sexta-feira, 6 de julho de 2012

SEQUÊNCIA DIDÁTICA- A CASA

OBJETIVOS: 
*Desenvolver a imaginação e a criatividade;
* Despertar o interesse pela leitura;
* Praticar a escrita.


CONTEÚDOS:
* Escrita como sistema de representação;
* Direção da escrita;
* Espaçamento entre as palavras.


ATIVIDADE1
A CASA
(Toquinho)
ERA UMA CASA
MUITO ENGRAÇADA
NÃO TINHA TETO
NÃO TINHA NADA
NINGUÉM PODIA
ENTRAR NELA NÃO
PORQUE NA CASA
NÃO TINHA CHÃO
NINGUÉM PODIA
DORMIR NA REDE
PORQUE NA CASA
NÃO TINHA PAREDE
NINGUÉM PODIA
FAZER PIPI
PORQUE PINICO
NÃO TINHA ALI
MAS ERA FEITA
COM MUITO ESMERO
NA RUA DOS BOBOS
NÚMERO ZERO.

FAZER A LEITURA APONTADA DO TEXTO DESTACANDO O ESPAÇAMENTO ENTRE AS PALAVRAS E A DIREÇÃO DA ESCRITA.
CONVERSAR COM OS ALUNOS SOBRE:
- POR ONDE O TEXTO DEVE COMEÇAR A SER LIDO?
- COMENTAR QUE CADA VEZ QUE É APONTADO NO TEXTO, UMA PALAVRA É LIDA.
- MOSTRAS QUE AS PALAVRAS SÃO ESCRITAS SEPARADAS.
- DIALOGAR SOBRE O ASSUNTO PRINCIPAL.


ATIVIDADE 2

CANTE COM SEUS COLEGAS  A MÚSICA " A CASA".

ESCREVA ABAIXO O TÍTULO DA MÚSICA;

________________________________________________________________________

COMO ERA  A CASA? DISCUTA COM SEUS AMIGOS.

QUE LETRA COMEÇA A PALAVRA CASA ?

________________________________________________________________________

COM A AJUDA DE SUA PROFESSORA, FAÇA UMA LISTA DE PALAVRAS QUE COMEÇAM COM A LETRA C:

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

QUANTAS VOGAIS TÊM A PALAVRA CASA?

________________________________________________________________________


QUANTAS CONSOANTES TÊM A PALAVRA CASA?


________________________________________________________________________




ATIVIDADE 3


RECORTE DE REVISTAS, FIGURAS QUE INICIAM COM A LETRA C E COLE ABAIXO:


ATIVIDADE 4


SEGUNDO O AUTOR DA MÚSICA, A CASA ERA MUITO ENGRAÇADA. POR QUE? DISCUTA COM SEUS COLEGAS.


QUANTAS LETRAS TEM A PALAVRA ENGRAÇADA?


_______________________________________________________________________




COM AJUDA DE SUA PROFESSORA, CONTE AGORA QUANTAS SÍLABAS POSSUI ESSA PALAVRA:


_______________________________________________________________________


RECORTE A PALAVRA "ENGRAÇADA", QUE SUA PROFESSORA IRÁ ENTREGAR, SEPARANDO AS LETRAS:


COM O AUXÍLIO DE SUA PROFESSORA, UTILIZE AS LETRAS RECORTADAS E FORME NOVAS PALAVRAS:


ESCREVA ABAIXO AS PALAVRAS QUE VOCÊ CONSEGUIU FORMAR:


________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


FORME NOVAMENTE A PALAVRA "ENGRAÇADA" E COLE ABAIXO:




ATIVIDADE 5


TODA CASA TEM UM NÚMERO. PARA QUE SERVE ESSE NÚMERO? DISCUTA COM SUA PROFESSORA E COLEGAS:


QUAL ERA O NÚMERO DA CASA CITADA NA MÚSICA " A CASA ", DE TOQUINHO ?


_______________________________________________________________________


VOCÊ SABE O NÚMERO DE SUA CASA? PERGUNTE À SEUS FAMILIARES:


_______________________________________________________________________


DESENHE ABAIXO SUA CASA E AS PESSOAS QUE MORAM NELA:




ATIVIDADE 6


QUEM SERÁ QUE MORAVA NA CASA CITADA NA MÚSICA? DISCUTA COM SUA PROFESSORA E COLEGAS:


E NA SUA CASA, QUANTAS PESSOAS MORAM?


_______________________________________________________________________


ESCREVA DO SEU JEITO O NOME DAS PESSOAS QUE MORAM COM VOCÊ:


________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


ENCONTRE NO CAÇA PALAVRAS, AS PALAVRAS CITADAS NA MÚSICA:


CASA- TETO-REDE-CHÃO


Um comentário: