sábado, 28 de março de 2020

Produzindo textos a partir de outros textos

Atividade 1 – A fome da preguiça

 Professor, o objetivo dessa atividade é fazer com que os alunos compreendam a fábula e a mensagem transmitida por ela, escrevendo uma história coletiva com o mesmo tema da fábula.
Duração aproximada: 2 horas (pode-se dividir a atividade em dois dias ou dois períodos com um intervalo entre eles)

Sugerimos as seguintes etapas:
Preparando... Cada aluno precisará: de uma caixa de lápis de cor; duas folha de atividades (exemplo ao lado); lápis e borracha.

Motivando os alunos... Peça que os alunos deitem no chão. Coloque uma música calma para que todos relaxem. Apague a luz. Siga o texto abaixo, falando em voz suave: “É hora de relaxar... Deite à vontade, de modo confortável. Feche os olhos. Imagine que vocês estão dormindo profundamente e sonhando. Vocês podem voar! Voar como um passarinho... sintam o vento soprando... Sintam o cheiro do ar... Vocês estão voando por cima de uma floresta... Sintam o cheiro da mata.. Oh! Vocês estão voando perto de um rio. Ouçam o barulho da água... O barulho fica mais alto... Você olha para baixo e vê uma cachoeira... Que linda! A água cai lá de cima e faz muito barulho. Você está voando, voando e agora está cansado... Você desce e vê uma linda árvore, com uma sombra gostosa... Você decide deitar e olhar para o céu. Agora você vê vários passarinhos voando, as nuvens passando... E chega a hora de acordar! Abra o olho devagar. Estique as pernas, estique os braços, levante devagar. Vamos nos sentar em círculo”.

Iniciando... Converse com os alunos sobre o que sentiram durante o relaxamento. Agora, mostre a figura do bicho-preguiça para os alunos. Pergunte sobre a figura: 
- Vocês já viram este bicho? 
- Como ele é? 
- Qual é a sua principal característica? 
Se os alunos souberem que se trata de um bicho-preguiça, incentive-os a falar sobre o que sabem. Se eles não souberem, fale das características: peludo, com o rabo grande, três garras grandes em cada pata. O nome dele é bicho-preguiça ou preguiça e ele é muito preguiçoso! Pergunte aos alunos o que é ser preguiçoso e peça que eles apresentem exemplos.

Desenvolvendo... Leia para os alunos a fábula “ A fome da preguiça”. Se os alunos já souberem ler, escolha três alunos para fazer a leitura (um será o narrador, um será a preguiça e outro a cozinheira). Durante a leitura, chame a atenção dos alunos na hora de ler aíííííí, queeeerooooo. A repetição das vogais serve para prolongar o som e demonstrar que a preguiça tem preguiça até para falar. Após a leitura, converse sobre o texto, fazendo as perguntas seguintes oralmente:
 1) Qual é o assunto do texto? 
2) Quem participa da história? 
3) O que a câmera lenta e a preguiça têm em comum? 
4) O que quer dizer “chuva de molhar preguiça”?
5) O que vocês acham que a cozinheira estava fazendo para o almoço? 
6) A preguiça queria almoçar? 
7) No final ela almoçou? 
8) Por que ela desistiu? 

Respostas: 
1) A preguiça. 
2) A preguiça e a cozinheira. 
3) As duas são lentas, devagar. 
4) A chuva demorada, que cai sem parar durante vários dias. 
5) Resposta pessoal dos alunos. 
6) Sim, ela queria almoçar. 
7) Não. 
8) Porque ela ficou com preguiça de pegar o prato.

Terminando... Faça junto com os alunos as questões 1 e 2, ajudando-os a procurar no dicionário e a escrever a definição de preguiça. Se os alunos ainda não estiverem escrevendo sozinhos, peça as sugestões deles e escreva a definição no quadro para que todos copiem. A história coletiva pode ser feita da mesma forma: o professor escreve no quadro, com sugestões feitas pelos alunos. Ao escrever, pare toda vez que terminar uma frase, releia em voz alta desde o início do texto, apontando para onde você está lendo. De preferência, escolha um aluno por vez para continuar a história. Os alunos só devem copiar o texto no final, ou a cada parágrafo feito. Outra forma é escrever o texto em um cartaz e colocá-lo na sala para que eles copiem em outro dia. Após a cópia, os alunos podem ilustrar a história. Se já estiverem escrevendo sozinhos, separe-os em duplas para fazerem o texto coletivo. Cada um deve escrever no seu papel a mesma história do colega, pois eles estarão trabalhando juntos. Pode-se fazer primeiro uma lista de “momentos preguiçosos”, dias ou ocasiões que os alunos tiveram preguiça. Os alunos escrevem sobre “A preguiça”.

Avaliando... Oriente os alunos que estiverem com dificuldades em copiar o texto. Enquanto estiverem copiando, ande pela sala, observando e orientando os alunos.

Adaptando a atividade... Aproveite o texto para que os alunos: - Identifiquem as letras iniciais ou letras finais das palavras; - Localizem uma palavra no texto; - Identifiquem as palavras que estão com as letras repetidas; - Façam uma lista de características da preguiça ou de uma pessoa preguiçosa; - Escrevam uma história em quadrinhos contando a mesma história feita coletivamente.



Todos os direitos reservados ao Ministério da Educação - MEC.
Qualquer parte desta obra pode ser reproduzida desde que citada a fonte.
PROGRAMA DE APOIO A LEITURA E ESCRITA PRALER
ATIVIDADES DE APOIO À APRENDIZAGEM 3
A ALEGRIA DE LER E APRENDER
2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário