segunda-feira, 12 de agosto de 2019

Planejamento de ensino- 1º ano

Modelo de planejamento de todos os componentes curriculares do 1º ano.

PLANEJAMENTO DE ENSINO
PROFESSORA:
COMPONENTE CURRICULAR:  ARTE – ARTES VISUAIS      ANO          1º TRIMESTRE             AULAS PREVISTAS :


OBJETIVOS:
• Experimentar as diferentes possibilidades do uso dos elementos das linguagens artísticas .
• Perceber diferentes materiais e técnicas presentes nas produções artísticas.
 • Perceber relações entre os elementos das linguagens artísticas em diferentes contextos culturais.
• Ampliar o repertório artístico e cultural, por meio da leitura de obras contextualizadas, em diferentes tempos e espaços .
 • Perceber a diversidade de gênero, étnico-racial, geracional, entre outras, nas produções artísticas, bem como seus(suas) autores(as).
• Desenvolver linguagem própria na perspectiva de criação artística.
QUANTIDADES DE AULAS  E CRITERIOS

CONTEÚDOS

CRITÉRIOS DE ENSINO DE APRENDIZAGEM
METODOLOGIA
RECURSOS
AVALIAÇÃO







• Arte abstrata: conceito, diferentes suportes e riscantes, possibilidades gestuais e simbólicas, formas, cores e texturas.
• Abstracionismo geométrico: formas geométricas, exercícios de composição, experimentação de materiais e suportes diferenciados.
• Composições abstratas em diferentes tempos e lugares: produções artísticas locais, regionais, nacionais e internacionais .
• Elementos das artes visuais (linha, cor, plano, volume e textura). Cor: primárias e secundárias, quentes e frias, adição cromática, experimentação e exploração simbólica. • Iniciação à figuração – noção espacial e esquema corporal (formas estruturadas). • Linguagem pictórica.
1)  Explora diferentes suportes e riscantes em composições abstratas. 2)  Conhece artistas que se utilizam da linguagem abstrata.
3) Diferencia as formas geométricas.
4) Utiliza diferentes formas geométricas em composições abstratas.
 5) Explora as cores, de forma intencional, em suas composições pictóricas e outras.
6) Faz tentativas de figuração em suas composições gráficas (formas estruturadas).
7) Aprecia as produções visuais de artistas e colegas e emite opinião própria a respeito.
 8) Fica satisfeito com o resultado de suas produções visuais.









PLANEJAMENTO DE ENSINO
PROFESSORA:
COMPONENTE CURRICULAR:  ARTE  - MÚSICA       ANO          2º TRIMESTRE             AULAS PREVISTAS :


OBJETIVOS:
 • Experimentar as diferentes possibilidades do uso dos elementos das linguagens artísticas .
 • Perceber diferentes materiais e técnicas presentes nas produções artísticas.
• Perceber relações entre os elementos das linguagens artísticas em diferentes contextos culturais.
 • Ampliar o repertório artístico e cultural, por meio da leitura de obras contextualizadas, em diferentes tempos e espaços .
 • Perceber a diversidade de gênero, étnico-racial, geracional, entre outras, nas produções artísticas, bem como seus(suas) autores(as).
 • Desenvolver linguagem própria na perspectiva de criação artística



QUANTIDADES DE AULAS  E CRITERIOS

CONTEÚDOS

CRITÉRIOS DE ENSINO DE APRENDIZAGEM
METODOLOGIA
RECURSOS
AVALIAÇÃO







MÚSICA
• Elementos do som (timbre, duração, intensidade e altura). • Elementos da música (pulso, ritmo, melodia, andamento e dinâmica). • Cancioneiro popular do Brasil e do mundo, de diferentes tempos e espaços. Música de concerto brasileira6 . • A relação da produção musical com o contexto social em diferentes tempos e espaços. • Jogos de mãos e copos, cantigas de roda, parlendas, brincadeiras cantadas e rítmicas.
1) Explora os elementos do som.
2) Explora e utiliza os elementos da música.
3) Interpreta músicas do repertório indicado com canto em uníssono e execução instrumental, explorando os elementos da música.
4) Participa de jogos e brincadeiras musicais com variação de timbres, andamento, dinâmica e marcação de pulso.
5) Percebe relações entre os elementos da linguagem musical nos diferentes contextos culturais do repertório trabalhado.





PLANEJAMENTO DE ENSINO
PROFESSORA:
COMPONENTE CURRICULAR:  ARTE - TEATRO       ANO          3º TRIMESTRE             AULAS PREVISTAS :


OBJETIVOS: • Experimentar as diferentes possibilidades do uso dos elementos das linguagens artísticas7 .
 • Perceber diferentes materiais e técnicas presentes nas produções artísticas.
• Perceber relações entre os elementos das linguagens artísticas em diferentes contextos culturais.
• Ampliar o repertório artístico e cultural por meio da leitura de obras contextualizadas em diferentes tempos e espaços.
 • Perceber a diversidade de gênero, étnico-racial, geracional, entre outras, nas produções artísticas, bem como seus(suas) autores(as).
• Desenvolver linguagem própria na perspectiva de criação artística.
QUANTIDADES DE AULAS  E CRITERIOS

CONTEÚDOS

CRITÉRIOS DE ENSINO DE APRENDIZAGEM
METODOLOGIA
RECURSOS
AVALIAÇÃO







TEATRO
• Corpo em relação a diferentes espaços (jogo cênico em diferentes espaços educativos).
• Criação cênica a partir de diferentes estímulos: adereços, objetos e figurinos.
• Brincadeiras infantis e suas possibilidades cênicas (brincadeiras tradicionais de diferentes culturas) .
 • Teatralidades na literatura infantil das diferentes culturas.
• Jogo cênico: exploração da linguagem corporal.
• Formação de plateia: apreciação de espetáculos cênicos e da produção do(as) colegas.
1) Explora, nas brincadeiras infantis, as possibilidades expressivas do corpo.
2) Improvisa individual e coletivamente, com objetos, figurinos e adereços e outros estímulos.
3)  Experimenta a linguagem teatral por meio da expressão corporal, com variados estímulos.
4) Participa de jogos teatrais e dramáticos, explorando o corpo.
5) Experimenta cenicamente as possibilidades dramáticas na literatura infantil.
6) Percebe a criação do(a) colega, colocando-se como espectador.
7) Aprecia as produções artísticas, desenvolvendo a fruição e o conhecimento dos códigos cênicos.




DANÇA
• Cantigas de roda e brincadeiras infantis de diferentes culturas10.
 • O corpo e suas partes: movimentos articulares; base de apoio.
• Experimentação do espaço do corpo e diferentes formas de deslocamento: espaço individual, espaço compartilhado, movimentos homolaterais.
 • Qualidades do movimento: peso leve e pesado.
• Lugares e espaços para dançar: espaços na comunidade relacionados à dança; artísticas e grupos da comunidade.
8) Percebe o corpo dançante a partir das cantigas de roda e brincadeiras infantis.
9) Reconhece as partes do corpo e as possibilidades de movimento articulares.
10) Experimenta o espaço do corpo e as possibilidades de deslocamento no espaço: individual e compartilhado.
11) Explora o corpo, no espaço, a partir das diferentes qualidades de movimento: peso leve e pesado.
 12) Conhece lugares e espaços para dança e artistas e grupos da comunidade.








PLANEJAMENTO DE ENSINO


PROFESSORA:
COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS        ANO          1º TRIMESTRE             AULAS PREVISTAS :


OBJETIVOS: • Reconhecer e localizar as estruturas externas do corpo humano, incluindo os órgãos dos sentidos. 
• Reconhecer as diferenças do ser humano, respeitando as individualidades de cada pessoa.
• Valorizar o próprio corpo, desenvolvendo hábitos saudáveis, a autoestima e o autocuidado.
 • Entender a vacinação como um avanço científico importante na prevenção de doenças no ser humano.
• Conhecer as tecnologias e inovações científicas que contribuem para qualidade de vida das pessoas com deficiência(s).
QUANTIDADES DE AULAS  E CRITERIOS

CONTEÚDOS

CRITÉRIOS DE ENSINO DE APRENDIZAGEM
METODOLOGIA
RECURSOS
AVALIAÇÃO







• Estrutura externa do corpo humano: cabeça, pescoço, tronco, membros e características sexuais primárias.
 • Órgãos dos sentidos: localização e funções.
1) Reconhece a organização externa do corpo humano e indica a localização da cabeça, do pescoço, do tórax, do abdômen, dos braços, das mãos, das pernas e dos pés.
2) Diferencia meninos e meninas, a partir das características sexuais primárias (por exemplo: presença de vulva nas meninas e pênis e saco escrotal nos meninos).
 3) Identifica os órgãos dos sentidos e suas funções.





• Diferenças individuais quanto às características biológicas e socioculturais.
4) Reconhece as diversidades humanas (por exemplo: físicas, culturais, étnicas, geracionais e de gênero) e demonstra atitudes de respeito às individualidades de cada pessoa.




• Saúde como bem-estar individual e coletivo: hábitos de higiene, alimentação saudável, postura correta e prevenção de acidentes.
• Vacinação como prevenção de doenças na infância.
5) Valoriza o próprio corpo e adota hábitos saudáveis: escolha dos alimentos em situações do cotidiano, higiene pessoal e postura correta ao sentar-se.
6) Reconhece maneiras de prevenir acidentes, como quedas, ferimentos, asfixia, choque elétrico, afogamento, atropelamento, queimaduras e contato com animais peçonhentos e plantas tóxicas.
7) Entende que a vacinação é importante para prevenir doenças.




• Tecnologias e inovações científicas destinadas às pessoas com deficiência(s): cadeiras de rodas, bengalas, próteses, óculos e aparelhos de surdez.
8) Identifica objetos, ferramentas e dispositivos produzidos pela Ciência e Tecnologia que ajudam a ampliar os sentidos humanos e corrigir ou diminuir as deficiências físicas.








PLANEJAMENTO DE ENSINO

PROFESSORA:
COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS      1º  ANO          2º TRIMESTRE             AULAS PREVISTAS :


OBJETIVOS: • Diferenciar seres vivos dos componentes não vivos do ambiente próximo, reconhecendo as necessidades básicas dos seres vivos.
 • Investigar algumas características de animais e plantas.
• Identificar as formas como o ser humano se relaciona com os outros animais e com as plantas, demonstrando preocupação e cuidados com os seres vivos existentes no ambiente onde vive.
 • Investigar os alimentos de origem animal e os de origem vegetal utilizados pelo ser humano em seu cotidiano e seus modos de obtenção.
QUANTIDADES DE AULAS  E CRITERIOS

CONTEÚDOS

CRITÉRIOS DE ENSINO DE APRENDIZAGEM
METODOLOGIA
RECURSOS
AVALIAÇÃO







• Componentes vivos (ser humano, outros animais e plantas) e não vivos (ar, água, solo, rochas e luz e calor do sol) do ambiente próximo da criança.
• Necessidades básicas dos seres vivos.
1) Diferencia seres vivos de componentes não vivos existentes no ambiente próximo.
2)  Entende que todos os seres vivos, inclusive o ser humano, alimentam-se, produzem e eliminam resíduos, crescem, se reproduzem e necessitam de ar, espaço, abrigo, luz e água.





• Características gerais de animais e plantas do ambiente próximo da criança.
3)  Diferencia animais e plantas a partir de suas características gerais (por exemplo: número de patas, cobertura do corpo, locomoção, tamanho das plantas, cor das folhas e flores, formato das folhas, presença ou não de folhas, flores e frutos, entre outros).




• Respeito e cuidados com os animais e plantas existentes no ambiente próximo da criança.
4) Compreende que animais e plantas são importantes e devem ser tratados com cuidado e respeito.
5) Identifica atitudes responsáveis relacionadas à posse de animais e suas necessidades.




Alimentos de origem animal e vegetal utilizados no cotidiano.
• Cultivo de plantas utilizadas na alimentação humana: hortas, pomares e lavouras. • Criação de animais para alimentação humana: granjas, pastagens, viveiros e tanques.
6) Identifica os alimentos de origem vegetal e animal utilizados no cotidiano (por exemplo: leite, ovos, carnes, arroz, feijão, saladas, frutas, entre outros) e seus modos de obtenção.







PLANEJAMENTO DE ENSINO

PROFESSORA:
COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS      1º  ANO          3º TRIMESTRE             AULAS PREVISTAS :


OBJETIVOS:
• Identificar os recursos naturais utilizados para a obtenção dos materiais de que são feitos os objetos utilizados no cotidiano.
 • Investigar, por meio dos órgãos dos sentidos, as propriedades dos materiais utilizados no cotidiano.
• Identificar atitudes que contribuem para a preservação do ambiente.
QUANTIDADES DE AULAS  E CRITERIOS

CONTEÚDOS

CRITÉRIOS DE ENSINO DE APRENDIZAGEM
METODOLOGIA
RECURSOS
AVALIAÇÃO







• Materiais de que são feitos alguns objetos utilizados no cotidiano: papel, vidro, madeira, metal e plástico.

1) Identifica quais são os recursos naturais utilizados para a obtenção dos materiais de que são feitos os objetos utilizados no cotidiano (por exemplo: o vidro vem da areia; a madeira e o papel vêm das árvores; o plástico vem do petróleo; os tecidos vêm do algodão, da lã ou do petróleo; os metais vêm das rochas; entre outros).





• Noções das propriedades específicas dos materiais: cor, brilho, odor, sabor, textura, transparência, temperatura e forma. • Uso dos materiais, no cotidiano, de acordo com suas propriedades
2) Investiga, por meio dos órgãos dos sentidos, as propriedades dos materiais e relaciona essas propriedades com o seu uso (por exemplo: quais são os melhores materiais para absorver água ou quais são impermeáveis; situações em que usamos o vidro, o plástico e o ferro; entre outros).




• Atitudes responsáveis em relação à preservação do ambiente: separação dos resíduos sólidos e a coleta seletiva; redução ou eliminação do desperdício.
3) Identifica atitudes relacionadas à preservação ambiental (por exemplo: não jogar lixo no chão; evitar o desperdício de materiais e alimentos; separar o lixo corretamente em materiais recicláveis e não recicláveis; entre outros).








PLANEJAMENTO DE ENSINO

PROFESSORA:
COMPONENTE CURRICULAR: EDUCAÇÃO FÍSICA        ANO          1º TRIMESTRE             AULAS PREVISTAS :


OBJETIVOS: • Conhecer, vivenciar e explorar as múltiplas possibilidades de movimentação corporal, desenvolvendo atitudes de confiança durante as situações que envolvem a interação, por meio do brincar.
• Reconhecer o próprio corpo, identificar suas partes, os movimentos e funções respectivas.
• Desenvolver a consciência corporal e compreender como o corpo se movimenta e se relaciona com espaços, materiais e colegas.
• Identificar situações de risco presentes na prática da ginástica e compreender a maneira apropriada de realizar as atividades em segurança.
• Reconhecer e respeitar a diversidade, percebendo, em suas experiências corporais, as potencialidades e limitações de si mesmo(a) e do(a) outro(a), superando conflitos por meio do diálogo e de relações positivas.

QUANTIDADES DE AULAS  E CRITERIOS

CONTEÚDOS

CRITÉRIOS DE ENSINO DE APRENDIZAGEM
METODOLOGIA
RECURSOS
AVALIAÇÃO







• GINÁSTICA: – Ginástica formativa : práticas corporais que envolvem locomoção, equilíbrio, manipulação, combinação de posturas (correr, andar, rolar, rastejar, saltar, saltitar, lançar, receber, bater, chutar, alongar, esquivar, equilibrar, etc.) e que demandam domínio e reconhecimento corporal, podendo ser realizadas com ou sem o uso de materiais – bolas, bastões, pneus, lenços, jornais, etc., e equipamentos – plinto, banco, trave, etc., envolvendo elementos de outras formas de ginástica.
1) Conhece, vivencia e explora as múltiplas possibilidades de movimentação corporal presentes na prática da ginástica, desenvolvendo atitudes de confiança durante as situações que envolvem a interação, por meio do brincar.
2)  Reconhece o próprio corpo, identifica suas partes, os movimentos e funções respectivas por meio da prática da ginástica.
3) Desenvolve a consciência corporal e compreende como o corpo se movimenta e se relaciona com espaços, materiais e colegas, por meio da prática da ginástica.
4) Identifica situações de risco presentes na prática da ginástica e compreende a maneira apropriada de realizar as atividades em segurança.
5)  Reconhece e respeita a diversidade e percebe, em suas experiências corporais, as potencialidades e limitações de si mesmo(a) e do(a) outro(a), superando conflitos por meio do diálogo e de relações positivas.








PLANEJAMENTO DE ENSINO

PROFESSORA:
COMPONENTE CURRICULAR:  EDUCAÇÃO FÍSICA        ANO          2º TRIMESTRE             AULAS PREVISTAS :

OBJETIVOS: • Conhecer e vivenciar diferentes jogos e brincadeiras da cultura infantil, por meio de jogos interpretativos e sensoriais.
• Conhecer e compreender a existência de características diferenciadas para os jogos e brincadeiras, de acordo com cada contexto regional/cultural.
 • Expressar-se corporalmente de forma espontânea, brincando com o faz de conta, por meio da dramatização e imitação.
• Experimentar sensações corporais diversas e compreender como o corpo se comunica, relacionar-se e expressar-se por meio dos cinco sentidos.
• Formular e utilizar estratégias para resolver desafios, recriando regras e prezando pela coletividade nos jogos e brincadeiras vivenciados.

QUANTIDADES DE AULAS  E CRITERIOS

CONTEÚDOS

CRITÉRIOS DE ENSINO DE APRENDIZAGEM
METODOLOGIA
RECURSOS
AVALIAÇÃO







• JOGOS E BRINCADEIRAS: – Jogos interpretativos: jogos de dramatização que utilizam a imitação como representação simbólica, o faz de conta e a imaginação. – Jogos sensoriais: jogos que privilegiam a estimulação dos sentidos e enfatizam a utilização de cada um de forma característica.
1) Conhece e vivencia diferentes jogos e brincadeiras da cultura infantil, por meio de jogos interpretativos e sensoriais.
2) Conhece e compreende a existência de características diferenciadas para os jogos e brincadeiras, de acordo com cada contexto regional/cultural.
3)  Expressa-se corporalmente de forma espontânea, brincando com o faz de conta, por meio da dramatização e imitação em jogos interpretativos e sensoriais.
4) Experimenta sensações corporais diversas e compreende como o corpo se comunica, relaciona-se e expressa-se por meio dos cinco sentidos nas vivências dos jogos interpretativos e sensoriais.
5) Formula e utiliza estratégias para resolver desafios, recriando regras e prezando pela coletividade nos jogos e brincadeiras vivenciados.
6) Reconhece e respeita a diversidade e percebe, em suas experiências corporais, as potencialidades e limitações de si mesmo(a) e do(a) outro(a), superando conflitos por meio do diálogo e de relações positivas.






