PRODUÇÃO DE TEXTO ORAL E ESCRITO
Texto é um desenho, uma
palavra, uma frase ou um conjunto delas que, dentro de um contexto, transmite
um significado ou uma ideia (Russo, 2012)
O alfabetizando passa por
fases na construção da produção de textos, todas igualmente importantes para
ele, e o professor deve requerer essas produções de maneira gradativa no que se
refere a dificuldade de execução, ou seja, para chegar a elaborar um texto
individualmente, com forma e conteúdos próprios, a criança precisa antes,
trabalhar textos coletivamente ou em pequenos grupos, sob a orientação do
professor, com base em modelos de escrita corretos e variados quanto ao gênero.
Sugestões
para produção
A produção de texto não deve ser
trabalhada isoladamente; ao contrário, deve-se aproveitar o assunto, o tema ou
a palavra que estão sendo abordados para intercalar a produção.
Abaixo estão algumas sugestões de
atividades de produção de texto. Estas não são rígidas; fica a critério do
professor adaptá-las, de acordo com o nível em que se encontram os alunos. É
importante que as produções sejam arquivadas em um caderno específico ou pasta,
de maneira que o progresso do aluno possa ser percebido e avaliado com maior
segurança pelo professor e pelo próprio aluno.
- Escrever o próprio nome e fazer um desenho de si
mesmo.
- Desenhar a própria casa e a família e escrever os
nomes.
- Desenhar seus brinquedos e escrever os nomes.
- Escrever a respeito do brinquedo ou da brincadeira
que mais gosta.
- Escrever sobre o animal predileto e desenhá-lo.
- Fazer o desenho de um animal de que tem medo e
escrever sobre ele.
- Desenhar a classe e os colegas e escrever sobre
eles.
- Observar um desenho e escrever uma história sobre
ele.
- Montar personagens de material de sucata e, em
grupo, produzir uma história oral. Desenhar os personagens utilizando sucata e
transcrever a história.
- Fazer uma história com base em um banco de palavras.
A classe decide sobre o que vai escrever e sugere as palavras que entrarão na
história; o professor escreve-as em papel manilha ou na lousa, para que os
alunos possam recorrer a elas durante a produção.
- Recortar letra de jornais e revistas e com elas
montar o próprio nome e escrever uma frase ou um texto.
-Recortar letras e formar uma palavra. Em seguida,
fazer um desenho e escrever uma frase ou um texto que se refira à palavra
formada.
- Desenhar um meio de transporte escrever sobre ele.
-Escrever sobre um profissional que esteve na escola.
Os alunos fazem perguntas e depois elaboram um texto.
- Escrever sobre um fato da atualidade (ecológico,
social, político, policial, etc). O professor pode aproveitar uma notícia de
jornal ou uma pergunta de um aluno para propor o tema.
- Ouvir uma história contada pelo professor e escrever
sobre ela.
- Depois de assistir um filme em vídeo, escrever a
história.
- Escrever sobre o que gostaria de ser quando crescer
e desenhar.
- Escrever sobre um recorte de revista. O professor
escolhe alguns recortes de jornal e cola em folhas; a criança escolhe aquele
sobre o qual escreverá.
- Escolher uma figura, recortar e colar em uma folha.
Em seguida escrever sobre ela.
- Fazer uma montagem com papel colorido e escrever um
texto sobre desenho representado.
- Escrever a respeito de uma cor. O professor recorta
pedaços de papel colorido de revistas e cola em folhas sulfite; o aluno escolhe
a cor sobre a qual quer escrever.
- Escrever sobe uma figura: o professor recorta parte
de uma figura de objeto, animal, alimento ou brinquedo e cola em uma folha. O
aluno deve identificar a figura e escrever sobre a parte ou sobre o todo.
- Escrever o que quiser sobre palavras recortadas e
coladas em folhas.
- Escrever sobre um assunto comum e montar um
livrinho. O professor promove e coordena uma discussão sobre o tema. Em seguida
os alunos fazem um texto oral coletivo e transcrevem para o livro, onde fazem
as ilustrações.
- Em grupos de quatro alunos, escrever uma lista de
dez palavras e fazer uma produção.
- Escrever sobre figuras sequenciadas.
- Montar um livro com recortes de jornal ou revista.
Por exemplo, o aluno resolve fazer um livro sobre frutas: ele recorta e cola
uma figura em cada página e escreve uma frase sobre a fruta, ou apenas o nome
dela.
- Montar um livro: recortar letras, formar palavras e
desenhar.
- Fazer um livro sobre o arco-íris: cada folha terá
uma cor pintada ou um recorte colorido de tecido, papel, plástico, etc. O aluno
escreve o nome da cor e o que significa para ele.
- Escrever um bilhete para o professor e assinar. Se
possível, o professor responderá a todos os bilhetes.
- Fazer o jornal da classe. Cada aluno faz um
trabalho, que pode ser produção, cruzadinha, adivinhações, receita, desenho
para ser pintado, desenho para ligar os pontos, etc.
- Escrever comentários baseados em cards e/ou
figurinhas adesivadas de álbuns sobre animais, filmes, times de futebol, etc.
- Escrever um bilhete para um colega. O professor
escreve os nomes em folhas que serão sorteadas entre os alunos. Cada aluno
escreve o bilhete para o colega sorteado. O professor faz a entrega e a classe
tem que identificar o autor do bilhete.
- Escrever sobre uma experiência vivida, como por
exemplo, um passeio.
- Escrever sobre uma palavra surpresa.
Referências
Russo, Maria de Fatima. Alfabetização: um processo em
construção. São Paulo: Saraiva, 2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário