Professor, o objetivo dessa atividade é levar o aluno a escrever diálogos
para as histórias em quadrinhos.
Duração aproximada: 90 minutos.
Sugerimos as seguintes etapas:
Preparando...
Cada aluno precisará: de uma caixa de lápis de cor; quatro folhas de
atividades; lápis e borracha; cartolina e caneta hidrocor; cola e tesoura
Motivando os alunos...
Monte uma gibiteca com seus alunos. Faça uma campanha pela escola e
pela vizinhança pedindo doações de gibis (revistas em quadrinhos). Explique
que vocês vão e trabalhar com histórias em quadrinhos. Incentive os alunos
a fazer um caderno de empréstimo, para que todos possam levar e devolver
os gibis, como em uma biblioteca. Coloque uma caixa enfeitada na porta
da sala para que as pessoas coloquem os gibis dentro. Escreva na caixa:
“Agradecemos muito a sua doação!”.
Iniciando...
Leia com os alunos todos os dias uma história, antes de realizar essa
atividade. Comente as histórias lidas e discuta com os alunos:
- Como a história é dividida?
- Qual é a parte mais engraçada da história?
- Como entendemos a história quando aparece um quadrinho sem balões,
sem palavras?
- As personagens falam muito, ou falam frases mais curtas?
- Como sabemos qual é a personagem que fala primeiro?
- Existe narrador? Como sabemos quem é o narrador?
- O final da história é sempre surpreendente?
- Somente olhando para os balões, como sabemos que um personagem
está gritando, ou está bravo, ou está apaixonado, ou está aflito, ou está
com medo?
- Qual é a diferença da história em quadrinhos com balões e sem balões,
somente com desenhos?
- Como os escritores de história em quadrinhos fazem para demonstrar
o barulho da água, o barulho de soco ...?
Desenvolvendo...
Entregue para os alunos as histórias em quadrinhos dessa aula.
Comente e pergunte a eles as mesmas perguntas sugeridas no iniciando
a aula. Faça com que percebam as características principais das histórias
em quadrinhos:
- Combinam imagem com texto escrito;
- Os balões contêm o que os personagens dizem, murmuram, pensam,
gritam etc;
- As frases são curtas;
- Presença de onomatopéias (palavras que procuram representar um som
ou ruído);
- Os desenhos apresentam os sentimentos dos personagens: medo, dor,
raiva, tristeza, alegria...;
- São usados símbolos para expressar certos sentimentos (coração para amor/
raios, cobras e caveiras para o insulto/ estrelas depois de um soco);
- As letras possuem formatos diferentes para expressar melhor as emoções
das personagens;
- Os sinais de pontuação são importantes para dar entonação ao texto;
- A seqüência a ser lida é indicada pela localização dos balões;
- O texto que representa o narrador é escrito num quadro e não em um
balão, geralmente no canto superior esquerdo do quadrinho;
- O final da história é inesperado, surpreendente.
Terminando...
Divida a turma em grupos, entregando para cada grupo uma das três
histórias em quadrinhos dessa aula. Os grupos devem recortar as tiras e colar
numa cartolina com espaços. Criar a fala dos personagens, dentro dos balões
sugeridos na última folha. Depois devem colar os balões no local adequado.
Incentive os alunos a escrever pequenos trechos contando a história (narrador).
Eles devem colar a parte do narrador na história também.
Adaptando...
Os alunos podem reescrever a história em quadrinhos, fazendo um texto
narrativo e utilizando a pontuação correta (dois-pontos e travessão).
Pode-se fazer uma apresentação teatral de cada história.
Os alunos podem inventar uma música, contando a mesma história.
Os alunos podem inventar um final diferente para a história.
Os alunos podem inventar outra história em quadrinhos, contando ou
passando a mesma mensagem das histórias trabalhadas no seu grupo.
Avaliando...
Observe a participação dos alunos e se eles compreenderam as
principais características das histórias em quadrinhos. Procure ajudá-los a
escrever utilizando a pontuação correta, pedindo que eles leiam para você.
Quando faltar um ponto, leia da forma como eles escreveram e pergunte o
que está diferente na sua leitura e no que eles desejam transmitir. Observe
se os balões estão claros e legíveis. Fale para todos que eles escreverão para
que todos leiam, por isso eles devem fazer uma letra bonita e legível, um
trabalho limpo, claro e compreensível.
Todos os direitos reservados ao Ministério da Educação - MEC.
Qualquer parte desta obra pode ser reproduzida desde que citada a fonte.
PROGRAMA DE APOIO A LEITURA E ESCRITA PRALER
ATIVIDADES DE APOIO À APRENDIZAGEM 3
A ALEGRIA DE LER E APRENDER
2007
Nenhum comentário:
Postar um comentário