terça-feira, 24 de março de 2020

Sequência de atividades: Conto- 1º ano

Conteúdo: * Compreensão e interpretação de texto;
* Elementos de apresentação e unidade estrutural do gênero textual;
* Sequência lógica.


Objetivo:  * Participar de situações coletivas de leitura refletindo sobre o que foi lido.
*Ler palavras, frases e gêneros textuais de diferentes autores, produzidos por colegas e de sua própria autoria.
*Ler gêneros textuais previstos para o ano, atribuindo-lhes significação e reconhecendo a intencionalidade e o processo de interlocução.
* Perceber a importância dos elementos de apresentação (características de cada gênero) nos gêneros textuais sistematizados.
*Identificar as características dos suportes textuais de uso mais frequente.
* Perceber, com a ajuda do(a) professor(a), a importância da sequência das ideias colocadas em textos lidos e nas produções coletivas. Produzir textos orais e escritos seguindo uma sequência lógica, ainda que com a mediação do(a) professor(a).

Encaminhamento: Converse com os estudantes sobre o que sabem sobre os contos de fadas, quais contos de fadas conhecem, quais são os preferidos e se já assistiram a algum desenho ou filme baseado em contos de fada. 
Apresente aos estudantes imagens conhecidas que ilustrem os contos de fada.

Peça que digam sobre o que vêem e se conhecem os contos apresentados. Oriente para que marquem na imagem o conto que se refere a História do Pinóquio.

 Apresente um livro e leia a história de Pinóquio.

Era uma vez um velho carpinteiro chamado Gepeto que vivia numa aldeia italiana. Ele não tinha filhos, desta forma passava seu tempo construindo bonecos.
Um dia, Gepeto construiu um boneco de madeira muito bonito,quase perfeito e colocou o nome de Pinóquio e pensou alto: — Serás o filho que não tive, teu nome será Pinóquio.
À noite, pediu para as estrelas que seu boneco virasse um menino de verdade e, enquanto Gepeto dormia Pinóquio recebeu a visita da fada Azul que tocandoPinóquio com a varinha mágica disse:
— Vou-te dar vida, boneco.
Mas deves ser sempre bom e verdadeiro!
Ela deu vida ao boneco e prometeu que se ele se comportasse bem, o transformaria em um menino de verdade...
A Fada fez questão de criar um amigo para Pinóquio, o Grilo Falante que foi nomeado a consciência de Pinóquio.
Na manhã seguinte, quando Gepeto acordou, ficou radiante de alegria ao perceber que seus desejos se tinham tornado realidade.
Mandou então Pinóquio à escola, acompanhado pelo Grilo Falante — Pepe.
No caminho encontraram a D. Raposa e a D. Gata.
— Porque vais para a Escola havendo por aí tantos lugares bem mais alegres?
— perguntou a raposa.
— Não lhe dês ouvidos! — avisou-o Pepe.
Mas Pinóquio, para quem tudo era novidade, seguiu mesmo os tratantes e acabou à frente de Strombóli, o dono de um teatrinho de marionetas.
— Comigo serás o artista mais famoso do mundo! – segredou-lhe o astucioso Strombóli. O espetáculo começou. Pinóquio foi a estrela.
Os outros bonecos eram hábeis enquanto Pinóquio só fazia asneiras ... Por isso triunfou! No final do espetáculo Pinóquio quis ir embora, mas Strombóli tinha outros planos.
— Fica preso nesta jaula, boneco falante.
Vales mais que um diamante!
Por sorte o grilo Pepe correu e avisou a Fada Madrinha, que enviou uma borboleta mágica para salvar Pinóquio.
Quando se recompôs do susto, a borboleta perguntou-lhe aonde vivia. — Não tenho casa! — respondeu o boneco.
A borboleta voltou a fazer-lhe a mesma pergunta, e ele deu a mesma resposta.
Mas, cada vez que mentia, o nariz crescia-lhe mais um pouco, pelo que não conseguiu enganar a Borboleta Mágica.
— Não quero este nariz! — soluçou Pinóquio.
— Terás que te portar bem e não mentir!
Voltas para casa e para a Escola. — disse-lhe a Borboleta Mágica.
Depois de regressar a casa, aonde foi recebido com muita alegria por Gepeto, passou a portar-se bem.
Tempos depois, de novo quando ia para a Escola, Pinóquio encontrou pelo caminho João Honesto e Gedeão. Eles o convenceram a conhecer a Ilha de Prazeres, onde ninguém trabalhava.
Pinóquio, que gostava de aventuras, esqueceu que deveria consultar sua consciência. Seguiram a viagem em uma carroça que era puxada por burrinhos, muito infelizes.
Quando chegaram, Pinóquio saiu correndo, para conhecer a ilha. Era tudo muito bonito, cheio de doces e brinquedos.
Ele estava brincando, quando percebeu que suas orelhas estavam crescendo e ficou com medo de se transformar em um burro. Ficou muito assustado e chamou pelo Grilo Falante.
O Grilo perguntou a Pinóquio o que estava fazendo na ilha, ele começou a mentir, e a cada mentira seu nariz crescia.
Os dois acabam descobrindo que as crianças que vinham para aquele lugar eram transformadas em burrinhos.
— Anda, Pinóquio. Conheço uma porta secreta...! Não te queres transformar em burro? Levar-te-iam para um curral!
— Sim, vou contigo, meu amigo Pepe. Resolveram pedir ajuda para a Fada Azul, que tirou todas as crianças da ilha.
Quando voltou para casa, Pinóquio não encontrou Gepeto.
Estava procurando em uma praia, quando encontrou uma garrafa com uma carta dentro.
A carta dizia que Gepeto estava procurando Pinóquio no mar, quando foi engolido por uma grande baleia chamada Monstro.
Como o grilo Pepe era muito esperto, ensinou Pinóquio a construir uma jangada e entraram no mar para procurar Gepeto.
Perguntavam a todos os peixinhos que encontravam, se conheciam a baleia Monstro e dois dias mais tarde, quando navegavam já longe de terra, avistaram uma baleia.
— Essa baleia vem direita a nós! gritou Pepe.
— Saltemos para a água! Mas não puderam se salvar!!!
A baleia engoliu-os !!!
Em breve descobriram que no interior da barriga estava Gepeto, que tinha naufragado no decurso de uma tempestade e pai e filho se abraçaram de alegria.
— Perdoa-me papá.
— Suplicou Pinóquio muito arrependido.
Logo depois chegou o grilo, e os três juntos tiveram a idéia de fazer uma fogueira na barriga da baleia o que fez com que a baleia espirrasse forte, por causa da fumaça, jogando os três para fora.
A partir daí, Pinóquio, mostrou-se tão dedicado e bondoso que a Fada Madrinha, no dia do seu primeiro aniversário, o transformou num menino de carne e osso, num menino de verdade.
— Agora tenho um filho verdadeiro! Exclamou contentíssimo Gepeto.



