quinta-feira, 9 de junho de 2016

PRODUÇÃO DE TEXTO NA ALFABETIZAÇÃO/ SUGESTÕES DE ATIVIDADES

PRODUÇÃO DE TEXTO ORAL E ESCRITO
Texto é um desenho, uma palavra, uma frase ou um conjunto delas que, dentro de um contexto, transmite um significado ou uma ideia (Russo, 2012)
O alfabetizando passa por fases na construção da produção de textos, todas igualmente importantes para ele, e o professor deve requerer essas produções de maneira gradativa no que se refere a dificuldade de execução, ou seja, para chegar a elaborar um texto individualmente, com forma e conteúdos próprios, a criança precisa antes, trabalhar textos coletivamente ou em pequenos grupos, sob a orientação do professor, com base em modelos de escrita corretos e variados quanto ao gênero.

Sugestões para produção
A produção de texto não deve ser trabalhada isoladamente; ao contrário, deve-se aproveitar o assunto, o tema ou a palavra que estão sendo abordados para intercalar a produção.
Abaixo estão algumas sugestões de atividades de produção de texto. Estas não são rígidas; fica a critério do professor adaptá-las, de acordo com o nível em que se encontram os alunos. É importante que as produções sejam arquivadas em um caderno específico ou pasta, de maneira que o progresso do aluno possa ser percebido e avaliado com maior segurança pelo professor e pelo próprio aluno.

- Escrever o próprio nome e fazer um desenho de si mesmo.
- Desenhar a própria casa e a família e escrever os nomes.
- Desenhar seus brinquedos e escrever os nomes.
- Escrever a respeito do brinquedo ou da brincadeira que mais gosta.
- Escrever sobre o animal predileto e desenhá-lo.
- Fazer o desenho de um animal de que tem medo e escrever sobre ele.
- Desenhar a classe e os colegas e escrever sobre eles.
- Observar um desenho e escrever uma história sobre ele.
- Montar personagens de material de sucata e, em grupo, produzir uma história oral. Desenhar os personagens utilizando sucata e transcrever a história.
- Fazer uma história com base em um banco de palavras. A classe decide sobre o que vai escrever e sugere as palavras que entrarão na história; o professor escreve-as em papel manilha ou na lousa, para que os alunos possam recorrer a elas durante a produção.
- Recortar letra de jornais e revistas e com elas montar o próprio nome e escrever uma frase ou um texto.
-Recortar letras e formar uma palavra. Em seguida, fazer um desenho e escrever uma frase ou um texto que se refira à palavra formada.
- Desenhar um meio de transporte escrever sobre ele.
-Escrever sobre um profissional que esteve na escola. Os alunos fazem perguntas e depois elaboram um texto.
- Escrever sobre um fato da atualidade (ecológico, social, político, policial, etc). O professor pode aproveitar uma notícia de jornal ou uma pergunta de um aluno para propor o tema.
- Ouvir uma história contada pelo professor e escrever sobre ela.
- Depois de assistir um filme em vídeo, escrever a história.
- Escrever sobre o que gostaria de ser quando crescer e desenhar.
- Escrever sobre um recorte de revista. O professor escolhe alguns recortes de jornal e cola em folhas; a criança escolhe aquele sobre o qual escreverá.
- Escolher uma figura, recortar e colar em uma folha. Em seguida escrever sobre ela.
- Fazer uma montagem com papel colorido e escrever um texto sobre  desenho representado.
- Escrever a respeito de uma cor. O professor recorta pedaços de papel colorido de revistas e cola em folhas sulfite; o aluno escolhe a cor sobre a qual quer escrever.
- Escrever sobe uma figura: o professor recorta parte de uma figura de objeto, animal, alimento ou brinquedo e cola em uma folha. O aluno deve identificar a figura e escrever sobre a parte ou sobre o todo.
- Escrever o que quiser sobre palavras recortadas e coladas em folhas.
- Escrever sobre um assunto comum e montar um livrinho. O professor promove e coordena uma discussão sobre o tema. Em seguida os alunos fazem um texto oral coletivo e transcrevem para o livro, onde fazem as ilustrações.
- Em grupos de quatro alunos, escrever uma lista de dez palavras e fazer uma produção.
- Escrever sobre figuras sequenciadas.
- Montar um livro com recortes de jornal ou revista. Por exemplo, o aluno resolve fazer um livro sobre frutas: ele recorta e cola uma figura em cada página e escreve uma frase sobre a fruta, ou apenas o nome dela.
- Montar um livro: recortar letras, formar palavras e desenhar.
- Fazer um livro sobre o arco-íris: cada folha terá uma cor pintada ou um recorte colorido de tecido, papel, plástico, etc. O aluno escreve o nome da cor e o que significa para ele.
- Escrever um bilhete para o professor e assinar. Se possível, o professor responderá a todos os bilhetes.
- Fazer o jornal da classe. Cada aluno faz um trabalho, que pode ser produção, cruzadinha, adivinhações, receita, desenho para ser pintado, desenho para ligar os pontos, etc.
- Escrever comentários baseados em cards e/ou figurinhas adesivadas de álbuns sobre animais, filmes, times de futebol, etc.
- Escrever um bilhete para um colega. O professor escreve os nomes em folhas que serão sorteadas entre os alunos. Cada aluno escreve o bilhete para o colega sorteado. O professor faz a entrega e a classe tem que identificar o autor do bilhete.
- Escrever sobre uma experiência vivida, como por exemplo, um passeio.
- Escrever sobre uma palavra surpresa.


Referências

Russo, Maria de Fatima. Alfabetização: um processo em construção. São Paulo: Saraiva, 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário