Duração aproximada: 60 minutos
Sugerimos as seguintes etapas:
Preparando...
Cada aluno precisará de:
• uma caixa de lápis de cor
• uma folha de atividades
• lápis e borracha
Providencie revistas, jornais, livros didáticos diversos, livros de literatura infantil (contos, fábulas etc).
Motivando os alunos...
Leve para sala uma cumbuca ou uma cabaça. Recorte tirinhas de papel e escreva várias perguntas. Dobre as tirinhas e guarde-as dentroda cumbuca ou cabaça. Invente várias perguntas, ou sobre o que
foi estudado recentemente ou perguntas genéricas, por exemplo:
Quantas letras tem o seu primeiro nome?
Fale o nome de um animal que comece com a primeira letra do seu nome.
Qual é a sua cor favorita?
Qual é o seu brinquedo favorito?
Qual foi o último livro que você leu?
Quantas palavras tem o seu nome completo?
Quantas letras tem o nome do seu pai?
Quantas letras tem o nome da sua mãe?
Escolha um colega da sala, fale o nome dele e o nome de uma fruta que começa com a mesma letra do nome dele.
Escolha uma menina da sala, fale o nome dela e o nome de uma cor que comece com a mesma letra do nome dela.
Diga o nome de três objetos que começam com a letra M.
Fale o nome de três personagens de história em quadrinhos.
Escreva uma palavra no quadro que tenha cinco letras.
Escreva uma palavra no quadro que tenha duas sílabas.
Cite o nome de um colega que tenha duas sílabas.
Os alunos devem formar duplas. Um aluno deve sobrar nessa brincadeira. Se o número de alunos for par, participe também.
Coloque uma música. Enquanto estiver tocando, os alunos devem dançar em pares. Quem sobrou passa a cumbuca para um colega e dança com o par dele. Cada aluno que ficar com a cumbuca
faz o mesmo: passa a cumbuca para um dos colegas e toma o lugar dele para dançar. Quando a música parar, quem tiver com a cumbuca deve tirar uma pergunta e respondê-la.
Se acertar, volta para a brincadeira, se errar, sai. Cada vez que o número de alunos for par, a professora entra ou sai.
Iniciando...
Leituras:
Separe a turma em duplas. Entregue a cada aluno uma cópia dos textos e das atividades e peça que leiam. Um aluno lê primeiro o texto “Macaquinho muito raro” enquanto o colega lê “O macaco
e a cumbuca”. Quando terminarem, dê alguns minutos para que eles contem sobre o que leram para o seu colega de dupla. Depois, escolha uma dupla para falar sobre os textos para toda a turma.
Terminando essa parte, eles vão ler o texto que ainda não leram. Quem leu o primeiro texto lê o segundo e quem leu o segundo tem de ler o primeiro.
Desenvolvendo...
1. Vamos fazer uma lista de semelhanças e diferenças entre os textos. A participação dos alunos é importante. Escreva no quadro o que eles falarem. Cada um copia na sua folha as sugestões da turma, completando as suas listas.
2. Peça como tarefa de casa ou dê em sala livros, revistas e jornais para que escolham um texto informativo e um texto literário. Eles devem completar com as informações pedidas. Depois têm de fazer o mesmo com um texto literário.
Separe um mural da sala. Divida-o em dois. Entregue revistas,jornais e livros para cada dupla. Peça que copiem um texto informativo e um literário para expor no mural.
Adaptando...
- Selecione outros textos informativos e literários e faça um jogo com a turma. O grupo que dividir os textos no mural, em tempo menor, ganha. Coloque um grupo de cada vez para executar a tarefa.
- Escreva com a turma um jornalzinho de sala, contando o que aconteceu ultimamente.
- Entregue um jornal para cada turma e peça que encontrem 2 textos informativos e dois textos de ficção (eles podem encontrar poemas e tirinhas).
Todos os direitos reservados ao Ministério da Educação - MEC.
Qualquer parte desta obra pode ser reproduzida desde que citada a fonte.
PROGRAMA DE APOIO A LEITURA E ESCRITA PRALER
ATIVIDADES DE APOIO À APRENDIZAGEM 5
A ALEGRIA DE LER E APRENDER
2007
Nenhum comentário:
Postar um comentário