PLANEJAMENTO DE ENSINO
PROFESSORA:
COMPONENTE CURRICULAR:  EDUCAÇÃO FÍSICA        ANO          3º TRIMESTRE             AULAS PREVISTAS :


OBJETIVOS: • Conhecer, explorar e valorizar o cancioneiro popular da infância.
• Criar, recriar e brincar com os movimentos do corpo, a partir dos gestos e do ritmo das cantigas de roda e brincadeiras cantadas vivenciadas.
 • Analisar e compreender elementos presentes nas cantigas de roda e brincadeiras cantadas (ritmo, espaço, gestos, letra) e sua possível relação com o contexto real.
 • Apropriar-se da expressividade, da imaginação, da criatividade e das possibilidades de relação positiva com colegas e com o meio.
 • Contemplar obras de dança diversas (da mídia e/ou produzidas pelos(as) colegas) relacionadas às cantigas de roda e brincadeiras cantadas, desenvolvendo a sensibilidade para a apreciação artística.
 • Reconhecer e respeitar a diversidade, percebendo, em suas experiências corporais, as potencialidades e limitações de si mesmo(a) e do(a) outro(a), superando conflitos por meio do diálogo e de relações positivas.
 • Conhecer e vivenciar práticas corporais das lutas que envolvem situações de estratégia e oposição.
• Resolver desafios corporais de forma criativa, ampliando as possibilidades de movimentação corporal na prática das lutas.
 • Desenvolver a capacidade de concentração e de tomada de decisão, respeitando regras e colegas.
• Identificar e analisar situações de disputa, criando e recriando estratégias para a resolução de desafios na prática das lutas.
• Identificar situações de risco presentes na prática das lutas e compreender a maneira apropriada de realizar as atividades em segurança.
• Reconhecer e respeitar a diversidade, percebendo, em suas experiências corporais, as potencialidades e limitações de si mesmo(a) e do(a) outro(a), superando conflitos por meio do diálogo e de relações positivas.

QUANTIDADES DE AULAS  E CRITERIOS

CONTEÚDOS

CRITÉRIOS DE ENSINO DE APRENDIZAGEM
METODOLOGIA
RECURSOS
AVALIAÇÃO







• DANÇA: – Cantigas de roda e brincadeiras cantadas: práticas corporais que abrangem diversas formas de movimentação corporal, que advém da cultura infantil e que utilizam comunicação, expressão, musicalidade e ludicidade.
1)  Conhece, explora e valoriza o cancioneiro popular da infância, por meio das cantigas de roda e brincadeiras cantadas.
 2) Cria, recria e brinca com os movimentos do corpo, a partir dos gestos e do ritmo das cantigas de roda e brincadeiras cantadas vivenciadas.
3) Analisa e compreende elementos presentes nas cantigas de roda e brincadeiras cantadas (ritmo, espaço, gestos, letra) e sua possível relação com o contexto real.
4) Apropria-se da expressividade, da imaginação, da criatividade e das possibilidades de relação positiva com colegas e com o meio nas vivências das cantigas de roda e brincadeiras cantadas.
5)  Contempla obras de dança diversas (da mídia e/ou produzidas pelos(as) colegas), relacionadas às cantigas de roda e brincadeiras cantadas, desenvolvendo a sensibilidade para a apreciação artística.
6) Reconhece e respeita a diversidade e percebe, em suas experiências corporais, as potencialidades e limitações de si mesmo(a) e do(a) outro(a), superando conflitos por meio do diálogo e de relações positivas.




• LUTAS: – Jogos de estratégia2 :práticas corporais que envolvem elementos das lutas em situações de ataque e defesa, com e sem contato corporal.
7) Conhece e vivencia práticas corporais das lutas que envolvem situações de estratégia e oposição.
8) Resolve desafios corporais de forma criativa, ampliando as possibilidades de movimentação corporal na prática das lutas.
9) Desenvolve a capacidade de concentração e de tomada de decisão, respeitando regras e colegas na prática das lutas.
10) Identifica e analisa situações de disputa, criando e recriando estratégias para a resolução de desafios na prática das lutas.
11) Identifica situações de risco presentes na prática das lutas e compreende a maneira apropriada de realizar as atividades em segurança.
12) Reconhece e respeita a diversidade e percebe, em suas experiências corporais, as potencialidades e limitações de si mesmo(a) e do(a) outro(a), superando conflitos por meio do diálogo e de relações positivas.






PLANEJAMENTO DE ENSINO

PROFESSORA:
COMPONENTE CURRICULAR:  ENSINO RELIGIOSO        ANO          1º TRIMESTRE             AULAS PREVISTAS :


OBJETIVOS: • Conhecer alguns lugares sagrados existentes no contexto em que vive.
 • Conhecer a diversidade religiosa no contexto onde vive.


QUANTIDADES DE AULAS  E CRITERIOS

CONTEÚDOS

CRITÉRIOS DE ENSINO DE APRENDIZAGEM
METODOLOGIA
RECURSOS
AVALIAÇÃO






• Lugares sagrados: – lugares sagrados (naturais e construídos) da comunidade em espaços de vivência e referência, contemplando as quatro matrizes.
1) Aponta alguns lugares sagrados existentes no contexto onde vive.






• Organizações religiosas: – organizações religiosas da comunidade em espaços de vivência e referência, contemplando as quatro matrizes.
2)  Reconhece a diversidade religiosa no contexto onde vive.






PLANEJAMENTO DE ENSINO

PROFESSORA:
COMPONENTE CURRICULAR:  ENSINO RELIGIOSO        ANO          2º TRIMESTRE             AULAS PREVISTAS :


OBJETIVOS: • Conhecer alguns símbolos religiosos.
 • Conhecer diferentes festas religiosas populares no contexto onde vive.


QUANTIDADES DE AULAS  E CRITERIOS

CONTEÚDOS

CRITÉRIOS DE ENSINO DE APRENDIZAGEM
METODOLOGIA
RECURSOS
AVALIAÇÃO






• Símbolos religiosos: – simbologia religiosa natural e construída.
1) Diferencia alguns símbolos religiosos de não religiosos.






• Festas religiosas: – festas religiosas populares da comunidade em espaços de vivência e referência, contemplando as quatro matrizes
2)  Cita diferentes festas religiosas populares do contexto onde vive.






PLANEJAMENTO DE ENSINO

PROFESSORA:
COMPONENTE CURRICULAR:  ENSINO RELIGIOSO        ANO          3º TRIMESTRE             AULAS PREVISTAS :


OBJETIVOS: • Conhecer a existência de diferentes ritos e rituais de iniciação.
• Conhecer alguns mitos orais e escritos.


QUANTIDADES DE AULAS  E CRITERIOS

CONTEÚDOS

CRITÉRIOS DE ENSINO DE APRENDIZAGEM
METODOLOGIA
RECURSOS
AVALIAÇÃO







• Ritos e rituais: – iniciação
1) Reconhece a existência de diferentes ritos e rituais de iniciação.




• Linguagens sagradas – textos orais e escritos: – mitos.
2) Identifica alguns mitos orais e escritos.








PLANEJAMENTO DE ENSINO

PROFESSORA:
COMPOMENTE CURRICULAR:  GEOGRAFIA       ANO          1º TRIMESTRE             AULAS PREVISTAS :


OBJETIVOS: • Utilizar as relações espaciais (topológicas, projetivas e euclidianas) para localizar objetos e elementos, pessoas e a si mesmo no espaço geográfico. • Compreender a relação entre as representações tridimensional e bidimensional, reconhecendo e utilizando símbolos na representação e organização do espaço.
QUANTIDADES DE AULAS  E CRITERIOS

CONTEÚDOS

CRITÉRIOS DE ENSINO DE APRENDIZAGEM
METODOLOGIA
RECURSOS
AVALIAÇÃO







• Relações espaciais topológicas elementares e projetivas: dentro, fora, ao lado, na frente, atrás, perto, longe, em cima, embaixo, antes, depois, entre, junto, separado, direita e esquerda.
1)  Localiza a si mesmo utilizando elementos e/ou objetos do espaço da sala de aula e de uma casa fazendo uso das relações espaciais topológicas elementares e projetivas. 2)  Localiza outros elementos e/ou objetos no espaço da sala de aula e de uma casa utilizando seu corpo como referência e fazendo uso das relações espaciais topológicas elementares e projetivas.
3)  Utiliza as noções de lateralidade usando como referência seu próprio corpo.




• Representação tridimensional (maquete e/ou objetos) e representação bidimensional (desenho).
 • Simbologia: símbolos e códigos criados pela sociedade para representar e organizar o espaço.
4)  Elabora maquetes, coletivamente, com objetos da sala de aula, de uma casa e dos espaços de vivências.
5)  Cria códigos, coletivamente, para objetos dos espaços de vivências.
6)  Lê símbolos dos espaços de vivências, relacionando-os aos significados.




PLANEJAMENTO DE ENSINO

PROFESSORA:
COMPOMENTE CURRICULAR:  GEOGRAFIA       ANO          2º TRIMESTRE             AULAS PREVISTAS :


OBJETIVOS: • Reconhecer objetos e elementos do espaço geográfico nas visões frontal, vertical e oblíqua.
           Reconhecer os grupos sociais e as atividades que estes desenvolvem.

QUANTIDADES DE AULAS  E CRITERIOS

CONTEÚDOS

CRITÉRIOS DE ENSINO DE APRENDIZAGEM
METODOLOGIA
RECURSOS
AVALIAÇÃO







• Objetos e elementos nas visões frontal, vertical e oblíqua.
1- Reconhece objetos da sala de aula, de uma casa e dos espaços de vivências nas visões frontal, oblíqua e vertical.




• Grupos sociais (família, escola e comunidade) nos espaços de vivências e atividades desenvolvidas.
2-  Identifica os grupos sociais que compõem os diferentes espaços de vivências e suas atividades.
3-  Classifica e organiza, coletivamente, dados e informações sobre os grupos sociais em tabelas.
4-  Constrói e interpreta, coletivamente, tabelas e gráficos simples (em barras e/ou colunas), com dados e informações dos grupos sociais dos espaços de vivências.
5-  Reconhece a diversidade humana observada nos espaços de vivências e identifica situações de discriminação e preconceito.






PLANEJAMENTO DE ENSINO

PROFESSORA:
COMPOMENTE CURRICULAR:  GEOGRAFIA       ANO          3º TRIMESTRE             AULAS PREVISTAS :


OBJETIVOS: • Reconhecer objetos e elementos do espaço geográfico nas visões frontal, vertical e oblíqua.
           Reconhecer os grupos sociais e as atividades que estes desenvolvem.

