segunda-feira, 11 de julho de 2016

Atividade: Narrativa pessoal

Professor, o objetivo dessa atividade é desenvolver a expressão oral dos alunos, incentivando-o a contar uma história pessoal.

Duração aproximada: 1hora e 30minutos.

Sugerimos as seguintes etapas:

Preparando...
Monte um livro para cada aluno: faça uma capa de cartolina e coloque cinco folhas com os títulos: minha história, meus amigos, eu sou assim, a minha família, meus brinquedos preferidos, um dia especial. 
Separe, para cada aluno: livro, lápis e borracha. Para facilitar o uso do material e a sua movimentação em sala, divida a turma em grupos de quatro e providencie, para cada grupo, uma caixa de lápis de cor ou giz de cera.

Motivando os alunos...
Professor, leia para os alunos o texto Recado de Fantasma, de Flávia Muniz. Você pode escolher um fantoche para contar a história de um menino, fazendo com que a aula fique mais interessante e tornando mais real a narrativa em primeira pessoa. Converse com eles sobre o texto.

Faça perguntas:
- Quem contou a história?
- Onde aconteceu a história?
- Como era o lugar?
- Quem participou da história?
- Vocês gostaram do final?
- Na opinião de vocês, quais foram as explicações sobre fantasmas que os
meninos leram nos livros da biblioteca?

Iniciando...
Distribua um livro, lápis, borracha para cada aluno. Peça para que cada um escreva o seu nome na capa. Se for preciso ofereça a ficha do nome do aluno.

Desenvolvendo...
Explique para os alunos que eles também contarão uma história. A história será sobre a vida deles, como eles são, onde moram, quais são os seus brinquedos prediletos, sua família e seus amigos e sobre um dia especial. Primeiro eles farão os desenhos para depois contar para os colegas, mostrando os desenhos.

Terminando a atividade...
Por último, peça para os alunos contarem a história desenhada no livro, um por um. Você pode escolher dois ou três alunos por dia para que não fique cansativo.

Avaliando...
Observe o comportamento dos alunos ao se apresentarem, se eles falaram com facilidade ou se foi necessário ajudá-los com perguntas.

Adaptando...
Para os alunos que já escrevem, a atividade pode ser feita da mesma forma, pedindo que eles desenhem e escrevam em cada página do livro. Depois, eles podem ler o que escreveram. Além de desenhos, as crianças podem trabalhar com colagens e com fotografias, se possível.
Os livros confeccionados pelos alunos podem ser expostos em feiras de livros, feira cultural ou de ciências. É interessante fazer uma tarde de autógrafos para valorizar o trabalho dos alunos.



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PROGRAMA DE APOIO A LEITURA E ESCRITA PRALER
ATIVIDADES DE APOIO À APRENDIZAGEM 1
A DESCOBERTA
DA LEITURA E DA ESCRITA
BRASÍLIA
2007

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