Na
elaboração do PPP é preciso ter claro aonde se quer chegar, é preciso analisar
as práticas pedagógicos organizacionais da escola, conhecer a comunidade, bem
como deve-se conhecer as legislações que falam a respeito do PPP.
Na
elaboração se define as metas e as prioridades e e a política que norteará o
processo pedagógico. É preciso verificar se as soluções são viáveis, a forma
como estão encaminhadas, que recursos utilizar e como buscá-los, verificando
possibilidades e limitações da escola.
Após
realizar o diagnóstico sobre a realidade escolar é preciso pensar nas prioridades essenciais na sua elaboração.
Segundo Vasconcellos (2000) o
diagnóstico é “antes de tudo, um olhar atento à realidade para
identificar as necessidades radicais, e/ou o confronto entre a situação que
desejamos viver para chegar a essas necessidades” (p. 190). Sendo assim, na
elaboração do PPP, é preciso pensar em algumas situações relevantes do processo
pedagógico:
- É importante
pensar no tempo em que o estudante permanece na escola e o que fazer para que
se desenvolva em todos os aspectos: cognitivos, afetivos e culturais.
- Pensar
momentos para recuperar alunos com a aprendizagem em defasagem.
- Verificar
meios para que os estudantes aprendam, utilizando mecanismos de pesquisas como
computadores, livros, revistas, etc.
- Analisar de
que forma será realizada o acompanhamento pedagógico.
- Promover
reuniões de integração do conselho de escola.
- Pensar
nos espaços diversificados da escola e
como podem contribuir para o desenvolvimento global do educando.
- Articular
meios para interagir com a comunidade
escolar, pensando de que forma a mesma pode contribuir para o desenvolvimento
da escola.
- Pensar em
mecanismos para desenvolvimento e aprendizagem do estudante.
- Articular
meios para promover a inclusão no espaço escolar.
- Ver meios
para que aconteça de fato o ensino de qualidade.
- Contribuir
para a gestão democrática e por meio dela melhorar o processo pedagógico.
- Avaliar os
componentes curriculares juntamente com os docentes, selecionar conteúdos e
objetivos a serem alcançados.
- Pensar sobre o
currículo escolar.
- Refletir
sobre a organização do trabalho pedagógico promovendo momentos de diálogo,
seleção e organização de saberes e práticas necessárias no encaminhamento da
ação didática.
- Organizar
reuniões e durante as permanências discutir sobre os encaminhamentos
metodológicos, recursos, dinâmicas e estudos para a melhoria da qualidade de
ensino.
- Refletir
sobre como organizar o tempo e a rotina de ensino.
- Organizar o
processo de avaliação do aluno e registro de informações do processo ensino
aprendizagem: Trimestre, bimestre, boletim, pensar em projetos, corregência,
apoio pedagógico, etc
- Definir as
etapas, promoção, progressão, classificação, entre outros.
- Buscar cursos
de aperfeiçoamento para os profissionais da educação.
- Pensar em
meios para atingir a comunidade escolar, valorizando o bom tratamento de pais e
alunos.
- Organizar
formas para o retorno do aluno ausente contando de ajuda de órgãos como o
Conselho Tutelar.
- Pensar em
formas de proteger o estudante de diversas situações negativas que podem
ocorrer em seu cotidiano.
- Contemplar no
PPP formas de articulação com o conselho de escola e conselho de classe.
- Promover
ações educativas complementares.
- Definir as
funções de cada professor.
- Orientar
planejamento conforme as diretrizes curriculares.
- Pensar no
calendário escolar de forma que contemple os 200 dias de efetivo trabalho com
aluno.
Enfim, são
muitas as prioridades, mas é preciso buscar meios para cumpri-las de forma que
o ensino se torne de qualidade e contribua significativamente na vida do
estudante, contando com a colaboração de todo o coletivo envolvido nas ações
educativas da escola.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
VASCONCELLOS, Celso dos S.
Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e
projeto político-pedagógico.
7ª ed. SP: Libertad, 2000. v 1 (Cadernos Pedagógicos do
Libertad).
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