QUANTIDADES DE AULAS  E CRITERIOS

CONTEÚDOS

CRITÉRIOS DE ENSINO DE APRENDIZAGEM
METODOLOGIA
RECURSOS
AVALIAÇÃO






• Objetos e elementos nas visões frontal, vertical e oblíqua.
1-  Reconhece objetos da sala de aula, de uma casa e dos espaços de vivências nas visões frontal, oblíqua e vertical.




• Grupos sociais (família, escola e comunidade) nos espaços de vivências e atividades desenvolvidas.
2-  Identifica os grupos sociais que compõem os diferentes espaços de vivências e suas atividades.
3-  Classifica e organiza, coletivamente, dados e informações sobre os grupos sociais em tabelas.
4-  Constrói e interpreta, coletivamente, tabelas e gráficos simples (em barras e/ou colunas), com dados e informações dos grupos sociais dos espaços de vivências.
5-  Reconhece a diversidade humana observada nos espaços de vivências e identifica situações de discriminação e preconceito.








PLANEJAMENTO DE ENSINO

PROFESSORA:
COMPONENTE CURRICULAR:  HISTÓRIA       ANO          1º TRIMESTRE             AULAS PREVISTAS :


OBJETIVOS: • Inferir informações sobre si mesmo(a) e sobre outras crianças na sociedade contemporânea, a partir de identificação de diferentes fontes.
 * Interpretar a si e a outras crianças nas relações que se estabelecem nos diferentes grupos sociais com os quais convive, percebendo as diferenças e semelhanças.
QUANTIDADES DE AULAS  E Nº DO CRITERIO

CONTEÚDOS

CRITÉRIOS DE ENSINO DE APRENDIZAGEM
METODOLOGIA
RECURSOS
AVALIAÇÃO

• Diferentes fontes, como fotos, filmes, depoimentos orais (memórias), objetos sobre si mesmo(a) e de outras crianças.
1)  Conta/narra, de forma oral, por meio de desenho ou escrita, como ela é, quem são as diferentes crianças que vivem na sociedade contemporânea, a partir de diferentes fontes.




• Identidade da criança: – crianças de hoje: quem são, o que fazem, seu cotidiano e seus grupos de pertencimento.
2) Conta/narra, de forma oral, por desenho ou escrita, quem são as diferentes crianças, o que fazem e como vivem no seu cotidiano.
3)  Conta/narra, de forma oral, por desenho ou escrita: crianças de hoje – em seus grupos de pertencimento.






PLANEJAMENTO DE ENSINO

PROFESSORA:
COMPONENTE CURRICULAR:  HISTÓRIA       ANO          2º TRIMESTRE             AULAS PREVISTAS :


OBJETIVOS: • Explicar a existência de diferentes modos de morar, brincar, estudar, alimentar-se, comunicar-se e locomover-se, dela e de outras crianças em diferentes tempos e espaços.

QUANTIDADES DE AULAS  E CRITERIOS

CONTEÚDOS

CRITÉRIOS DE ENSINO DE APRENDIZAGEM
METODOLOGIA
RECURSOS
AVALIAÇÃO







• Diferentes modos de morar, brincar, estudar, alimentar-se, comunicar-se e locomover-se, dela e de outras crianças, em diferentes tempos e espaços, a partir do uso de diferentes fontes.
1-  Narra/conta como ela vive e como vivem outras crianças em diferentes tempos e espaços, em relação aos diferentes modos de morar, de brincar, estudar, alimentar-se, mostrando semelhanças e diferenças, a partir de diferentes fontes.
2-  Narra/conta como ela vive e como vivem outras crianças em diferentes tempos e espaços, em relação aos diferentes modos de comunicar-se e locomover-se, mostrando semelhanças e diferenças, a partir de diferentes fontes.





PLANEJAMENTO DE ENSINO

PROFESSORA:
COMPONENTE CURRICULAR:  HISTÓRIA       ANO          3º TRIMESTRE             AULAS PREVISTAS :


OBJETIVOS: • Explicar seus direitos e suas responsabilidades, bem como de diferentes crianças, a partir do trabalho com diferentes fontes.

QUANTIDADES DE AULAS  E CRITERIOS

CONTEÚDOS

CRITÉRIOS DE ENSINO DE APRENDIZAGEM
METODOLOGIA
RECURSOS
AVALIAÇÃO







Direitos e responsabilidades que regem as relações entre as crianças e os diferentes grupos, como familiares, escolares e comunitários.
1)  Narra/conta as regras que regulam seus direitos e suas responsabilidades, a partir de diferentes fontes.
2)  Narra/conta as regras a respeito dos seus direitos e responsabilidades nos diferentes grupos, como familiar e comunitário.
3)  Narra/conta as regras a respeito dos direitos e responsabilidades entre as crianças no contexto escolar.




PLANEJAMENTO DE ENSINO


PROFESSORA:
COMPONENTE CURRICULAR:  LÍNGUA PORTUGUESA        ANO          1º TRIMESTRE             AULAS PREVISTAS :


OBJETIVOS:  
Ø  Compreender a palavra escrita como uma sequência de sons pronunciados quando falamos.
Ø  Compreender diferentes sistemas convencionais atribuindo-lhes significação, reconhecendo a intencionalidade e o processo de interlocução.
Ø  Conhecer o sistema gráfico da língua, reconhecendo sua organização alfabético-silábica e as possíveis relações grafofônicas.
Ø   Identificar as letras do alfabeto, compreendendo-as como um conjunto finito de símbolos a serem utilizados na escrita.
Ø  Compreender o sistema de escrita alfabético, estabelecendo as relações entre fonemas e grafemas.
Ø  Compreender a organização espacial da página em nosso sistema de escrita: a ideia de que a ordem das letras é da esquerda para a direita, e das linhas é de cima para baixo na página.
Ø  Reconhecer que grupos de letras separados por espaços em branco correspondem a cada uma das palavras emitidas.
Ø  Participar de situações coletivas de leitura refletindo sobre o que foi lido.
Ø  Ler palavras, frases e gêneros textuais de diferentes autores, produzidos por colegas e de sua própria autoria.
Ø  Ler gêneros textuais previstos para o ano, atribuindo-lhes significação e reconhecendo a intencionalidade e o processo de interlocução.
Ø  Identificar as características dos suportes textuais de uso mais frequente.
Ø  Perceber a principal ideia de textos lidos pelo(a) professor(a).
Ø  Participar sugerindo ideias nas produções e reescritas coletivas.
Ø  Produzir gêneros textuais de curta extensão com unidade temática.
Ø  Perceber, com a ajuda do(a) professor(a), a importância da sequência das ideias colocadas em textos lidos e nas produções coletivas.
Ø  Produzir textos orais e escritos seguindo uma sequência lógica, ainda que com a mediação do(a) professor(a).
Ø  Reconhecer a presença de informações complementares nos textos lidos.
Ø  Utilizar conhecimentos adquiridos inserindo-os nas produções escritas e orais.
Ø  Perceber a necessidade de defender seu ponto de vista, de forma coerente, sempre que afirma algo. Respeitar a opinião dos colegas e do(a) professor(a).
Ø  Perceber que as palavras podem ser formadas por diferentes padrões silábicos.
Ø  Pronunciar, adequadamente, as sílabas com os sinais de acentuação que compõem as palavras sistematizadas.
Ø  Pronunciar, adequadamente, as sílabas com os sinais gráficos que compõem as palavras sistematizadas.
Ø  Utilizar os sinais gráficos nas tentativas de escrita de palavras.
Ø  Utilizar o ponto-final e o ponto de interrogação na elaboração de frases.


QUANTIDADES DE AULAS  E Nº DO CRITERIO

CONTEÚDOS

CRITÉRIOS DE ENSINO DE APRENDIZAGEM
METODOLOGIA
RECURSOS
AVALIAÇÃO







Relações com a oralidade
1) Compreende que tudo o que se fala pode ser escrito.
2) Participa das interações orais (ouvir, recitar e recontar) em sala de aula formulando e respondendo questões pertinentes, de acordo com o assunto tratado.
3) Desenvolve escuta atenta e crítica em situações variadas.




Ideia de representação
4) Atribui sentido a placas, flâmulas, rótulos, logomarcas e símbolos frequentes na sociedade.




Escrita como sistema de representação
5) Escreve e lê o primeiro nome.
 6) Identifica o nome próprio completo e os nomes dos colegas.
 7) Escreve palavras, mesmo que de forma não ortográfica.
8) Percebe que as palavras podem ser formadas por diferentes padrões silábicos, os quais variam de uma a cinco letras.
9) Identifica semelhanças e diferenças entre palavras, sílabas e letras.




Alfabeto como conjunto de símbolos convencionais da escrita
10) Diferencia as letras do alfabeto de outros sinais gráficos.
11) Identifica e nomeia todas as letras do alfabeto.
12) Escreve utilizando a letra de imprensa maiúscula.




Relação fonema/grafema
13) Decifra, corretamente, os sons relacionados aos fonemas das letras. Utiliza-se de relações sonoras para criar outras, como a rima e aliteração.
14)Percebe que não existe sílaba sem vogal.
15) Compara palavras identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais, mediais e finais.




Direção da escrita
16) Acompanha, em leitura apontada, a direção da escrita.
17) Escreve palavras, respeitando a direção da escrita, mesmo que de forma não ortográfica.




Espaçamento entre palavras
18)Percebe o espaçamento entre as palavras nas produções textuais coletivas.




Compreensão e interpretação de textos
19) Participa ativamente de situações de leitura de gêneros textuais não literários e de textos literários tradicionais, da cultura popular, afro-brasileira, africana, indígena e de outros povos, com o auxílio do(a) professor(a).
20) Formula hipóteses sobre o assunto do texto com base em título, imagens e/ ou suporte textual, com mediação do(a) professor(a).




