sábado, 28 de março de 2020

Terminando uma história em quadrinhos- água

 Produzindo diálogos dinâmicos e representativos 

 Professor, o objetivo dessas atividades é fazer com que os alunos reflitam sobre um tema. A partir desta reflexão e de idéias e comentários em sala, eles serão capazes de produzir uma história em quadrinhos.

 Duração aproximada: duas etapas de 60 minutos cada .
Sugerimos as seguintes etapas:

Preparando... Cada aluno precisará: de uma caixa de lápis de cor; as folhas de atividades (exemplos ao lado) + 2 folhas (exemplos na página seguinte); lápis e borracha; cartolina e caneta hidrocor..

Motivando os alunos... Inicie uma conversa com as crianças sobre a importância da água na nossa vida. Coloque os alunos sentados em círculo. Dê alguns minutos para que pensem, fazendo a seguinte pergunta: “no seu dia-a-dia, quando, como e para que vocês utilizam água?” Escreva no início do cartaz “A água está presente em muitos momentos da nossa vida”. Anote o que cada aluno falar no cartaz. 
Não anote dados repetidos. Depois disso, leia o cartaz novamente com eles e peça que desenhem o que falaram. Escolha alguns desenhos para colocar no cartaz ou no mural, perto da parte escrita. Exemplo: o aluno falou e você escreveu “Usamos a água para tomar banho”. Coloque o desenho e a frase, um perto do outro no mural.

 Iniciando... Entregue a folha “A água está presente em muitos momentos da nossa vida” e leia em voz alta para os alunos, pedindo que eles acompanhem a leitura com o dedo. Se os alunos já estiverem lendo sozinhos, peça que cada um leia uma parte do texto. Discuta com os alunos as semelhanças e diferenças entre o texto que eles fizeram com o texto lido. Após ler “A água é importante sim!” pergunte aos alunos se eles já sabiam todas essas informações.
Escreva um outro cartaz com o título “Aprendemos mais sobre a água!” e escreva nele as informações que os alunos ainda não sabiam.
Coloque no mural da sala.
(término da primeira etapa de 60 minutos) (início da segunda aula de 60 minutos)

Terminando... Entregue para as alunos o quadro sobre como evitar o desperdício. Leia com eles e peça que leiam para seus pais e coloquem em lugar visível em casa, para que todos lembrem. Coloque um na sala de aula também. Entregue as duas folhas da história em quadrinhos. Explique a atividade, lendo para os alunos o que é pedido. Entregue uma folha em branco também, para que eles colem os quadrinhos que acharem necessário para concluir a história. Não é preciso que utilizem todos os quadrinhos da segunda folha, somente os que eles quiserem. O trabalho pode ser feito em grupo.

Adaptando... Os alunos podem reescrever a história em quadrinhos, fazendo um texto narrativo e utilizando a pontuação correta (dois-pontos e travessão). Pode-se fazer uma campanha pela escola, contra o desperdício da água. Para a campanha, os alunos podem: - fazer cartazes individuais ou em grupo; - um poema sobre a importância da água; - um jogral utilizando o poema sobre como evitar o desperdício da água (eles podem apresentar o jogral nas outras turmas); - bilhetes para lembrar as pessoas de economizar água ou não poluir a água; - uma pesquisa sobre as doenças que podem ser transmitidas pela água poluída.





Todos os direitos reservados ao Ministério da Educação - MEC.
Qualquer parte desta obra pode ser reproduzida desde que citada a fonte.
PROGRAMA DE APOIO A LEITURA E ESCRITA PRALER
ATIVIDADES DE APOIO À APRENDIZAGEM 3
A ALEGRIA DE LER E APRENDER
2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário