
• Desenvolver nova postura, observando detalhes no desenvolvimento das crianças;
• Observação das características individuais das crianças e como se relacionam umas com as outras e com os adultos;
• Acreditar no potencial dos pequenos, que criam hipóteses, inventam, descobrem e são capazes de grandes coisas;
• Reflexões sobre as propostas e do cotidiano;
• Planejamento contextualizado;
• Organização do espaço onde as crianças identifiquem-se;
• Observação, registro e análise ;
• Compartilhamento das experiências das crianças, dando significado a partir das exposições na escola.
• Ter sabedoria para selecionar materiais de registros e a participar de sua geração juntamente com as crianças;
• Entender que a família também é peça fundamental na escola.
Paulo Sergio Fochi nos fala que documentar é dar visibilidade aos percursos, construir narrativas e ter uma escuta sensível.

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