Unidade temática
21)Associa seu tema ou gênero a outros conhecidos e/ou discutidos em sala, ao ouvir textos lidos pelo(a) professor(a).




Sequência lógica
22) Produz textos orais, organizando-os em uma sequência lógica.
23) Contribui, nas produções coletivas, com ideias, tentando manter a sequência lógica dos textos.
 24) Retoma a sequência lógica de textos narrativos a partir de imagens e palavras.




Ampliação vocabular
25)Acrescenta novas palavras ao seu vocabulário, utilizando-as, adequadamente, conforme o contexto.




Expansão de ideias
26) Utiliza conhecimentos adquiridos em suas vivências, inserindo-os nas produções orais.




Argumentação
27) Identifica argumentos nos textos lidos pelo(a) professor(a).
 28) Respeita diferentes opiniões que surgem na roda de conversa e demais momentos.




Segmentação das palavras
29) Percebe que as palavras podem ser formadas por diferentes padrões silábicos, os quais variam de uma a cinco letras.




Sinais de pontuação (ponto-final e ponto de interrogação)
30) Identifica o uso do ponto-final e o ponto de interrogação nos gêneros textuais sistematizados.





Gêneros para leitura
Gêneros para produção escrita
Gêneros para produção oral
• Bilhete
 • Lista
• Cartão
• Convite
• Legenda
• Informativo
• Parlenda • Canções
• Contos de fada
• Outros que julgar pertinentes ao ano.
• Bilhete
• Lista
• Cartão
• Convite
 • Legenda
• Informativo
 • Outros que julgar pertinentes ao ano.
• Roda de conversa
• Relato oral
• Conversa telefônica
 • Outros que julgar pertinentes ao ano.




PLANEJAMENTO DE ENSINO

PROFESSORA:
COMPONENTE CURRICULAR:  LÍNGUA PORTUGUESA        ANO          2º TRIMESTRE             AULAS PREVISTAS :


OBJETIVOS:  
Ø  Compreender a palavra escrita como uma sequência de sons pronunciados quando falamos.
Ø  Compreender diferentes sistemas convencionais atribuindo-lhes significação, reconhecendo a intencionalidade e o processo de interlocução.
Ø  Conhecer o sistema gráfico da língua, reconhecendo sua organização alfabético-silábica e as possíveis relações grafofônicas.
Ø   Identificar as letras do alfabeto, compreendendo-as como um conjunto finito de símbolos a serem utilizados na escrita.
Ø  Compreender o sistema de escrita alfabético, estabelecendo as relações entre fonemas e grafemas.
Ø  Compreender a organização espacial da página em nosso sistema de escrita: a ideia de que a ordem das letras é da esquerda para a direita, e das linhas é de cima para baixo na página.
Ø  Reconhecer que grupos de letras separados por espaços em branco correspondem a cada uma das palavras emitidas.
Ø  Participar de situações coletivas de leitura refletindo sobre o que foi lido.
Ø  Ler palavras, frases e gêneros textuais de diferentes autores, produzidos por colegas e de sua própria autoria.
Ø  Ler gêneros textuais previstos para o ano, atribuindo-lhes significação e reconhecendo a intencionalidade e o processo de interlocução.
Ø  Perceber a importância dos elementos de apresentação (características de cada gênero) nos gêneros textuais sistematizados.
Ø  Identificar as características dos suportes textuais de uso mais frequente.
Ø  Perceber a principal ideia de textos lidos pelo(a) professor(a).
Ø  Participar sugerindo ideias nas produções e reescritas coletivas.
Ø  Produzir gêneros textuais de curta extensão com unidade temática.
Ø  Perceber, com a ajuda do(a) professor(a), a importância da sequência das ideias colocadas em textos lidos e nas produções coletivas.
Ø  Produzir textos orais e escritos seguindo uma sequência lógica, ainda que com a mediação do(a) professor(a).
Ø  Reconhecer a presença de informações complementares nos textos lidos.
Ø  Utilizar conhecimentos adquiridos inserindo-os nas produções escritas e orais.
Ø  Perceber a necessidade de defender seu ponto de vista, de forma coerente, sempre que afirma algo. Respeitar a opinião dos colegas e do(a) professor(a).
Ø  Participar das produções de textos coletivos sugerindo elementos de coesão para marcar relações de tempo, espaço e causalidade.
Ø  Utilizar a concordância verbal na elaboração de frases.
Ø  Utilizar a concordância nominal na elaboração de frases.
Ø  Perceber que as palavras podem ser formadas por diferentes padrões silábicos.
Ø  Perceber, com a orientação do(a) professor(a), a função dos acentos gráficos nas palavras encontradas nos gêneros textuais sistematizados.
Ø  Pronunciar, adequadamente, as sílabas com os sinais de acentuação que compõem as palavras sistematizadas.
Ø  Perceber, com o auxílio do(a) professor(a), a função dos sinais gráficos nas palavras encontradas nos textos sistematizados.
Ø  Pronunciar, adequadamente, as sílabas com os sinais gráficos que compõem as palavras sistematizadas.
Ø  Utilizar os sinais gráficos nas tentativas de escrita de palavras.
Ø  Utilizar o ponto-final e o ponto de interrogação na elaboração de frases.


QUANTIDADES DE AULAS  E CRITERIOS

CONTEÚDOS

CRITÉRIOS DE ENSINO DE APRENDIZAGEM
METODOLOGIA
RECURSOS
AVALIAÇÃO







Relações com a oralidade
1-  Compreende que tudo o que se fala pode ser escrito.
2-  Participa das interações orais (ouvir, recitar e recontar) em sala de aula formulando e respondendo questões pertinentes, de acordo com o assunto tratado.
3-  Desenvolve escuta atenta e crítica em situações variadas.
 4-  Produz gêneros orais adequados à situação sociocomunicativa.




Ideia de representação
5- Atribui sentido a placas, flâmulas, rótulos, logomarcas e símbolos frequentes na sociedade.
 6-  Transpõe enunciados orais para outras formas de expressão (gestual, sonora, entre outras).




Escrita como sistema de representação
7-  Escreve e lê o nome próprio completo.
8- Identifica o nome dos colegas.
 9-  Escreve palavras e frases, mesmo que de forma não ortográfica.
 10-  Percebe que as palavras podem ser formadas por diferentes padrões silábicos, os quais variam de uma a cinco letras.
11- Identifica semelhanças e diferenças entre palavras, sílabas e letras.




Alfabeto como conjunto de símbolos convencionais da escrita
12- Diferencia as letras do alfabeto de outros sinais gráficos.
13-  Identifica e nomeia todas as letras do alfabeto.
14-  Identifica letras de diferentes tipos.
15-  Escreve utilizando a letra de imprensa maiúscula.




Relação fonema/grafema
16-  Decifra, corretamente, os sons relacionados aos fonemas das letras.
17-  Utiliza-se de relações sonoras para criar outras, como a rima e aliteração.
18-  Compreende o sistema de escrita alfabético, estabelecendo as relações entre fonemas e grafemas.
19-  Percebe que não existe sílaba sem vogal.
20-  Compara palavras identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais, mediais e finais.
21-  Segmenta, remove substitui sílabas iniciais, intermediárias e finais para criar novas palavras.




Direção da escrita
22-  Acompanha, em leitura apontada, a direção da escrita.
23-  Escreve palavras e frases, respeitando a organização espacial da página e a direção da escrita, mesmo que de forma não ortográfica.




Espaçamento entre palavras
24- Utiliza espaçamento entre as palavras nas frases, mesmo que assistematicamente.




Compreensão e interpretação de textos
25-  Participa ativamente de situações de leitura de gêneros textuais não literários e de textos literários tradicionais, da cultura popular, afro-brasileira, africana, indígena e de outros povos, com o auxílio do(a) professor(a).
26-  Formula hipóteses sobre o assunto do texto com base em título, imagens e/ ou suporte textual, com mediação do professor(a).
27-  Estabelece relações entre gêneros textuais (tema e finalidade), entre partes dos textos lidos e os conhecimentos prévios, com auxílio do(a) professor(a).
28-  Localiza informações explícitas em textos lidos, com o auxílio do(a) professor(a).
29- Decifra palavras, frases e gêneros textuais de curta extensão, tentando atribuir sentidos.
30-  Identifica, com auxílio do(a) professor(a), elementos de uma narrativa lida ou escutada, incluindo personagens, enredo, tempo e espaço.




Elementos de apresentação e unidade estrutural do gênero textual
31-  Identifica características básicas dos gêneros textuais sistematizados. 32-  Conhece e utiliza os suportes textuais de uso mais frequente.




Unidade temática
33-  Associa seu tema ou gênero a outros conhecidos e/ou discutidos em sala, ao ouvir textos lidos pelo(a) professor(a).
34-  Participa da produção de gêneros textuais sistematizados, contribuindo com ideias pertinentes ao tema.




Sequência lógica
35-  Produz textos orais, organizando-os em uma sequência lógica.
 36- Contribui, nas produções coletivas, com ideias, tentando manter a sequência lógica dos textos.
37- Retoma a sequência lógica de textos narrativos a partir de imagens e palavras.




Ampliação vocabular
38-  Acrescenta novas palavras ao seu vocabulário, utilizando-as, adequadamente, conforme o contexto.
 39-  Respeita as variedades linguísticas faladas.




Expansão de ideias
40-  Utiliza conhecimentos adquiridos em suas vivências, inserindo-os nas produções escritas e orais.




Argumentação
41- Identifica argumentos nos textos lidos pelo(a) professor(a).
 42-  Respeita diferentes opiniões que surgem na roda de conversa e demais momentos.
 43-  Utiliza-se de argumentos coerentes para defender seu ponto de vista, com o auxílio do(a) professor(a).




Coerência e coesão
44- Percebe, na leitura, com auxílio do(a) professor(a), a presença de palavras e expressões para ligar as partes do texto (ex: depois, em seguida, ali, onde, porque).




Concordância verbal
45-  Participa de produções e reescritas coletivas de gêneros textuais, contribuindo para a adequação da concordância verbal.
46-  Elabora frases realizando a concordância verbal (verbos regulares), com mediação do(a) professor(a).




Concordância nominal
47-  Participa de produções e reescritas coletivas de gêneros textuais, contribuindo para a adequação da concordância nominal.
48-  Elabora frases realizando a concordância nominal entre palavras que estão lado a lado.




Segmentação das palavras
49-  Percebe que as palavras podem ser formadas por diferentes padrões silábicos, os quais variam de uma a cinco letras.




 Sinais de acentuação (agudo e circunflexo)
50-  Utiliza os sinais de acentuação nas tentativas de escrita de palavras sistematizadas.
51-  Diferencia, com o auxílio do(a) professor(a), os sons representados pelos acentos circunflexo e agudo.




Sinais gráficos (til e cedilha)
52-  Percebe, por meio da leitura e da orientação do(a) professor(a), a função dos sinais gráficos nas palavras encontradas nos textos sistematizados.
53-  Diferencia os sons representados pelos diferentes sinais gráficos.




Sinais de pontuação (ponto-final e ponto de interrogação)
54-  Utiliza o ponto-final e o ponto de interrogação nas tentativas de elaboração de frases.




Gêneros para leitura
Gêneros para produção escrita
Gêneros para produção oral
• Bilhete
• Lista
• Cartão
• Convite
• Legenda
• Informativo
• Parlenda
• Canções
• Contos de fada
• Outros que julgar pertinentes ao ano.
Bilhete
• Lista
• Cartão
• Convite
• Legenda
• Informativo
• Outros que julgar pertinentes ao ano.
• Roda de conversa
• Relato oral
• Conversa telefônica
• Outros que julgar pertinentes ao ano

PLANEJAMENTO DE ENSINO

PROFESSORA:
COMPONENTE CURRICULAR:  LÍNGUA PORTUGUESA       ANO          3º TRIMESTRE             AULAS PREVISTAS :


OBJETIVOS:
Ø  Compreender a palavra escrita como uma sequência de sons pronunciados quando falamos.
Ø  Compreender diferentes sistemas convencionais atribuindo-lhes significação, reconhecendo a intencionalidade e o processo de interlocução.
Ø  Conhecer o sistema gráfico da língua, reconhecendo sua organização alfabético-silábica e as possíveis relações grafofônicas.
Ø   Identificar as letras do alfabeto, compreendendo-as como um conjunto finito de símbolos a serem utilizados na escrita.
Ø  Compreender o sistema de escrita alfabético, estabelecendo as relações entre fonemas e grafemas.
Ø  Compreender a organização espacial da página em nosso sistema de escrita: a ideia de que a ordem das letras é da esquerda para a direita, e das linhas é de cima para baixo na página.
Ø  Reconhecer que grupos de letras separados por espaços em branco correspondem a cada uma das palavras emitidas.
Ø  Participar de situações coletivas de leitura refletindo sobre o que foi lido.
Ø  Ler palavras, frases e gêneros textuais de diferentes autores, produzidos por colegas e de sua própria autoria.
Ø  Ler gêneros textuais previstos para o ano, atribuindo-lhes significação e reconhecendo a intencionalidade e o processo de interlocução.
Ø  Perceber a importância dos elementos de apresentação (características de cada gênero) nos gêneros textuais sistematizados.
Ø  Identificar as características dos suportes textuais de uso mais frequente.
Ø  Perceber a principal ideia de textos lidos pelo(a) professor(a).
Ø  Participar sugerindo ideias nas produções e reescritas coletivas.
Ø  Produzir gêneros textuais de curta extensão com unidade temática.
Ø  Perceber, com a ajuda do(a) professor(a), a importância da sequência das ideias colocadas em textos lidos e nas produções coletivas.
Ø  Produzir textos orais e escritos seguindo uma sequência lógica, ainda que com a mediação do(a) professor(a).
Ø  Reconhecer a presença de informações complementares nos textos lidos.
Ø  Utilizar conhecimentos adquiridos inserindo-os nas produções escritas e orais.
Ø  Perceber a necessidade de defender seu ponto de vista, de forma coerente, sempre que afirma algo. Respeitar a opinião dos colegas e do(a) professor(a).
Ø  Participar das produções de textos coletivos sugerindo elementos de coesão para marcar relações de tempo, espaço e causalidade.
Ø  Utilizar a concordância verbal na elaboração de frases.
Ø  Utilizar a concordância nominal na elaboração de frases.
Ø  Perceber que as palavras podem ser formadas por diferentes padrões silábicos.

QUANTIDADES DE AULAS  E CRITERIOS

CONTEÚDOS

CRITÉRIOS DE ENSINO DE APRENDIZAGEM
METODOLOGIA
RECURSOS
AVALIAÇÃO







Relações com a oralidade
1- Compreende que tudo o que se fala pode ser escrito.
2- Participa das interações orais (ouvir, recitar e recontar) em sala de aula formulando e respondendo questões pertinentes, de acordo com o assunto tratado.
3-  Desenvolve escuta atenta e crítica em situações variadas.
 4-  Produz gêneros orais adequados à situação sociocomunicativa.
 5-  Compreende que existem diferenças entre modos de falar e escrever.




Ideia de representação
6-  Atribui sentido a placas, flâmulas, rótulos, logomarcas e símbolos frequentes na sociedade.
7- Transpõe enunciados orais para outras formas de expressão (gestual, sonora, entre outras).




Escrita como sistema de representação
Escreve e lê o nome próprio completo e os nomes dos colegas.
8-  Escreve palavras e frases, mesmo que de forma não ortográfica.
9-  Percebe que as palavras podem ser formadas por diferentes padrões silábicos, os quais variam de uma a cinco letras.
10- Identifica semelhanças e diferenças entre palavras, sílabas e letras.
11-  Reconhece que uma mesma palavra ouvida pode ser escrita e lida em diferentes tipos de letras, sem modificar o seu sentido.




Alfabeto como conjunto de símbolos convencionais da escrita
12-  Diferencia as letras do alfabeto de outros sinais gráficos.
13-  Identifica e nomeia todas as letras do alfabeto.
14- Identifica letras de diferentes tipos.
15-  Utiliza o alfabeto como critério de organização, considerando a primeira letra das palavras.
16- Escreve utilizando a letra de imprensa maiúscula.




Relação fonema/grafema
17- Decifra, corretamente, os sons relacionados aos fonemas das letras. Discrimina o valor sonoro das letras em função de sua posição na palavra. 18- Utiliza-se de relações sonoras para criar outras, como a rima e aliteração.
19- Reconhece que algumas letras podem representar diferentes sons e que um som pode ser representado por diferentes letras.
20- Compreende o sistema de escrita alfabético, estabelecendo as relações entre fonemas e grafemas.
21-  Percebe que não existe sílaba sem vogal.
22- Compara palavras identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais, mediais e finais.
23-  Segmenta, remove e substitui sílabas iniciais, intermediárias e finais para criar novas palavras.




Direção da escrita
24- Acompanha, em leitura apontada, a direção da escrita.
25- Escreve palavras e frases, respeitando a organização espacial da página e a direção da escrita, mesmo que de forma não ortográfica.




Espaçamento entre palavras
26- Utiliza espaçamento entre as palavras nas frases, mesmo que assistematicamente.






Compreensão e interpretação de textos
27- Participa ativamente de situações de leitura de gêneros textuais não literários e de textos literários tradicionais, da cultura popular, afro-brasileira, africana, indígena e de outros povos, com o auxílio do(a) professor(a).
28-  Formula hipóteses sobre o assunto do texto com base em título, imagens e/ ou suporte textual, com mediação do(a) professor(a).
29-  Estabelece relações entre gêneros textuais (tema e finalidade), entre partes dos textos lidos e os conhecimentos prévios, com auxílio do(a) professor(a).
30-  Localiza informações explícitas em textos lidos, com o auxílio do(a) professor(a).
31-  Decifra palavras, frases e gêneros textuais de curta extensão, tentando atribuir sentidos.
32-  Identifica, com auxílio do(a) professor(a), elementos de uma narrativa lida ou escutada, incluindo personagens, enredo, tempo e espaço.
33-  Identifica a finalidade de um texto.




Elementos de apresentação e unidade estrutural do gênero textual
34-  Identifica a finalidade de um texto pelo reconhecimento do suporte, do gênero e das características gráficas.
35- Identifica as características básicas dos gêneros textuais sistematizados.
36-  Conhece e utiliza os suportes textuais de uso mais frequente.
37- Percebe a importância dos elementos de apresentação dos textos sistematizados.




Unidade temática
38- Associa seu tema ou gênero a outros conhecidos e/ou discutidos em sala, ao ouvir textos lidos pelo(a) professor(a).
39-  Participa da produção de gêneros textuais sistematizados, contribuindo com ideias pertinentes ao tema.
40-  Identifica o assunto de um texto lido ou ouvido.




Sequência lógica
41-  Produz textos orais, organizando-os em uma sequência lógica.
42-  Contribui, nas produções coletivas, com ideias, tentando manter a sequência lógica dos textos.
43-  Retoma a sequência lógica de textos narrativos a partir de imagens, palavras e frases.




Ampliação vocabular
44-  Acrescenta novas palavras ao seu vocabulário, utilizando-as, adequadamente, conforme o contexto.
45-  Respeita as variedades linguísticas faladas.
46-  Reconhece o uso do dicionário como suporte textual para ampliação de vocabulário.




Expansão de ideias
47- Reconhece informações complementares nos textos lidos.
48-  Utiliza conhecimentos adquiridos em suas vivências, inserindo-os nas produções escritas e orais.




