quinta-feira, 18 de abril de 2013

Prioridades na elaboração do PPP

            Na elaboração do PPP é preciso ter claro aonde se quer chegar, é preciso analisar as práticas pedagógicos organizacionais da escola, conhecer a comunidade, bem como deve-se conhecer as legislações que falam a respeito do PPP.

Na elaboração se define as metas e as prioridades e e a política que norteará o processo pedagógico. É preciso verificar se as soluções são viáveis, a forma como estão encaminhadas, que recursos utilizar e como buscá-los, verificando possibilidades e limitações da escola.
Após realizar o diagnóstico sobre a realidade escolar é preciso pensar nas  prioridades essenciais na sua elaboração. Segundo Vasconcellos (2000)  o diagnóstico é  “antes de tudo, um olhar atento à realidade para identificar as necessidades radicais, e/ou o confronto entre a situação que desejamos viver para chegar a essas necessidades” (p. 190). Sendo assim, na elaboração do PPP, é preciso pensar em algumas situações relevantes do processo pedagógico:
- É importante pensar no tempo em que o estudante permanece na escola e o que fazer para que se desenvolva em todos os aspectos: cognitivos, afetivos e culturais.
- Pensar momentos para recuperar alunos com a aprendizagem em defasagem.
- Verificar meios para que os estudantes aprendam, utilizando mecanismos de pesquisas como computadores, livros, revistas, etc.
- Analisar de que forma será realizada o acompanhamento pedagógico.
- Promover reuniões de integração do conselho de escola.
- Pensar nos  espaços diversificados da escola e como podem contribuir para o desenvolvimento global do educando.
- Articular meios para interagir  com a comunidade escolar, pensando de que forma a mesma pode contribuir para o desenvolvimento da escola.
- Pensar em mecanismos para desenvolvimento e aprendizagem do estudante.
- Articular meios para promover a inclusão no espaço escolar.
- Ver meios para que aconteça de fato o ensino de qualidade.
- Contribuir para a gestão democrática e por meio dela melhorar o processo pedagógico.
- Avaliar os componentes curriculares juntamente com os docentes, selecionar conteúdos e objetivos a serem alcançados.
- Pensar sobre o currículo escolar.
- Refletir sobre a organização do trabalho pedagógico promovendo momentos de diálogo, seleção e organização de saberes e práticas necessárias no encaminhamento da ação didática.
- Organizar reuniões e durante as permanências discutir sobre os encaminhamentos metodológicos, recursos, dinâmicas e estudos para a melhoria da qualidade de ensino.
- Refletir sobre como organizar o tempo e a rotina de ensino.
- Organizar o processo de avaliação do aluno e registro de informações do processo ensino aprendizagem: Trimestre, bimestre, boletim, pensar em projetos, corregência, apoio pedagógico, etc
- Definir as etapas, promoção, progressão, classificação, entre outros.
- Buscar cursos de aperfeiçoamento para os profissionais da educação.
- Pensar em meios para atingir a comunidade escolar, valorizando o bom tratamento de pais e alunos.
- Organizar formas para o retorno do aluno ausente contando de ajuda de órgãos como o Conselho Tutelar.
- Pensar em formas de proteger o estudante de diversas situações negativas que podem ocorrer em seu cotidiano.
- Contemplar no PPP formas de articulação com o conselho de escola e conselho de classe.
- Promover ações educativas complementares.
- Definir as funções de cada professor.
- Orientar planejamento conforme as diretrizes curriculares.
- Pensar no calendário escolar de forma que contemple os 200 dias de efetivo trabalho com aluno.
Enfim, são muitas as prioridades, mas é preciso buscar meios para cumpri-las de forma que o ensino se torne de qualidade e contribua significativamente na vida do estudante, contando com a colaboração de todo o coletivo envolvido nas ações educativas da escola.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

VASCONCELLOS, Celso dos S. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e
projeto político-pedagógico. 7ª ed. SP: Libertad, 2000. v 1 (Cadernos Pedagógicos do
Libertad).

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