quinta-feira, 18 de abril de 2013

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E AVALIAÇÃO DE RENDIMENTO


A avaliação educacional é instrumento importante de gestão escolar, que está ligada a questão da educação com qualidade. De acordo com Luckesi (1999, p.43) “para não ser autoritária e conservadora, a avaliação tem a tarefa de ser diagnóstica, ou seja, deverá ser o instrumento dialético do avanço, terá de ser o instrumento da identificação de novos rumos”. A avaliação do rendimento, avaliação institucional e Projeto Político Pedagógico devem estar articuladas, visando sempre a melhoria da aprendizagem do estudante e um ensino de qualidade.
De acordo com a LDB 9394/96, cabe a União assegurar o processo de avaliação do rendimento escolar do ensino fundamental, médio e superior, visando a melhoria da qualidade do ensino. Assim, cabe a escola avaliar seu desempenho e buscar meios para que possa estar superando-se sempre, analisando o PPP da escola e reformulando se necessário.
Os exames permitem que professores e gestores possam estar a par das dificuldades apresentadas pelos alunos e dessa forma buscar meios para melhorá-la. Os resultados permitem identificar os resultados de forma sistemática e assim podem ser feitas as alterações necessárias para que o aluno se desenvolva e aprenda, revendo a forma de como ensinar e o que ensinar. Por meio dos resultados obtidos, o Projeto Político Pedagógico pode ser revisto, analisando se as metas estão sendo atingidas e o que pode ser melhorado, como a formação continuada, a revisão do planejamento curricular, ente outros.
            A avaliação institucional deve ter seu fundamento no Projeto Político Pedagógico e na atuação do Conselho de Escola.
            A avaliação está ligada ao processo de natureza do conhecimento e dessa forma a avaliação deve se ajustar a ela, não pode ser uma atividade neutra, ela envolve intencionalidade e ação.
            A avaliação institucional possibilita a auto-avaliação, nela pode ser observada se os objetivos pontuados no Projeto Político, estão se concretizando para uma educação de qualidade e o que precisa melhorar. O Resultado da avaliação, induz a melhoria do Projeto Político Pedagógico e no processo ensino aprendizagem, fazendo repensar sobre o mesmo.
            O Projeto Pedagógico é um processo incabado, sendo necessário estar em constante revisão. A avaliação institucional deve estar contextualizada na realidade, portanto ao ser elaborada, deve-se utilizar como base o Projeto Político Pedagógico da escola, pensando nos pressupostos a serem alcançados.
De acordo com Libâneo (1994, p.95) “. A avaliação é uma reflexão sobre o nível de qualidade do trabalho escolar tanto do professor como dos alunos”. A avaliação de rendimento pode auxiliar nas reflexões em busca de uma escola de qualidade e na análise contínua do Projeto Político Pedagógico.
Avaliação de rendimento, avaliação institucional são processos que precisam estar articulados, pois no Projeto Político Pedagógico constam subsídios para todas as ações desenvolvidas no interior da escola. Ambos necessitam uns dos outros para que a educação tenha qualidade.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

LUCKESI. C.C.Avaliação da aprendizagem escolar. 9. ed.São Paulo: Cortez, 1999.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994. 2ª edição

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