Pinóquio — Uma História Mágica
http://livrospralerereler.blogspot.com/

1) QUEM É O PERSONAGEM PRINCIPAL?
_________________________________________________________________________________

2) PINÓQUIO É UM BONECO FEITO DE :

3) PINTE NO TEXTO O NOME DO PERSONAGEM PRINCIPAL DE VERMELHO E DE SEU PAI DE AZUL:

4) JUNTO COM A SUA TURMA FAÇA UMA LISTA DAS CARACTERÍSTICAS DE PINÓQUIO:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5) QUANDO PINÓQUIO MENTIA, QUAL PARTE DE SEU CORPO CRESCIA:

6) CONTORNE QUEM TRANSFORMOU PINÓQUIO EM UM MENINO DE VERDADE:

7) A HISTÓRIA DE PINÓQUIO ESTÁ FORA DE ORDEM. ORGANIZE NA SEQUENCIA CORRETA:

8) NA SUA OPINIÃO PINÓQUIO TEVE UM FINAL FELIZ? REPRESENTE O FINAL DA HISTÓRIA COM UM DESENHO.


9) VOCÊ SABIA QUE OS CONTOS DE FADAS SERVEM DE INSPIRAÇÃO PARA OUTROS GÊNEROS TEXTUAIS? VEJA A TIRINHA DE MAURÍCIO DE SOUZA.


10) CASCÃO PRETENDIA CHEGAR AO OUTRO LADO DO RIO E POR ISSO PEDIU QUE PINÓQUIO CONTASSE MAIS UMA MENTIRA. QUANDO PINÓQUIO MENTE O QUE ACONTECE COM O SEU NARIZ?


11) VEJA AS TIRINHAS E ASSINALE DE ACORDO COM O  CONTO QUE ELAS REPRESENTAM: 


(   ) A BELA DORMECIDA     (   ) JOÃO E O PÉ DE FEIJÃO     (   ) CACHINHOS DOURADOS


(   ) BRANCA DE NEVE     (   ) PINÓQUIO       (   ) OS TRÊS PORQUINHOS


(   ) BRANCA DE NEVE     (   ) CINDERELA      (   )JOÃO E O PÉ DE FEIJÃO


(   ) CINDERELA    (   ) PINÓQUIO     (   ) RAPUNZEL



12) ESCREVA O NOME DOS PERSONAGENS DOS CONTOS DE FADAS.

____________________________________________

____________________________________________

___________________________________________

_____________________________________________



13) COMPLETE O TEXTO USANDO O BANCO DE PALAVRAS.


14) SE VOCÊ PUDESSE DAR VIDA A UM BRINQUEDO SEU, QUAL SERIA?

____________________________________________________________________

15) FAÇA UMA LISTA DOS BRINQUEDOS ESCOLHIDOS PELA TURMA.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



Nenhum comentário:

Postar um comentário