Argumentação
Identifica argumentos nos textos lidos pelo(a) professor(a).
49- Identifica argumentos usados por outros em textos orais.
50-  Respeita diferentes opiniões que surgem nas rodas de conversa e demais momentos.
51- Utiliza-se de argumentos coerentes para defender seu ponto de vista, com o auxílio do(a) professor(a).




Coerência e coesão
52- Percebe, na leitura, com auxílio do(a) professor(a), a presença de palavras e expressões para ligar as partes do texto (ex: depois, em seguida, ali, onde, porque).
53-  Identifica, em textos, com auxílio do(a) professor(a), as palavras que se referem a outras utilizadas anteriormente no texto (ele, ela, dele, dela, seu e sua) .




Concordância verbal
54- Participa de produções e reescritas coletivas de gêneros textuais, contribuindo para a adequação da concordância verbal.
55-  Elabora frases realizando a concordância verbal (verbos regulares), com auxílio do(a) professor(a).
56-  Participa de produções e reescritas coletivas de gêneros textuais, contribuindo para a adequação da concordância verbal.
57-  Elabora frases realizando a concordância verbal (verbos regulares), com auxílio do(a) professor(a).




Concordância nominal
58-  Participa de produções e reescritas coletivas de gêneros textuais, contribuindo para a adequação da concordância nominal.
59- Elabora frases realizando a concordância nominal entre palavras que estão lado a lado.
60-  Contribui para a adequação da concordância nominal em relação ao gênero e número na frase, na revisão textual coletiva.




Segmentação das palavras
61- Percebe que as palavras podem ser formadas por diferentes padrões silábicos, os quais variam de uma a cinco letras.




Sinais de acentuação (agudo e circunflexo)
62- Utiliza os sinais de acentuação nas tentativas de escrita de palavras sistematizadas.
63-  Diferencia, com o auxílio do(a) professor(a), os sons representados pelos acentos circunflexo e agudo.




Sinais gráficos (til e cedilha)
64- Percebe, por meio da leitura e da orientação do(a) professor(a), a função dos sinais gráficos nas palavras encontradas nos textos sistematizados.
65- Diferencia os sons representados pelos diferentes sinais gráficos.
66-  Utiliza os sinais gráficos nas tentativas de escrita de palavras.




Sinais de pontuação (ponto-final e ponto de interrogação)
67- Lê frases com ponto-final e ponto de interrogação usando a entonação adequada, com auxílio do(a) professor(a).
68-  Utiliza o ponto-final e o ponto de interrogação nas tentativas de elaboração de frases.




Gêneros para leitura
Gêneros para produção escrita
Gêneros para produção oral
• Bilhete
 • Lista
• Cartão
 • Convite
• Legenda
• Informativo
 • Parlenda
• Canções
 • Contos de fada
• Outros que julgar pertinentes ao ano.
• Bilhete
• Lista
• Cartão
• Convite
• Legenda
• Informativo
 • Outros que julgar pertinentes ao ano.
• Roda de conversa
• Relato oral
 • Conversa telefônica
 • Outros que julgar pertinentes ao ano.




PLANEJAMENTO DE ENSINO
PROFESSORA:
COMPONENTE CURRICULAR:  MATEMÁTICA        ANO          1º TRIMESTRE             AULAS PREVISTAS :


OBJETIVOS: • Construir o significado dos números naturais em situações de contagem, quantificação, medição, ordenação e codificação em diferentes contextos, percebendo os princípios do Sistema de Numeração Decimal – SND (aditivo, decimal e posicional).
• Resolver e elaborar problemas que envolvam situações aditivas.
• Desenvolver o pensamento algébrico por meio da observação e exploração de padrões geométricos e numéricos, utilizando oralidade, esquemas, tabelas e quadros na resolução de problemas e em situações cotidianas.
 • Utilizar medidas não convencionais na comparação entre grandezas de mesma natureza, empregando a linguagem oral.
 • Identificar a lateralidade do próprio corpo.
 • Investigar situações de seu interesse, elaborando instrumentos de coleta de dados, organizando, apresentando e interpretando os dados coletados.
 • Ler, construir e interpretar listagens, quadros, tabelas e gráficos, para comunicar e representar informações quantitativas e qualitativas, utilizando o raciocínio estatístico, combinatório e probabilístico para compreensão da realidade estudada.


QUANTIDADES DE AULAS  E CRITERIOS

CONTEÚDOS

CRITÉRIOS DE ENSINO DE APRENDIZAGEM
METODOLOGIA
RECURSOS
AVALIAÇÃO







Números e operações
• Números naturais: – de 1 até 9 (sistematização); – uso social.
• Contagem.
• Quantificação, comparação, ordenação, classificação e sequenciação.
• Representação e leitura numérica.
• Ordem crescente e decrescente.
• Antecessor e sucessor.
• Sistema de Numeração Decimal: – princípios: aditivo (por meio da utilização de materiais manipuláveis, jogos e na resolução de problemas); – unidade: agrupamentos e desagrupamentos.
 • Operações fundamentais na resolução de problemas: – adição; – subtração.
1) Reconhece a utilização dos números em seu cotidiano (calendário, sua altura, número da casa onde mora, etc.).
2) Formula hipóteses de escritas numéricas relativas a números do seu cotidiano e os representa simbolicamente.
3) Utiliza-se de agrupamentos (de 2 em 2, 5 em 5) para facilitar a contagem e a comparação entre coleções.
4) Identifica antecessor e sucessor de um número em situações de uso cotidiano.
5) Compõe e decompõe números até 9, identificando o princípio aditivo do SND (exemplo: 8 + 1 = 9; 7 + 2 = 9; 4 + 5 = 9) e realiza seus registros.
6) Quantifica, compara, ordena, classifica e sequencia coleções de até 9 elementos
7) Resolve e elabora problemas envolvendo as situações aditivas (adição e subtração) em linguagem oral (com o suporte de imagem e/ou materiais manipuláveis), com os significados de juntar, acrescentar, separar e retirar, utilizando estratégias próprias de resolução (desenhos, palavras ou oralmente).





Pensamento algébrico/álgebra
• Sequências: - critérios.
8) Classifica e ordena objetos familiares ou representações por figuras, por meio de atributos e regras (cor, forma, tamanho, entre outros).
9) Cria e identifica categorias de atributos, tais como cor, formato ou tamanho em coleções de objetos.




Grandezas e medidas
• Medidas de tempo.
• Medidas de comprimento.
10) Reconhece, ordena e relaciona períodos do dia, dias da semana, meses do ano, datas e relações entre esses períodos de tempo, utilizando relógios e calendários.
11)  Compara e ordena objetos em relação às grandezas de mesma natureza: comprimento (maior, menor, igual, mais alto, mais baixo, mais comprido, mais curto, mais grosso, mais fino, mais largo).
















Geometria
Noções topológicas (vizinhança, separação, ordem, contorno e continuidade).
 • Lateralidade: direita e esquerda.
• Localização.
• Movimentação.
12) Utiliza as noções topológicas de vizinhança (dentro/fora, perto/longe, direita/esquerda, na frente/atrás/ao lado, em cima/embaixo) para descrever a localização de objetos ou pessoas e orientar-se no espaço.
13) Utiliza as noções topológicas de separação (grande/pequeno, maior/menor, alto/baixo, grosso/fino, curto/comprido, largo/estreito, leve/pesado, vazio/cheio) para descrever objetos.
14) Utiliza as noções topológicas de ordem (grande/pequeno, maior/menor, alto/baixo, grosso/fino, curto/comprido, largo/estreito, leve/pesado, vazio/cheio) para classificar objetos por critérios.
15) Utiliza as noções topológicas de contorno (para frente/para trás/para o lado, para cima/para baixo, para a direita/para a esquerda, devagar/depressa) em deslocamentos na sua vizinhança.
16) Utiliza as noções topológicas de continuidade (para frente/para trás/para o lado, para cima/para baixo, para a direita/para a esquerda, devagar/depressa, entre outras) na organização do espaço e do tempo.




Estatística e probabilidade
Coleta de dados.
 • Tabelas e quadros simples.
• Gráficos de barras ou colunas.
17) Descreve oralmente informações coletadas e comunica por meio de representações próprias.
18) Preenche fichas com dados numéricos pessoais, registra informações em tabelas ou quadros simples, constrói gráficos de barras ou colunas utilizando objetos físicos ou representações pictóricas, identificando variáveis de maior ou menor frequência.







PLANEJAMENTO DE ENSINO
PROFESSORA:
COMPONENTE CURRICULAR:  MATEMÁTICA        ANO          2º TRIMESTRE             AULAS PREVISTAS :


OBJETIVOS: • Construir o significado dos números naturais em situações de contagem, quantificação, medição, ordenação e codificação em diferentes contextos, percebendo os princípios do Sistema de Numeração Decimal – SND (aditivo, decimal e posicional).
• Resolver e elaborar problemas que envolvam situações aditivas.
• Desenvolver o pensamento algébrico por meio da observação e exploração de padrões geométricos e numéricos, utilizando oralidade, esquemas, tabelas e quadros na resolução de problemas e em situações cotidianas.
 • Utilizar medidas não convencionais na comparação entre grandezas de mesma natureza, empregando a linguagem oral.
 • Identificar a lateralidade do próprio corpo.
 • Investigar situações de seu interesse, elaborando instrumentos de coleta de dados, organizando, apresentando e interpretando os dados coletados.
 • Ler, construir e interpretar listagens, quadros, tabelas e gráficos, para comunicar e representar informações quantitativas e qualitativas, utilizando o raciocínio estatístico, combinatório e probabilístico para compreensão da realidade estudada.


