sexta-feira, 20 de maio de 2011

MATEMÁTICA/ CONTEÚDO: Formas bidimensionais.

Objetivo: Identificar figuras geométricas por meio de representações e descrições orais.


Encaminhamento metodológico:
*Apresentar aos alunos um tangram, explicando que é um quebra cabeça chinês,formado por sete peças, de origem milenar;
* Contar aos alunos a lenda do tangram:
"A história mais contada é que um dia o monge Tai-Jim chamou a sua sala, o seu discípulo Lao- Tan, entregou-lhe uma placa quadrada de porcelana, um pote de tinta e um pincel e deu lhe uma grande missão: Lao- Tan deveria percorrer o mundo, e tudo o que encontrasse de mais belo, deveria ser registrado na placa de porcelana.
Tremendo de emoção, Lao- Tan deixou cair a placa no chão, quebrando-a em sete pedaços. Ao ajoelhar-se para juntar, precebeu a formação de uma figura e viu que dava para fazer muitas outras. 
Lao- Tan concluiu que a viagem não era mais necessária, pois com as peças, poderia representar tudo o que há de bonito no mundo."
* Mostrar que é formado por 5 triângulos, 1 paralelogramo e 1 quadrado;
* Com ele é possível formar cerca de 1700 figuras, enttre elas:
* Entregar aos alunos uma folha com as demarcações de um tangran:
* O tangram deve ser pintado, colado em um pedaço de cartolina para que fique mais firme e em seguida recortado;
* Propor aos alunos que formem as figuras que desejarem, lembrando-as de que é preciso utilizar as sete peças e que uma peça não pode ser colocado sobre a outra;
* Solicitar que as atividades sejam contornadas em uma folha e pintadas;
* Expor as atividades dos alunos;

Recursos: 
* Tangram;
* Cartolina;
* Cola; 
* Lápis de cor;
* Tesoura.



Nenhum comentário:

Postar um comentário