A avaliação
educacional é instrumento importante de gestão escolar, que está ligada a
questão da educação com qualidade. De acordo com Luckesi (1999, p.43) “para não
ser autoritária e conservadora, a avaliação tem a tarefa de ser diagnóstica, ou
seja, deverá ser o instrumento dialético do avanço, terá de ser o instrumento
da identificação de novos rumos”. A avaliação do rendimento, avaliação
institucional e Projeto Político Pedagógico devem estar articuladas, visando
sempre a melhoria da aprendizagem do estudante e um ensino de qualidade.
De acordo com a
LDB 9394/96, cabe a União assegurar o processo de avaliação do rendimento
escolar do ensino fundamental, médio e superior, visando a melhoria da qualidade
do ensino. Assim, cabe a escola avaliar seu desempenho e buscar meios para que
possa estar superando-se sempre, analisando o PPP da escola e reformulando se
necessário.
Os exames
permitem que professores e gestores possam estar a par das dificuldades
apresentadas pelos alunos e dessa forma buscar meios para melhorá-la. Os
resultados permitem identificar os resultados de forma sistemática e assim podem
ser feitas as alterações necessárias para que o aluno se desenvolva e aprenda,
revendo a forma de como ensinar e o que ensinar. Por meio dos resultados
obtidos, o Projeto Político Pedagógico pode ser revisto, analisando se as metas
estão sendo atingidas e o que pode ser melhorado, como a formação continuada, a
revisão do planejamento curricular, ente outros.
A avaliação institucional deve ter seu fundamento no
Projeto Político Pedagógico e na atuação do Conselho de Escola.
A avaliação está ligada ao processo de natureza do
conhecimento e dessa forma a avaliação deve se ajustar a ela, não pode ser uma
atividade neutra, ela envolve intencionalidade e ação.
A avaliação institucional possibilita a auto-avaliação,
nela pode ser observada se os objetivos pontuados no Projeto Político, estão se
concretizando para uma educação de qualidade e o que precisa melhorar. O
Resultado da avaliação, induz a melhoria do Projeto Político Pedagógico e no
processo ensino aprendizagem, fazendo repensar sobre o mesmo.
O Projeto Pedagógico é um processo incabado, sendo
necessário estar em constante revisão. A avaliação institucional deve estar
contextualizada na realidade, portanto ao ser elaborada, deve-se utilizar como
base o Projeto Político Pedagógico da escola, pensando nos pressupostos a serem
alcançados.
De acordo com
Libâneo (1994, p.95) “. A avaliação é uma reflexão sobre o nível de qualidade
do trabalho escolar tanto do professor como dos alunos”. A avaliação de
rendimento pode auxiliar nas reflexões em busca de uma escola de qualidade e na
análise contínua do Projeto Político Pedagógico.
Avaliação de
rendimento, avaliação institucional são processos que precisam estar
articulados, pois no Projeto Político Pedagógico constam subsídios para todas
as ações desenvolvidas no interior da escola. Ambos necessitam uns dos outros
para que a educação tenha qualidade.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
LUCKESI. C.C.Avaliação da aprendizagem escolar. 9. ed.São Paulo:
Cortez, 1999.
LIBÂNEO, José Carlos.
Didática. São Paulo: Cortez, 1994. 2ª edição
Nenhum comentário:
Postar um comentário