QUANTIDADES DE AULAS  E CRITERIOS

CONTEÚDOS

CRITÉRIOS DE ENSINO DE APRENDIZAGEM
METODOLOGIA
RECURSOS
AVALIAÇÃO







Números e operações
• Números naturais: – de 0 até 20 (sistematização); – uso social.
• Contagem.
• Quantificação, comparação, ordenação, classificação e sequenciação.
• Representação e leitura numérica.
 • Ordem crescente e decrescente.
 • Antecessor e sucessor.
 • Sistema de Numeração Decimal: – princípios: aditivo, posicional e decimal (por meio da utilização de materiais manipuláveis, jogos e na resolução de problemas); – unidade e dezena: agrupamentos e desagrupamentos.
• Números ordinais até o 10.º.
• Operações fundamentais na resolução de problemas: – adição; – subtração.
1- Reconhece a utilização dos números em seu cotidiano (calendário, sua altura, número da casa onde mora, etc.).
2-  Formula hipóteses de escritas numéricas relativas a números do seu cotidiano e os representa simbolicamente.
3-  Utiliza-se de agrupamentos (de 2 em 2, 5 em 5, 10 em 10) para facilitar a contagem e a comparação entre coleções.
4- Compara dois números, identificando o maior e o menor até 20.
5-  Identifica antecessor e sucessor de um número em situações de uso cotidiano.
6-  Compreende a dezena como composições aditivas (exemplo: 8 + 2 = 10; 7 + 3 = 10; 4 + 6 = 10) e realiza seus registros.
7-  Compõe e decompõe números de diversas maneiras (exemplo: 3 = 1 + 1 + 1; 10 = 2 + 8; 10 = 5 + 5; 10 = 1 + 9; 17 = 10 + 7; 17 = 12 + 5) na compreensão dos números e no desenvolvimento de estratégias de cálculo.
8-  Reconhece números ordinais do 1.° ao 10.° em uma situação cotidiana, seja ela representada por imagens ou não, utilizando a expressão oral, com ou sem uso de símbolos.
 9-  Quantifica, compara, ordena, classifica e sequencia coleções de até 20 elementos.
10-  Estima, calcula mentalmente e utiliza estratégias pessoais na resolução e elaboração de problemas.
11-  Resolve e elabora problemas envolvendo as situações aditivas (adição e subtração) em linguagem oral (com o suporte de imagem e/ou materiais manipuláveis), com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, comparar e completar quantidades, utilizando a decomposição numérica e estratégias próprias de resolução (desenhos, palavras ou oralmente).





Pensamento algébrico/álgebra
• Sequências: – critérios; – regularidades.
12-  Acrescenta elementos ausentes em sequências numéricas de objetos ou de figuras, de acordo com critérios preestabelecidos.
13-  Identifica regularidades em sequências numéricas (até 20), reconhecendo qual vem antes ou depois.




Grandezas e medidas
• Medidas de tempo.
 • Medidas de massa.
14-  Reconhece, ordena e relaciona períodos do dia, dias da semana, meses do ano, datas e relações entre esses períodos de tempo, utilizando relógios e calendários.
15-  Compara e ordena objetos em relação às grandezas de mesma natureza: massa ou “peso” (mais pesado, mais leve e mesmo “peso”).
















Geometria
• Lateralidade: direita e esquerda.
 • Localização.
• Movimentação.
16-  Percebe sua lateralidade, identificando direita e esquerda.
17- -  Identifica e descreve a localização de pessoas e objetos no espaço, considerando um ponto de referência.




Estatística e probabilidade
• Coleta de dados.
• Tabelas e quadros simples.
• Gráficos de barras ou colunas.
18- Preenche fichas com dados numéricos pessoais, registra informações em tabelas ou quadros simples, constrói gráficos de barras ou colunas utilizando objetos físicos ou representações pictóricas, identificando variáveis de maior ou menor frequência.
19-  Elabora instrumentos e coleta dados em uma pesquisa, envolvendo apenas uma variável (exemplo: “qual o time preferido?”, “qual o mês de aniversário?”, “qual a cor preferida?”).





PLANEJAMENTO DE ENSINO
PROFESSORA:
COMPONENTE CURRICULAR:  MATEMÁTICA        ANO          3º TRIMESTRE             AULAS PREVISTAS :


OBJETIVOS: • Construir o significado dos números naturais em situações de contagem, quantificação, medição, ordenação e codificação em diferentes contextos, percebendo os princípios do Sistema de Numeração Decimal – SND (aditivo, decimal e posicional).
 • Resolver e elaborar problemas que envolvam situações multiplicativas.
• Desenvolver o pensamento algébrico por meio da observação e exploração de padrões geométricos e numéricos, utilizando oralidade, esquemas, tabelas e quadros na resolução de problemas e em situações cotidianas.
 • Utilizar medidas não convencionais na comparação entre grandezas de mesma natureza, empregando a linguagem oral.
 • Identificar figuras geométricas em diferentes contextos, percebendo semelhanças e diferenças entre os objetos do espaço e do plano, por meio de descrições orais, construções e representações.
• Investigar situações de seu interesse, elaborando instrumentos de coleta de dados, organizando, apresentando e interpretando os dados coletados.
 • Ler, construir e interpretar listagens, quadros, tabelas e gráficos para comunicar e representar informações quantitativas e qualitativas, utilizando o raciocínio estatístico, combinatório e probabilístico para compreensão da realidade estudada.

QUANTIDADES DE AULAS  E CRITERIOS

CONTEÚDOS

CRITÉRIOS DE ENSINO DE APRENDIZAGEM
METODOLOGIA
RECURSOS
AVALIAÇÃO







NÚMEROS E OPERAÇÕES
• Números naturais: – de 0 até 30 (sistematização); – uso social.
• Contagem.
 • Quantificação, comparação, ordenação, classificação e sequenciação.
 • Representação e leitura numérica.
 • Ordem crescente e decrescente.
• Antecessor e sucessor.
• Sistema de Numeração Decimal: – princípios: aditivo, posicional, decimal (por meio da utilização de materiais manipuláveis, jogos e na resolução de problemas); – unidade e dezena: agrupamentos e desagrupamentos.
• Operações fundamentais na resolução de problemas: – multiplicação; – divisão.
1- Formula hipóteses de escritas numéricas relativas a números do seu cotidiano e os representa simbolicamente.
 2- Utiliza-se de agrupamentos (de 2 em 2, 5 em 5, 10 em 10) para facilitar a contagem e a comparação entre coleções.
 3- Estima e conta elementos de coleções de, pelo menos, 30 objetos, dispostos de forma ordenada e desordenada, apresentando o resultado oralmente ou por escrito. 4- Quantifica, compara, ordena, classifica e sequencia coleções de até 30 elementos.
 5- Compara dois números identificando o maior e o menor (números até 30).
6- Identifica antecessor e sucessor de um número em situações de uso cotidiano.
 7- Realiza agrupamentos de 10 em 10 na composição das dezenas exatas (exemplo: 10 + 10 = 20; 10 + 10 + 10 = 30, etc.). 1.º Ano – 3.º trimestre 47
8- Compõe e decompõe números de diversas maneiras, pelo menos até 30 (exemplo: 3 = 1 + 1 + 1; 10 = 2 + 8; 10 = 5 + 5; 10 = 1 + 9; 17 = 10 + 7; 17 = 12 + 5) na compreensão dos números e no desenvolvimento de estratégias de cálculo.
9- Estima, calcula mentalmente e utiliza estratégias pessoais na resolução e elaboração de problemas.
10- Resolve e elabora problemas em linguagem oral (com o suporte de imagens e/ou materiais manipuláveis), envolvendo ações de adicionar parcelas iguais (noção de multiplicação) e distribuir quantidades (noção de divisão) de até 30 elementos, utilizando estratégias próprias de resolução (decomposição numérica, desenhos, palavras ou oralmente).
11- Resolve e elabora problemas em linguagem oral (com o suporte de imagens e/ou materiais manipuláveis), envolvendo as noções de dobro e metade em situações usuais, utilizando estratégias próprias de resolução (decomposição numérica, desenhos, palavras ou oralmente).





PENSAMENTO ALGÉBRICO/ÁLGEBRA
• Sequências: – regularidades.
12-  Identifica regularidades em sequências numéricas (até 30), reconhecendo qual vem antes ou depois.









GRANDEZAS E MEDIDAS
• Medidas de tempo.
 • Medidas de capacidade.
 • Medidas de valor: sistema monetário brasileiro.
13-  Reconhece, ordena e relaciona períodos do dia, dias da semana, meses do ano, datas e relações entre esses períodos de tempo, utilizando relógios e calendários.
14- Compara e ordena objetos em relação às grandezas de mesma natureza (exemplo: capacidade – mais cheio, mais vazio).
15- Reconhece, nomeia e compara cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro.




GEOMETRIA
• Figuras geométricas espaciais: cubo, bloco retangular (paralelepípedo), pirâmide, esfera e cilindro.
• Figuras geométricas planas: quadrado, retângulo, triângulo e círculo.
16- Reconhece figuras geométricas espaciais (cubo, bloco retangular, pirâmide, cone, esfera e cilindro), relacionando-as com objetos do mundo físico.
17- Identifica, compara e nomeia figuras planas (quadrado, retângulo, triângulo e círculo) por características comuns, apresentadas em diferentes posições, em um conjunto de várias figuras, nas faces dos sólidos geométricos ou em objetos do mundo físico.




ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE
• Coleta de dados.
• Tabelas e quadros simples.
 • Gráficos de barras ou colunas.
 • Probabilidade.
18- Preenche fichas com dados numéricos pessoais, registra informações em tabelas ou quadros simples, constrói gráficos de barras ou colunas utilizando objetos físicos ou representações pictóricas, identificando variáveis de maior ou menor frequência.
19- Elabora instrumentos e coleta dados em uma pesquisa, envolvendo apenas uma variável (exemplo: “qual o time preferido?”, “qual o mês de aniversário?”, “qual a cor preferida?”).
 20- Classifica, oralmente, eventos familiares envolvendo o acaso (exemplo: “acontecerá com certeza”, “talvez aconteça” ou “é impossível acontecer”).





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