sábado, 28 de março de 2020

Criando diálogo para histórias em quadrinhos

Seção 1 – Produzindo diálogos dinâmicos e representativos

 Professor, o objetivo dessa atividade é levar o aluno a escrever diálogos para as histórias em quadrinhos. Duração aproximada: 90 minutos.

Sugerimos as seguintes etapas:
Preparando... Cada aluno precisará: de uma caixa de lápis de cor; quatro folhas de atividades; lápis e borracha; cartolina e caneta hidrocor; cola e tesoura

Motivando os alunos... Monte uma gibiteca com seus alunos. Faça uma campanha pela escola e pela vizinhança pedindo doações de gibis (revistas em quadrinhos). Explique que vocês vão e trabalhar com histórias em quadrinhos. Incentive os alunos a fazer um caderno de empréstimo, para que todos possam levar e devolver os gibis, como em uma biblioteca. Coloque uma caixa enfeitada na porta da sala para que as pessoas coloquem os gibis dentro. Escreva na caixa: “Agradecemos muito a sua doação!”.

Iniciando... Leia com os alunos todos os dias uma história, antes de realizar essa atividade. Comente as histórias lidas e discuta com os alunos: 
- Como a história é dividida? 
- Qual é a parte mais engraçada da história? 
- Como entendemos a história quando aparece um quadrinho sem balões, sem palavras?
 - As personagens falam muito, ou falam frases mais curtas? 
- Como sabemos qual é a personagem que fala primeiro? 
- Existe narrador? Como sabemos quem é o narrador? 
- O final da história é sempre surpreendente? 
- Somente olhando para os balões, como sabemos que um personagem está gritando, ou está bravo, ou está apaixonado, ou está aflito, ou está com medo? 
- Qual é a diferença da história em quadrinhos com balões e sem balões, somente com desenhos? 
- Como os escritores de história em quadrinhos fazem para demonstrar o barulho da água, o barulho de soco ...?

Desenvolvendo... Entregue para os alunos as histórias em quadrinhos dessa aula. Comente e pergunte a eles as mesmas perguntas sugeridas no iniciando a aula. Faça com que percebam as características principais das histórias em quadrinhos:
 - Combinam imagem com texto escrito; 
- Os balões contêm o que os personagens dizem, murmuram, pensam, gritam etc; 
- As frases são curtas; - Presença de onomatopéias (palavras que procuram representar um som ou ruído); - Os desenhos apresentam os sentimentos dos personagens: medo, dor, raiva, tristeza, alegria...; 
- São usados símbolos para expressar certos sentimentos (coração para amor/ raios, cobras e caveiras para o insulto/ estrelas depois de um soco); 
- As letras possuem formatos diferentes para expressar melhor as emoções das personagens;
- Os sinais de pontuação são importantes para dar entonação ao texto; 
- A seqüência a ser lida é indicada pela localização dos balões; 
- O texto que representa o narrador é escrito num quadro e não em um balão, geralmente no canto superior esquerdo do quadrinho; 
- O final da história é inesperado, surpreendente.

Terminando... Divida a turma em grupos, entregando para cada grupo uma das três histórias em quadrinhos dessa aula. Os grupos devem recortar as tiras e colar numa cartolina com espaços. Criar a fala dos personagens, dentro dos balões sugeridos na última folha. Depois devem colar os balões no local adequado. Incentive os alunos a escrever pequenos trechos contando a história (narrador). Eles devem colar a parte do narrador na história também.

Adaptando... Os alunos podem reescrever a história em quadrinhos, fazendo um texto narrativo e utilizando a pontuação correta (dois-pontos e travessão). Pode-se fazer uma apresentação teatral de cada história. Os alunos podem inventar uma música, contando a mesma história. Os alunos podem inventar um final diferente para a história. Os alunos podem inventar outra história em quadrinhos, contando ou passando a mesma mensagem das histórias trabalhadas no seu grupo.

Avaliando... Observe a participação dos alunos e se eles compreenderam as principais características das histórias em quadrinhos. Procure ajudá-los a escrever utilizando a pontuação correta, pedindo que eles leiam para você. Quando faltar um ponto, leia da forma como eles escreveram e pergunte o que está diferente na sua leitura e no que eles desejam transmitir. Observe se os balões estão claros e legíveis. Fale para todos que eles escreverão para que todos leiam, por isso eles devem fazer uma letra bonita e legível, um trabalho limpo, claro e compreensível.







Todos os direitos reservados ao Ministério da Educação - MEC.
Qualquer parte desta obra pode ser reproduzida desde que citada a fonte.
PROGRAMA DE APOIO A LEITURA E ESCRITA PRALER
ATIVIDADES DE APOIO À APRENDIZAGEM 3
A ALEGRIA DE LER E APRENDER
2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário